Projeto de lei quer tornar “Festa Pomerana” evento oficial de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/02/2018 14h35, última modificação 10/12/2020 12h43
Projeto de lei 03/2018 do Poder Legislativo
Projeto de lei quer tornar “Festa Pomerana” evento oficial de Marechal Rondon

Câmara de Vereadores

Está em tramitação na Câmara de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 03/2018, do vereador Adelar Neumann. Ele propõe que a “Festa Anual Pomerana” seja declarada evento oficial do município. Neste ano, a festa acontece no sábado (24), no Pavilhão do CTG no Parque de Exposições.  Está confirmada a presença de visitantes do Rio Grande do Sul no jantar dançante, que é uma promoção da Associação de Pomeranos de Marechal Cândido Rondon – Apomar.

De acordo com o projeto de lei, se aprovado, a festa será sempre realizada no quarto domingo de fevereiro. “Este evento é uma grande confraternização do povo pomerano, motivo pelo qual espero contar com o apoio dos demais vereadores na aprovação desta importante matéria para uma expressiva parte da comunidade rondonense”, enfatiza Adelar.

Os pomeranos são alemães originários da Pomerânia, situada na região do Mar Báltico, entre os países da Alemanha e Polônia. A língua desse povo é o pomerano. Mas, desde o século XIX o alemão também passou a ser utilizado na Pomerânia. Foi também no século XIX que aproximadamente 30 mil pomeranos imigraram para o Brasil, tendo um total atual de descendentes de cerca de 330 mil pessoas.

Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada à Polônia, e a maioria dos alemães acabaram sendo expulsos. Em função disso, vieram para o Brasil três levas de imigrantes, sendo que um grupo se instalou em Rondônia, outro no Espírito Santo e o terceiro no Rio Grande do Sul.

“É justamente deste último Estado a grande quantidade de pomeranos que hoje reside em Marechal Cândido Rondon, num total estimado de aproximadamente 2 mil pessoas”, explica o vereador. Segundo ele, o povo pomerano faz questão de preservar a sua origem, valorizando a fala na língua originária entre os descendentes.

“Um dos objetivos da Apomar é preservar a história do povo pomerano, que tem características bem singulares, entre as quais serem agricultores em sua grande maioria, tanto que o Brasil é o único país no mundo que preserva esta língua entre os seus descendentes”, enaltece Adelar.

O projeto de lei foi lido na sessão desta segunda-feira e baixado para análise das Comissões de Justiça e Redação e de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia. Após exarados os pareceres pelas Comissões, a proposta será votada em plenário.

Tribuna Popular

Na mesma sessão em que o projeto de lei foi lido, a Apomar fez uso da Tribuna Popular. A entidade foi representada por Walmor Vorpagel, que fez um resgate histórico dos pomeranos desde suas origens, passando pela imigração ao Brasil e a vinda destes para Marechal Cândido Rondon e região.

“Muitos pomeranos foram desbravadores aqui e fazem parte da história dos pioneiros do município. Esse é um fato que merece estar registrado. Quando se fala de pomeranos, se ala de um povo ordeiro que veio para cá trabalhar”, afirmou Vorpagel.

Atualmente, no município as famílias descendentes de pomeranos estão concentradas nas linhas Arara, Periquito, Maracanã, Baitaca, Três Voltas, Heidrich, Guarani, Ajuricaba e Guará.