Médicos cubanos devem deixar de atender em Marechal Rondon até dezembro

por Cristiano Marlon Viteck publicado 26/10/2016 11h20, última modificação 26/10/2016 11h16
Vereadora Mari elogiou o trabalho realizado pelo profissionais no município
Médicos cubanos devem deixar de atender em Marechal Rondon até dezembro

Vereadora Elveni Capitani Turmina

A partir de dezembro, Marechal Cândido Rondon não contará mais com os médicos cubanos que atendem a população através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Conforme a vereadora Elveni Capitani Turmina (Mari), em novembro quatro profissionais e em dezembro os outros dois retornarão a Cuba, encerrando a participação dos estrangeiros no programa no município.

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara na última segunda-feira (24), a vereadora elogiou e agradeceu estes médicos pelo comprometimento que tiveram com a comunidade durante a vigência do contrato de três anos. Segundo ela, os médicos cubanos trazidos ao Brasil pelo Governo Federal tiveram ampla aprovação pelo trabalho realizado em todo o país, e em Marechal Cândido Rondon não foi diferente.

Conforme Mari, com o fim do contrato com os médicos cubanos, quem perde é o município. Ela explicou que, para manter cada um destes profissionais, a Prefeitura tinha um custo mensal de somente R$ 1,8 mil para as despesas de aluguel e alimentação. Por outro lado, os médicos aprovados em concurso municipal e que serão chamados para assumir os cargos nos próximos dias custará cada um, em média, R$ 18 mil aos cofres públicos. A previsão é que 16 médicos concursados sejam convocados.

A vereadora informa que ainda atuam no município profissionais brasileiros através do programa Mais Médicos, cujos contratos ainda não venceram. “Porém, não temos certeza se o Governo Federal continuará com este programa ou se ele será encerrado no próximo ano”, alerta Mari.