Professor Nilson Freitag recebe título de Cidadão Honorário

por Cristiano Marlon Viteck publicado 14/12/2018 09h15, última modificação 14/12/2018 09h12
Honraria foi entregue pelo Poder Legislativo rondonense
Professor Nilson Freitag recebe título de Cidadão Honorário

Nilson Freitag recebe título

 

O Poder Legislativo Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (13), sessão solene de entrega de título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao professor Nilson Arlindo Freitag. A homenagem tem como autor o vereador presidente Pedro Rauber. 

“A homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados por Nilson Freitag ao município no setor educacional”, afirmou Pedro Rauber no projeto de decreto legislativo 05/2018, que concedeu a honraria e foi aprovado por unanimidade.

Além do presidente da Casa de Leis, prestigiaram o evento os vereadores Nilson Hachmann e Vanderlei Sauer, o prefeito Marcio Rauber, além de outras autoridades, lideranças e convidados do homenageado.

Em seu pronunciamento, Nilson Freitag destacou a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. Ele dedicou o título de Cidadão Honorário à esposa Cleide Freitag, que também é professora; aos filhos Marcio, Daniele e Adriana e aos professores rondonenses.

De outra parte, Pedro Rauber e Marcio Rauber destacaram a atuação do professor, que teve uma carreira de mais de 40 anos no setor educacional do município.

O prefeito, ex-aluno de Nilson Freitag, se emocionou ao falar do professor, a quem demonstrou gratidão pelos ensinamentos que recebeu quando estudante. Marcio Rauber, que além de advogado também é professor, citou o homenageado como um dos maiores incentivadores para que ele seguisse carreira no magistério.

Biografia

Nilson Arlindo Freitag é natural de Piratuba (SC), onde nasceu em 21 de maio de 1943, filho de Arceno Edmundo Freitag e Maria Elma Freitag.

No início de 1958 recebeu bolsa de estudos federal, conquistada através de exame classificatório, indo para Marcelino Ramos (RS), onde cursou o ginasial em regime de internato, no Ginásio Sinodal Julio de Castilhos.

De 1962 a 1964 estudou no Colégio Sinodal de São Leopoldo (RS), desta vez com bolsa de estudos da Rede Sinodal, onde concluiu o curso Científico.

Aluno dedicado, foi convidado pela direção do colégio para trabalhar como professor no educandário, de 1965 a 1968. Neste período, cursou Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo, hoje denominada Unisinos.

Naquela época, o professor Nilson Arlindo Freitag foi selecionado pelo Colégio Sinodal para ir à cidade alemã de Wuppertal ensinar Língua Portuguesa, costumes e cultura brasileira para pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que vinham atender as comunidades no Brasil.

Paralelamente, o Consulado da Alemanha em Porto Alegre ofereceu uma bolsa de estudos, em 1969, na Escola Superior de Pedagogia de Wuppertal. A contrapartida do governo alemão era de que, retornando ao Brasil, trabalhasse em escola com divulgação da língua e cultura germânica.

Foi assim que, em 1970, ele veio para o Colégio Rui Barbosa, que tinha convênio com a Alemanha. Foi o primeiro professor com formação superior em Matemática a trabalhar em Marechal Cândido Rondon.

Aprovado em concurso estadual em 1980, assumiu o cargo de professor no Colégio Estadual Eron Domingues, onde já lecionava há 10 anos, aposentando-se em 1996. Lecionou também durante 10 anos na Escola Normal, também estadual.

De 1986 a 2011 lecionou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronomia.

Especialista em Metodologia de Ensino em Matemática, o homenageado auxiliou na implantação do Colégio Martin Luther. Além deste educandário, também foi professor

no Colégio Cenecista David Carneiro, em cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos.

Na área esportiva, foi orientador no futebol de campo, atletismo, natação e xadrez nas olimpíadas dos colégios de Marechal Cândido Rondon.

Na área social, participou do Grupo de Danças Folclóricas, quando representou Marechal Cândido Rondon e no carnaval do Rio de Janeiro em 1993.