Vereador Backes propõe criação da Semana Municipal de Atenção ao Idoso

por Cristiano Marlon Viteck publicado 29/06/2017 10h40, última modificação 29/06/2017 10h40
Estima-se que em Marechal Rondon vivam cerca de 7.800 pessoas acima de 60 anos
Vereador Backes propõe criação da Semana Municipal de Atenção ao Idoso

Adriano Backes

Está em tramitação na Câmara de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 15/2017, do vereador Adriano Backes. Ele propõe instituir no calendário rondonense de eventos a Semana Municipal de Atenção ao Idoso. O projeto foi lido na sessão da última segunda-feira (26) e baixado para análise das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia. Após os pareceres destas Comissões, o projeto será votado em plenário.

Conforme proposta, a intenção é que a Semana Municipal de Atenção ao Idoso seja realizada anualmente, entre 12 e 17 de junho. O período escolhido coincide com o Dia Nacional de Combate à Violência Contra o Idoso, celebrado em 15 de junho.

Nesta Semana, uma vez aprovado o projeto, o objetivo é que sejam desenvolvidas ações com ênfase à conscientização, prevenção e recuperação da saúde física e mental das pessoas com mais de 60 anos. A programação será organizada pelas entidades responsáveis pelas ações da Política Municipal de Atenção do Idoso, utilizando pessoal, estrutura e locais disponíveis, sem gerar ônus para a municipalidade.

“O desejo apresentado através deste projeto de lei é fomentar ações que valorizem e ofereçam mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pelas famílias. E isto pode ser feito através de palestras, sessões de atividades físicas, artes manuais e eventos festivos, entre outros, alcançando significativo número de idosos neste município”, declara Backes.

Ele destaca que, em Marechal Cândido Rondon, existe a atuação exemplar dos 16 clubes de idosos, que contam com aproximadamente 2.200 associados. Estima-se que no município vivam cerca de 7.800 pessoas acima de 60 anos e idade. “É uma parcela grande da população rondonense, que merece de toda a atenção e cuidado do Poder Público”, defende o autor do projeto de lei.

Segundo Backes, a expectativa média de vida do brasileiro atualmente ultrapassa os 71 anos. Contudo, algumas pessoas não sabem lidar com o processo de envelhecimento. “Isso”, afirma o vereador, “representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos”.