COVID-19 zerado: “superamos o momento mais difícil”, afirma secretária de Saúde

por Cristiano Marlon Viteck publicado 29/09/2022 09h45, última modificação 29/09/2022 10h20
Legislativo realizou ontem (28) audiência pública da Saúde
COVID-19 zerado: “superamos o momento mais difícil”, afirma secretária de Saúde

Audiência pública da Saúde

A audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, ocorrida na tarde de ontem (28) na Câmara de Vereadores, foi encerrada com uma salva de palmas a todos os trabalhadores da área de saúde de Marechal Cândido Rondon.

O motivo foi o boletim divulgado na terça-feira (27) pela administração rondonense, informando que estavam zerados os casos de COVID-19 no município, quase três anos após o início da pandemia.

“Esta é uma forma singela de agradecer a todos estes profissionais pelo importante trabalho que realizaram, o que possibilitou chegarmos a este momento”, anunciou o vereador Cristiano Metzner (Suko), que presidiu a audiência pública que ainda contou com a presença dos vereadores Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Carlinhos Silva.

Lições

“O COVID-19 nos ensinou grandes lições de vida. Eu acredito que grande parte dos seres humanos e, em especial, os profissionais da área de saúde, saíram mudados da pandemia”, respondeu Marciane Specht, secretária municipal de Saúde, quando questionada sobre o assunto.

Na opinião dela, a vacina foi o grande diferencial no combate à doença, apesar de todos os mitos que foram divulgados contra a vacinação. De outra parte, ela enalteceu o papel da comunidade, que entendeu as ações promovidas pela administração municipal e pela sociedade civil na luta contra o Coronavírus.

“Quem olha para trás, vê o quanto foi difícil fazer a coordenação desse processo. Mas, as equipes de saúde e a população entenderam quando precisamos pegar firme. Juntos, conseguimos ultrapassar o momento mais difícil”, enalteceu Marciane, que entende que muitos hábitos das pessoas foram mudados, o que deve ser visto de forma positiva.

Como exemplo, ela cita a adoção no dia a dia de cuidados pessoais simples – como a higienização com álcool em gel e a lavagem das mãos –, que são importantes na prevenção de doenças.

Conforme o último Boletim do Coronavírus divulgado no início da semana, durante a pandemia foram confirmados em Marechal Cândido Rondon 13.567 casos da doença. Destes, 13.378 pacientes se recuperaram, porém outros 189 rondonenses foram a óbito.

Relatório

Durante a audiência pública, Marciane Specht ainda apresentou o relatório de ações da pasta de janeiro a agosto de 2022.

No período, os investimentos obrigatórios da Secretaria de Saúde somaram R$ 32.785.1477,81. Este montante representa 25,21% dos recursos incluídos para fins de limite, sendo que o mínimo exigido por lei é de 15%.

As consultas de clínico geral na UPA, nos postos de saúde e no Centro Integrado de Saúde nos oito primeiros meses do ano chegaram a 49.506 atendimentos. As consultas odontológicas somaram 9.011.

Os exames laboratoriais chegaram a 97.149 e os demais exames, a 115.467.

Faltas

Novamente o número de pessoas que faltaram às consultas e exames agendados chamou a atenção. Foram 12.103 faltantes e, conforme levantamento da Secretaria de Saúde, a principal justificativa dada pelas pessoas para a ausência foi porque “esqueceram”.

O fato gerou críticas dos vereadores. “Os munícipes têm que entender que saúde é coisa séria. A Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte, mas alguns munícipes não estão colaborando”, lamentou Sargento Dionir.

“Isso não pode acontecer”, complementou Carlinhos Silva.

Com relação à ampliação do Hospital Municipal, Marciane garantiu que as tratativas administrativas estão sendo feitas, em especial com a Secretaria de Estado da Saúde. “A ampliação será uma realidade”, garantiu, acrescentando que a meta é aumentar de 23 para 42 o número de leitos.

Com relação à Clínica da Mulher, que vai mudar de local devido à revitalização da Praça Willy Barth, ela explicou que o objetivo é instalá-la próxima a uma das áreas onde já há um conjunto de estruturas relacionadas ao setor de saúde.