Marechal Rondon terá Dia Municipal do Cooperativismo a ser celebrado em julho

por Cristiano Marlon Viteck publicado 13/06/2018 10h20, última modificação 13/06/2018 10h21
Projeto de lei foi aprovado esta semana pelos vereadores
Marechal Rondon terá Dia Municipal do Cooperativismo a ser celebrado em julho

Projeto aprovado no Legislativo

O município rondonense passará a celebrar anualmente, sempre no primeiro sábado de julho, o “Dia C – Dia do Cooperativismo – Dia de Cooperar”. O projeto de lei que cria a data é de autoria do Poder Executivo Municipal e foi aprovado esta semana, em definitivo, pela Câmara de Vereadores.

Conforme explica o prefeito Marcio Rauber, a iniciativa tem abrangência nacional a partir de ações de cooperativas. Esse movimento visa a promoção de ações voluntárias na busca de um mundo mais justo e igual, formando uma corrente do bem. “Essa data coloca em prática a essência do cooperativismo, uma oportunidade de multiplicar boas ações e transformar de alguma maneira a vida das pessoas e das localidades em que as cooperativas estão inseridas”, afirma.

Extraordinariamente, em virtude da Copa do Mundo, o Dia C deste ano será realizado em 30 de junho.

Para marcar a data, muitas ações em prol da comunidade são realizadas pelas cooperativas em todo o Brasil. Em Marechal Cândido Rondon, cooperativas realizarão ações voltadas à saúde da população, oferecendo testes de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros atendimentos gratuitos; conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente; e apoio à campanha “Sangue Bom”; além da arrecadação de roupas, produtos de limpeza e de leite longa-vida.

O Dia C no município terá ações desenvolvidas através das cooperativas do Conselho de Cooperativismo da Acimacar, sendo elas: Copagril, Cercar, Frimesa, Uniprime, Unimed, Cresol, Cooperagir, Cooperlindeiros, Coofamel, Sicoob e Sicredi.