Praça Willy Barth receberá estátua de Martinho Lutero

por Cristiano Marlon Viteck publicado 28/06/2017 14h25, última modificação 28/06/2017 14h23
Monumento celebra os 500 anos da Reforma Protestante
Praça Willy Barth receberá estátua de Martinho Lutero

Imagem de Martinho Luthero

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, nesta semana, o projeto de lei 25/2017, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a instalação na Praça Willy Barth de monumento alusivo aos 500 anos da Reforma Protestante.

Conforme justificativa para o projeto apresentada pelo prefeito Marcio Rauber, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB) são oriundas daquele movimento. Em Marechal Cândido Rondon, elas contribuíram para a formação e desenvolvimento do município, tendo como exemplos a criação dos Colégios Martin Luther e Rui Barbosa.

Para marcar os cinco séculos da Reforma Protestante, a IECLB e IELB estão elaborando ampla programação no município, onde estas comunidades contam com grande número de membros. Um dos pontos altos da comemoração é a construção de uma estátua de Martinho Luthero, na Praça Willy Barth. A inauguração do monumento está programada para 31 de outubro, Dia da Reforma e feriado municipal.

A construção e instalação não terá nenhum custo aos cofres públicos, conforme determina o projeto de lei aprovado pelos vereadores.

A Reforma Protestante foi um movimento que teve como personagem principal Martinho Lutero. Através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, ele protestou contra e propôs uma reforma no catolicismo romano. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, provocando uma revolução religiosa de forte influência até os dias atuais em todo o mundo.