Cidadão Honorário: Legislativo homenageia padre Amário Zimmermann

por Cristiano Marlon Viteck publicado 06/12/2022 11h25, última modificação 06/12/2022 11h27
Honraria foi entrega em sessão solene, ontem (05)
Cidadão Honorário: Legislativo homenageia padre Amário Zimmermann

Vereadores Suko, Juca e Soldado Sauer; bispo Dom João Carlos Selene e padre Amário Zimmermann; e os vereadores Moacir Froehlich, Sargento Dionir, Gordinho do Suco e Carlinhos Silva

Na noite de ontem (05), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon promoveu sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário do município ao padre Amário José Zimmermann.

O autor da homenagem é o vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).

Além dele, participaram da cerimônia os vereadores Dionir Briesch (Sargento Dionir), que presidiu o ato; Cristiano Metzner (Suko), Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca) e Carlinhos Silva.

O bispo Dom João Carlos Selene também fez parte da mesa de honra e foi responsável pelo ato religioso.

Durante manifestação na tribuna, o vereador Soldado Sauer disse que, embora ele seja o autor da honraria, o pedido para a entrega da homenagem partiu da comunidade dos distritos de Margarida e São Roque.

“Este título é uma forma de reconhecimento por tudo que o padre Amário tem feito em todas as comunidades por onde passou, em vários Estados e municípios, e inclusive no Paraguai. Mas, principalmente, pelo trabalho em Marechal Cândido Rondon, onde atuou por 17 anos”, enalteceu.

Por outro lado, ao agradecer pela comenda, o homenageado disse que todo seu trabalho ao longo de 52 anos como padre foi dedicado em favor do reino de Deus. “Nós somos servidores do reino e, como tal, devemos ter estima pelo povo, pelas pessoas, e também pelos simples e humildes. Na nossa vida e no nosso trabalho a gente age sempre inspirado e acompanhado pela graça de Deus. Agradeço a esta Casa de Leis pelo título e pela homenagem”, manifestou padre Amário.

Histórico

O novo cidadão honorário rondonense nasceu em 30 de junho de 1940, em Santo Cristo (RS), sendo um de quatro filhos do casal Reinoldo Vilibaldo Zimermann e Irminda Zimermann.

Iniciou os estudos em Linha Salto, no interior de Santo Cristo (RS), e ingressou no seminário em Cerro Largo (RS), onde permaneceu até concluir o segundo grau.

Depois, cursou Filosofia e Teologia em Viamão (RS), onde formou-se padre em 1968.

Iniciou o ministério também em Santo Cristo. Depois, trabalhou na catedral de Santo Ângelo (RS). Na sequência, trabalhou no Paraguai por quatro anos, retornando ao Brasil para atuar na Diocese de Toledo.

Assim, desempenhou suas funções religiosas em vários municípios, tendo iniciado seus trabalhos em Marechal Cândido Rondon em 1994, onde ficou até o ano de 2000 na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, tendo retornado novamente o município rondonense 2010, desta feita no distrito de Margarida, onde permanece até hoje.