Poder Legislativo aprova criação do programa Refis 2017

por Cristiano Marlon Viteck publicado 04/07/2017 10h55, última modificação 04/07/2017 11h28
Projeto prevê descontos de até 90% nas multas e juros em débitos vencidos
Poder Legislativo aprova criação do programa Refis 2017

Aprovação em sessão extraordinária

Foi aprovado em definitivo na manhã de hoje (04) pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 29/2017, do Executivo Municipal, que institui o Programa de Arrecadação de Créditos Fiscais e Tributários – Refis 2017. Ele tem como finalidade incentivar a regularização de contribuintes com débitos vencidos até 31 de dezembro do ano passado, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Com isso, ainda pretende-se aumentar arrecadação do município.

A criação do Refis – 2017 foi uma solicitação apresentada recentemente pelos vereadores Claudio Kohler (Claudinho) e Valdir Port (Portinho), por meio de requerimento aprovado pelo Poder Legislativo.

Segundo o prefeito Marcio Rauber, “com a instituição do Refis - 2017, a exemplo de outros programas similares já realizados, estaremos oportunizando aos munícipes inadimplentes com o fisco municipal uma forma facilitada e atrativa de pagarem seus débitos”.

Conforme o projeto aprovado, a adesão ao programa – que será lançado nos próximos dias – se dará mediante requerimento expresso apresentado pelo contribuinte ao protocolo geral da Prefeitura, até a data de 19 de setembro deste ano.

Os descontos nas multas e juros atenderão a seguinte previsão: pagamento à vista, 90%; parcelamento em até oito vezes, 70%; parcelamento em até 16 vezes, 50%; e parcelamento em até 24 vezes, 30%. Como condição para terem assegurados os benefícios do programa, os contribuintes deverão firmar o Termo de Confissão de Dívida e pagar no ato a parcela única ou primeira parcela.

Já a falta de pagamento de uma ou mais prestações por mais de três meses implicará no cancelamento automático do parcelamento e dos eventuais benefícios projetados.

Conforme o prefeito, “a administração municipal tem primado por mais investimentos em saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, dentre outros objetivos. Para atingi-los é primordial que os contribuintes inadimplentes quitem seus débitos com o município, sendo esta uma oportunidade ímpar para fazê-lo”.