Câmara destaca crescimento da prática de badminton entre estudantes rondonenses

por Cristiano Marlon Viteck publicado 12/06/2018 14h45, última modificação 12/06/2018 14h50
Atletas têm representado com vitórias o município
Câmara destaca crescimento da prática de badminton entre estudantes rondonenses

Vereadores e integrantes do projeto de badminton

Embora seja considerado o segundo esporte mais praticado no mundo, com cerca de 14 milhões de atletas, a prática do badminton é uma modalidade bastante recente em Marechal Cândido Rondon. O jogo – que tem semelhanças com o tênis, mas é jogado com raquetes e uma peteca, ao invés de uma bola – tem atraído o interesse de muitos adolescentes. Alguns, inclusive, já estão representando o município em competições regionais e estaduais, sempre com boas colocações.

Exemplo recente foi a segunda etapa do Circuito Paranaense, disputada em Maringá entre os dias 31 de maio e 03 de junho. A delegação da Associação Rondonense de Badminton obteve 12 vitórias na r etapa: sete na categoria Simples Masculino e Feminino, duas na Dupla Masculina e três na Dupla Mista.

Na soma de pontos, Nilmar Defreyn e Ruan Kanitz conquistaram o segundo lugar na Dupla Masculina (categoria livre), sendo que Ruan ainda conquistou a medalha de bronze na Simples Sub-19, mesmo feito conquistado por Camilly Luiz no Simples Feminino Sub-17.

Na sessão desta segunda-feira (11) do Poder Legislativo Municipal, o vereador Adriano Backes apresentou requerimento parabenizando os atletas e o presidente da Associação Rondonense de Badminton, professor Leandro Junior Hermes, pela excelente colocação.

Durante seu pronunciamento na tribuna, Backes falou sobre o crescimento do badminton no município a partir de 2016, quando o professor Leandro Júnior Hermes iniciou um projeto dedicado a este esporte no Colégio Estadual Eron Domingues. Atualmente, a modalidade já está disseminada também nos Colégios Paulo Freire, Martin Luther e Cristo Rei, além de ser praticada em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em pavilhão no parque de exposições.

Hoje, segundo Backes, cerca de 200 adolescentes estão diretamente envolvidos com o projeto, que se consolidou ainda mais a partir de julho de 2017, quando foi fundada a Associação Rondonense de Badminton.

Para o vereador, o bom momento deste esporte em Marechal Cândido Rondon tem sido possível graças ao apoio de professores, pais, administração municipal e de empresas que patrocinam e apoiam o projeto. São elas: Sicredi, Vorpagel Materiais de Construção, Consultório Odontológico Doutor Alciney, Autoelétrica e Mecânica do João, Laborde Tintas, GQA Hidráulicos e Elétricos, Rondotec Informática, Jaclani, Metalúrgica Marcílio, Móveis Qualitá, Marechal Gás, Revelest, Auto Escola Princesa, Rádio Difusora e SS Artes.

A apresentação do histórico da modalidade no município durante a sessão do Poder Legislativo foi acompanhada por pais, atletas e professores. Todos foram parabenizados pelos vereadores.