Ciclista Paul Lírio Berwig recebe Medalha de Honra ao Mérito nesta quarta-feira

por Cristiano Marlon Viteck publicado 19/09/2017 08h30, última modificação 11/12/2020 10h23
Sessão solene do Legislativo abre a Semana do Ciclista
Ciclista Paul Lírio Berwig recebe Medalha de Honra ao Mérito nesta quarta-feira

Câmara de Vereadores

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza nesta quarta-feira (20), a partir das 19h30, sessão solene de entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao ciclista rondonense Paul Lírio Berwig. A sessão, que será na Câmara de Vereadores e é aberta à comunidade, também marca o início da programação da Semana do Ciclista no município.

O vereador Nilson Hachmann é o autor do projeto de lei que garantiu a entrega da honraria. Segundo ele, além de incentivador do esporte que leva o nome de Marechal Cândido Rondon para outras regiões do país, Paul Lírio Berwig também se destaca como empresário proprietário da Bicicletaria Lírio, em atividade no município desde julho de 1990, e agora como presidente da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC).

Paul Lírio Berwig começou a competir de bicicleta em 1980, quando participou dos Jogos Abertos em Umuarama, onde foi vice-campeão. A primeira vitória chegou na sua segunda competição, quando venceu a prova de circuito nos Jogos Abertos em Ponta Grossa. Desde então, o ciclista coleciona diversos títulos e continua competindo.

Mas, conforme Nilson Hachmann, o que mais justifica a homenagem a Paul Lírio Berwig são as atitudes, o apoio incondicional e o incentivo oferecido por ele a milhares de rondonenses para iniciarem e permanecerem praticando o ciclismo, seja de lazer ou de competição.

“Além da carreira vitoriosa em competições, desde 2006 Lírio passou a se dedicar também ao cicloturismo, realizando vários passeios e viagens com grupos da região. Foi também um dos maiores incentivadores do projeto de Cicloturismo da Costa Oeste. Este projeto, que a cada etapa reúne centenas de ciclistas, está no quinto ano. Ele é promovido em parceria com os municípios da região e tem seu sucesso reconhecido em todo o Estado”, completa o vereador Nilson.

Ainda nesta quarta-feira (20) será comemorado pela primeira vez o Dia Municipal do Ciclista. A autoria do projeto de lei que instituiu a data é do mesmo vereador. A escolha da data é uma homenagem a Paul Lírio Berwig, que nasceu em 20 de setembro de 1963, em Tucunduva (RS).

Conforme Nilson Hachmann, o objetivo de instituir o Dia Municipal do Ciclista é fazer com que cada vez mais os rondonenses percebam a bicicleta como um meio de locomoção viável para o dia a dia no município.

Semana do Ciclista de Marechal Rondon

De 20 a 30 de setembro acontece em Marechal Cândido Rondon a Semana do Ciclista. Ela é uma realização da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), Sesc e Prefeitura, com patrocínio máster da Bicicletaria Lírio, Cicles Griep, Laborde Tintas, MCR Bikes e Sicredi.

O objetivo da Semana do Ciclista é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de promoção da saúde, além de promover a conscientização sobre a importância do uso de capacete e do respeito às regras de trânsito.

A programação tem o apoio da Acimacar, Associação Sangue Bom, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Família Rotária, Lions Club, Saae, Sempre Vida, Polícia Militar, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, órgãos de imprensa e grupos de pedalada.

Programação

Dia 20, às 19h30: Entrega de medalha de honra ao mérito ao ciclista Paul Lírio Berwig, na Câmara de Vereadores
Dia 21: Divulgação na imprensa sobre o Dia Mundial Sem Carro
Dia 22: Atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Carro
Dia 23, das 10h00 às 11h30: Blitz de divulgação da Semana do Ciclista
Dia 23, às 15h00: plantio de árvores na Usina da Cercar (atividade exclusiva para grupos de pedalada)
De 25 a 29: Divulgação da Semana do Ciclista nas escolas
Dia 27, às 19h30: Palestra motivacional com o ciclista Manoel Nunes Lourenço, no Sesc, seguida de pedalada pelas ruas da cidade

Dia 30: Passeio ciclístico (trajetos de 5km e 2km)
13h00: concentração na Praça Willy Barth
15h00: largada
Após: Sorteio de bicicletas, capacetes e brindes, recreação do Sesc, exames de saúde, distribuição de picolés, apresentações artísticas.