Câmara aprova revogação da lei que acabou com tarifa mínima do Saae

por Cristiano Marlon Viteck publicado 06/10/2020 09h30, última modificação 06/10/2020 09h29
Decisão atende recomendação do Ministério Público
Câmara aprova revogação da lei que acabou com tarifa mínima do Saae

Revogação do fim da tarifa mínima do Saae foi aprovada com 11 votos a favor e 1 contra

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (05), em definitivo, o projeto de lei 26/2020. Com isso, fica revogada a Lei Municipal 5.189/2020, aprovada no primeiro semestre e que acabou com a cobrança da tarifa mínima na fatura de água do Saae.

A revogação atende recomendação administrativa emitida pelo Ministério Público da Comarca rondonese, que apontou vício de origem no projeto de lei que acabou com a tarifa mínima. Ou seja, a proposta inicial, de autoria do vereador Josoé Pedralli, não poderia ter sido apresentada e aprovada pelo Poder Legislativo.

Logo após aquela aprovação, o prefeito Marcio Rauber vetou o projeto, apontando também a ilegalidade do texto. Contudo, em agosto passado o veto foi derrubado pela Câmara e a lei acabou sancionada.

Votaram pela derrubada do veto os vereadores Adelar Neumann, Adriano Cotttica, Arion Nasihgil, Claudio Kohler (Claudinho), Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl.

Já os vereadores favoráveis à manutenção do veto foram: Dorivaldo Kist (Neco), Nilson Hachmann, Pedro Rauber, Valdir Port (Portinho) e Vanderlei Sauer.

O vereador Adriano Backes, por motivo de saúde, não participou daquela sessão.

Logo após a criação da lei, o prefeito Marcio Rauber então ingressou com ação judicial com o objetivo de declarar inconstitucional a nova lei municipal. Em decisão liminar, o Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a aplicação do fim da tarifa mínima do Saae. Na sequência, o Ministério Público encaminhou a recomendação administrativa para que a lei fosse revogada pelo Poder Legislativo.

O projeto de revogação da Lei Municipal 5.189/2020 teve autoria dos vereadores Claudinho, Adelar, Cottica, Arion, Gordinho do Suco e Pohl. Na votação desta segunda-feira, o único voto contrário à matéria foi do vereador Josoé Pedralli.