Marquinhos Xavier recebe diploma de honra ao mérito da Câmara de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 16/01/2015 09h40, última modificação 16/01/2015 09h41
"Esta homenagem é o título mais importante da minha vida”, disse o treinador

Entrega da honraria

Aconteceu na noite de ontem (15), na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, ato solene de entrega do diploma de honra ao mérito ao ex-treinador da Copagril Futsal, Marquinhos Xavier. A homenagem foi conferida pelo Poder Legislativo rondonense, conforme requerimento de autoria do então vereador Arlen Güttges e que foi aprovado por unanimidade em maio de 2014.

Entre as autoridades presentes estiveram o presidente da Câmara, vereador João Marcos Gomes, o prefeito Moacir Froehlich, o vice-prefeito Silvestre Cottica, o autor do requerimento, Arlen Güttges, além de amigos do homenageado.

Segundo justificativa apresentada, este é o reconhecimento da comunidade rondonense pelo trabalho e conquistas da equipe da Copagril Futsal sob o comando do técnico Marquinhos Xavier. Conforme Arlen Güttges, a trajetória do treinador no município marcou não só os amantes do esporte, mas a todos os rondonenses. “Ele construiu uma história brilhante no futsal e deixou saudades em Marechal Rondon”, elogiou.

Da mesma forma o presidente da Câmara, João Marcos Gomes, ressaltou que o homenageado realizou um trabalho grande e de muita credibilidade: “Marquinhos Xavier construiu uma marca para a Copagril, para os patrocinadores e para o nosso município”.

O prefeito Moacir Froehlich e o vice-prefeito Silvestre Cottica enfatizaram também as ações deixadas pelo técnico não somente no esporte, mas nas amizades que construiu no município. “Marquinhos Xavier está de parabéns. O caráter e o profissionalismo são suas maiores virtudes”, afirmou o prefeito.

Histórico

Desde 2009, quando assumiu a equipe, a Copagril Futsal conquistou o bicampeonato estadual da Série Ouro e foi vice-campeão da Liga Nacional, em 2010. Ao todo, Marquinhos Xavier comandou o time rondonense por mais de cinco temporadas. Foram 378 jogos, com 212 vitórias e 71 empates. No período, a Copagril Futsal marcou 1.097 gols e sofreu 633.

Marquinhos Xavier despediu-se do time e de Marechal Cândido Rondon em maio de 2014, quando assumiu como técnico da equipe de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.

Ao falar sobre a homenagem recebida, o técnico agradeceu a Copagril por ter oferecido todas as condições necessárias para seu trabalho, assim como a imprensa, autoridades, empresários e torcedores. “Os títulos estaduais conquistados com a Copagril e chegar à final da Liga Futsal foram importantes, mas nada substitui a gratidão que o povo rondonense tem comigo”, declarou Marquinhos Xavier, que garantiu que “esta homenagem é o título mais importante da minha vida”.