Projeto que institui o Dia Municipal do Ciclista é aprovado

por Cristiano Marlon Viteck publicado 30/06/2017 08h25, última modificação 30/06/2017 10h45
Data, a ser comemorada em 20 de setembro, homenageia o ciclista Paul Lírio Berwig
Projeto que institui o Dia Municipal do Ciclista é aprovado

Paul Lírio Berwig e Nilson Hachmann

Por unanimidade e em definitivo, a Câmara de Marechal Cândido Rondon aprovou em sessão extraordinária ontem (29), o projeto de lei 10/2017, que cria o Dia Municipal do Ciclista, a ser comemorado em 20 de setembro. Além da data alusiva constar no Calendário Oficial de Eventos do município, as Secretarias Municipais de Educação e de Esporte e Lazer ficam autorizadas a organizar atividades educacionais e de incentivo ao uso consciente da bicicleta como meio de transporte e recreação.

Conforme Nilson Hachmann, vereador autor do projeto, o objetivo de instituir o Dia do Ciclista é fazer com que cada vez mais os rondonenses percebam a bicicleta como um meio de locomoção viável para o dia a dia no município. Quanto à escolha do dia 20 de setembro, o vereador explica que é uma homenagem a Paul Lírio Berwig, ciclista e empresário em Marechal Cândido Rondon, nascido nesta data no ano de 1963, em Tucunduva (RS).

Lírio é um expoente regional do esporte. Ele iniciou no ciclismo em 1980, quando participou dos Jogos Abertos em Umuarama, onde foi vice-campeão. A primeira vitória chegou na sua segunda competição, quando venceu a prova de circuito nos Jogos Abertos em Ponta Grossa. Desde então, o ciclista coleciona diversos títulos e continua competindo.

Mas, conforme Nilson, o que mais justifica a homenagem a Paul Lírio Berwig são as atitudes, o apoio incondicional e o incentivo oferecido por ele a milhares de rondonenses para iniciarem e permanecerem praticando o ciclismo, seja de lazer ou de competição. “Foi através do exemplo dele que muitos passaram a pedalar, tornando-se inclusive atletas”, afirma o autor do projeto, que agora aguarda a sanção do prefeito Marcio Rauber para se tornar lei.

Honra ao Mérito

De outra parte, também por iniciativa de Nilson Hachmann, está em tramitação na Câmara de Marechal Cândido Rondon o processo para conceder ao ciclista Paul Lírio Berwig a Medalha de Honra ao Mérito.

O vereador cita que, além das competições, “desde 2006 Lírio passou a se dedicar também ao cicloturismo, realizando vários passeios e viagens com grupos da região. Foi também um dos maiores incentivadores do projeto de Cicloturismo da Costa Oeste, sendo que durante os dois primeiros anos visitou todas as cidades participantes ajudando a montar o percurso. Este projeto, que a cada etapa reúne centenas de ciclistas, está no quinto ano. Ele é promovido em parceria com os municípios da região e tem seu sucesso reconhecido em todo o Estado”.

Neste domingo (02), Marechal Cândido Rondon recebe a 7ª etapa da edição 2017 do Cicloturismo da Costa Oeste, com expectativa de receber mais de 700 participantes.

Além de incentivador do esporte que leva o nome de Marechal Cândido Rondon para outras regiões do país, Lírio também se destaca como empresário proprietário da Bicicletaria Lírio, em atividade no município desde julho de 1990.