Câmara de Rondon volta a cobrar ações contra assaltos nas passarelas sobre a BR-163

por Cristiano Marlon Viteck publicado 01/09/2015 11h50, última modificação 01/09/2015 11h51
Assunto foi trazido à discussão pela vereadora Maria Amália Ritt Haab, após relatos de professores e alunos do Colégio Frentino Sachser

Assunto debatido durante a sessão

Um problema que já havia sido objeto de debate na Câmara de Marechal Cândido Rondon voltou a ser discutido na sessão de ontem (31). Trata-se dos casos de violência contra a população que estão sendo registrados nas passarelas recentemente instaladas sobre a BR-163, após a duplicação da rodovia.

O assunto foi colocado em pauta pela vereadora Maria Amália Ritt Haab. Durante visita ao Colégio Estadual Frentino Sachser, a vereadora foi informada da tensão vivida diariamente por professores, pais e alunos, que precisam atravessar a BR-163 utilizando as passarelas. Conforme relatado, são comuns nestes locais a aglomeração de marginais que assaltam, cobrando pedágio, ameaçam e assediam a população.

Segundo informou a vereadora, existem pais que estão proibindo os filhos de irem à escola, com medo da violência. Porém, o problema, segundo Maria Amália, não se restringe aos estudantes, pois qualquer pessoa que use a travessia pode se transformar em vítima, conforme os casos registrados, tanto de dia como à noite.

“Adultos, alunos, crianças, mães estão sendo abordadas por marginais que tomam dinheiro, celulares, sacolas de mercado, bolsas, bicicletas e, inclusive, meninas sendo abordadas de forma violenta com relação a possíveis estupros. Isto é muito preocupante”, alerta a vereadora.

Maria Amália explica que existe um projeto bem adiantado encaminhado pelo deputado estadual Ademir Bier junto ao DNIT para que seja instalada iluminação pública mais eficiente nas passarelas. Porém, a cobrança maior é para que as autoridades, especialmente a Polícia Militar e o Batalhão de Fronteira, tomem as medidas necessárias para garantir o direito da comunidade de ir e vir em segurança.

Conforme anunciou o vereador presidente João Marcos Gomes, a Câmara irá encaminhar ofício aos comandos das forças policiais relatando a situação e propondo que as ações desses marginais sejam realmente reprimidas, devolvendo a tranquilidade aos rondonenses.