Conselho de Segurança de Marechal Rondon será declarado de utilidade pública

por Cristiano Marlon Viteck publicado 12/06/2018 10h50, última modificação 10/12/2020 09h58
Projeto de lei 21/2018 do Poder Legislativo
Conselho de Segurança de Marechal Rondon será declarado de utilidade pública

Vanderlei Sauer: autor do projeto

Foi aprovado em definitivo ontem (11), pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, o projeto de lei 21/2018, que declara de utilidade pública municipal o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A autoria do projeto de lei é do vereador Vanderlei Sauer.

O Conselho foi criado no município em 06 de junho de 1989. Após um tempo desativado, no ano passado ele voltou a atuar, tendo como presidente Dante Roque Tonezer.

O vereador Vanderlei Sauer explica que o Conseg é uma entidade de apoio às polícias estaduais. Ele é formado por representantes da comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de problemas de segurança pública. “O Conselho é um meio de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si”, cita o autor do projeto.

Ele detalha que, entre os objetivos da entidade, estão a integração da comunidade com as autoridades policiais, visando a realização de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população; bem como a apresentação de propostas às autoridades para estas definirem ações de prioridade na segurança pública local.

“O Conselho Comunitário de Segurança é um espaço para pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária”, acrescenta Sauer.

O projeto foi aprovado por unanimidade e agora aguarda a sanção do prefeito Marcio Rauber para ser transformado em lei.