Vereadores aprovam “Moção de Aplausos” a policiais do Batalhão de Fronteira

por Cristiano Marlon Viteck publicado 13/09/2022 09h35, última modificação 13/09/2022 09h37
"Pelotão de Operações com Cães" é homenageado
Vereadores aprovam “Moção de Aplausos” a policiais do Batalhão de Fronteira

Pelotão de Operações com Cães já apreendeu 37 toneladas de drogas e inúmeros produtos de contrabando

Por iniciativa do vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, ontem (12), envio de “Moção de Aplausos” a policiais militares do Pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

O motivo foi terem agido muito além de suas obrigações rotineiras de trabalho, o que resultou em grande número de apreensões, principalmente de drogas e armas de fogo, melhorando a segurança pública na região e nos grandes centros do país.

A homenagem da Câmara de Vereadores se estende aos policiais: 1º tenente Luis Eduardo Beiger da Luz, 2º sargento Vagner Léo Hollman, cabos Thiago Vicente da Rocha e Juliano Cézar Zang, e aos soldados Alex de Souza Damasceno, Daiani Neunfeld Kiessler, Ronaldo Reimer, Alessandro Inhur Wunsch, Diego Machaiewski, Inacio da Silva, Marcos Felipe Schimanko e Alessandro Rodrigues Sales.

De acordo com o vereador Soldado Sauer, desde a criação do Pelotão de Operações com Cães os resultados no combate à criminalidade têm alcançado índices expressivos.

O Pelotão de Operações com Cães iniciou em 2016, quando o BPFron recebeu um cão doado pelo IDESF - Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras. O animal passou a participar do trabalho policial, no faro e busca por drogas.

Na época, dois policiais do BPFron conduziam o cão em ações em toda a região de fronteira. Em 2018, com a iniciativa do 1° Tenente Beiger, criou-se o Pelotão de Operações com Cães. Na sequência o setor foi implementado com a chegada de mais policiais, cães, viaturas e equipamentos.

Inclusive, com o apoio da comunidade e do Município foi construído o canil para esses cães, que até então ficavam na casa dos seus condutores. Com um local adequado aos treinamentos, as apreensões do Pelotão começaram a ganhar destaque a nível estadual e nacional.

Hoje, a sede do Pelotão de Operações com Cães conta com seis cães que, junto com os policiais militares, nos últimos três anos de trabalho já retiraram de circulação armas, cigarros, medicamentos e veneno agrícola contrabandeados, além de mais de 37 toneladas de drogas.

“Além de um trabalho policial impecável no combate à criminalidade, os policiais militares do canil da sede do BPFron rotineiramente participam e promovem eventos em prol da comunidade, demonstrando estarem inseridos na sociedade, fazendo a diferença, com trabalho social filantrópico”, conclui o Soldado Sauer.