Valdir Lermen recebe “Medalha de Honra ao Mérito”

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/09/2018 08h35, última modificação 21/09/2018 10h43
Ex-ciclista, competiu nas Olimpíadas em 1996

Aconteceu na noite de ontem (20), a sessão solene (assista aqui) para entrega de “Medalha de Honra ao Mérito” ao ex-ciclista rondonense Valdir Lermen. Ele foi o único munícipe a participar uma Olimpíada, além de ter sido vencido competições importantes como membro da equipe profissional de ciclismo da Caloi.

A sessão solene fez parte da programação da 2ª Semana Municipal do Ciclista, que será encerrada amanhã (22) à tarde com passeio ciclístico na Praça Willy Barth.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Ronaldo Pohl e teve a presença dos edis Nilson Hachmann, Adriano Backes e Valdir Port (Portinho); do secretário municipal de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner; dos presidentes da Associação Rondonense de Ciclismo, Paul Lirio Berwig, e da Associação Rondonense de Bicicross, Júlio Cesar Schroeder, respectivamente; além de convidados.

O vereador Nilson Hachmann foi o autor da homenagem, cuja proposta foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo.

“Em 1996, ele integrou a equipe brasileira de ciclismo nas Olimpíadas de Atlanta. Competiu profissionalmente em várias provas no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, conquistando lugar no pódio várias vezes. Também garantiu títulos ao município de Marechal Cândido Rondon em competições regionais, estaduais e nacionais. É um currículo esportivo exemplar, que merece ser reconhecido pela comunidade”, enaltece Nilson.

Em seu pronunciamento, Valdir Lermen agradeceu aos diversos apoios recebidos da comunidade rondonense durante a sua carreira, e lembrou de momentos marcantes, quando venceu provas de destaque internacional.

Histórico

Valdir Lermen nasceu em Marechal Cândido Rondon em 07 de abril de 1977. Ele é filho de Liro Lermen e Ledi Zastrow.

Começou ainda criança a competir no ciclismo, disputando campeonatos de bicicross. Dos sete aos 13 anos representou o município e as Lojas Hermes Macedo (HM) em provas da modalidade, sagrando-se campeão paranaense e regional nas diversas categorias que competiu.

Depois, aos 14 anos, começou a competir na modalidade de mountain bike (MTB), disputando provas na região.

Em 1993, ao vencer uma prova do Campeonato Regional em Foz do Iguaçu, foi convidado a competir na primeira etapa do Regional de Ciclismo de Estrada (Speed), em Cascavel, representando Marechal Cândido Rondon. Valdir venceu a prova e, por incentivo da Prefeitura e empresas locais, passou a se dedicar ao ciclismo em tempo integral a partir de 1994.

A partir de então, venceu várias provas regionais e disputou o campeonato estadual, tornando-se campeão paranaense nas categorias júnior e elite. Ainda em outubro de 1994, foi convocado pela Federação Paranaense para representar o Estado no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Foi quando sagrou-se campeão brasileiro de pista, estabelecendo o novo recorde na prova de 3 mil metros – perseguição individual, no velódromo de Curitiba (PR). Através dessa conquista, que superou o recorde que era do então técnico da Caloi, foi contratado pela equipe da fabricante de bicicletas.

No início de 1995, foi um dos cinco entre os 12 atletas da Caloi a ser selecionado para representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata, na Argentina.

Em 1996, defendeu a equipe brasileira de ciclismo nas Olimpíadas de Atlanta. Contudo, no primeiro dia de treinamento nos Estados Unidos, foi atropelado às vésperas do início das competições. Mesmo assim, Valdir participou da prova de contrarrelógio individual, quando os competidores percorreram a distância de 52 km. Embora machucado, o rondonense ainda conseguiu chegar em 35º lugar, entre 220 competidores.

Valdir atuou profissionalmente como ciclista até 2000, competindo este último ano pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Há 10 anos Valdir Lermen reside em Toledo (PR). Ele é casado com Rachel Mohana de Carvalho Refosco Lermen e atua como representante comercial.