Cidadãos Honorários: Emilio Berwanger e Helvino Genz recebem homenagem

por Cristiano Marlon Viteck publicado 19/12/2022 11h15, última modificação 19/12/2022 11h15
Sessão solene foi realizada na sexta-feira (16)
Cidadãos Honorários: Emilio Berwanger e Helvino Genz recebem homenagem

Familiares de Helvino Genz e Emilio Berwanger, vereadores e amigos

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou na noite de sexta-feira (16), a 4ª sessão solene do ano, para agraciamento póstumo e entrega de títulos de Cidadania Honorária. Foram homenageados Emílio Berwanger e Helvino Genz (popular “Gaúcho”), ambos falecidos neste ano.

Os diplomas de Cidadãos Honorários foram entregues aos familiares durante a cerimônia. O filho Gilmar Berwanger representou a família de Emílio; e o filho Oldemir Fenner Genz os familiares de Helvino.

“Quis Deus que estes grandes amigos, como eles foram, recebessem a mesma homenagem no mesmo dia”, manifestou Oldemir sobre a cerimônia.

Dela participaram os vereadores presidente Pedro Rauber, Moacir Froehlich, Dionir Luiz Briesch (Sargento Dionir), Arion Nasihgil e Carlinhos Silva.

Irineo Kuhl, patrão do CTG Tertúlia do Paraná, entidade em que ambos os homenageados tiveram participação ativa desde a fundação, também participou da solenidade.

Helvino Genz

A homenagem ao agricultor Helvino “Gaúcho” Genz foi aprovada em 2021 pela Casa de Leis e tem como autor o vereador Moacir Froehlich.

Segundo ele, “é justo e necessário que uma comunidade reconheça os seus, sob pena de a história não ficar registrada e a homenagem ser esquecida. Tenho certeza que o ‘Gaúcho’ foi um homem bom, justo e honesto”.

Filho de Reinoldo Genz e Similda Neubuser Genz, Helvino nasceu em 11 de fevereiro de 1940. Era natural de São Luiz Gonzaga (RS), no então distrito e hohe município de Roque Gonzalez.

A família mudou-se do Rio Grande do Sul para Nova Santa Rosa (PR), sendo que Helvino Genz fixou residência em Marechal Cândido Rondon em 1974.

Destacou-se na comunidade rondonense, em especial pelo trabalho junto ao CTG Tertúlia do Paraná, entidade da qual foi um dos sócios-fundadores em 1985.

Foi eleito patrão em 09 de setembro de 1990, e depois continuou exercendo cargos na entidade tradicionalista: diretor do churrasco (1990); chefe da equipe do Boi no Rolete em diversas festas do Município nas quais o CTG por vários anos se fez presente; vice patrão (1994, 1995, 2005, 2006 e 2007); patrão de honra (2010); integrante do conselho de vaqueiros (2012); integrante do conselho de patrões (2015); e patrão de honra (2017 e 2020).

Este trabalho dedicado ao CTG de forma voluntária, social e solidária foi com o objetivo de manter acesa a chama da cultura e da tradição gaúcha. Ele sempre teve ao lado a esposa

Nelzira Fenner Genz, com quem teve os filhos Oldemir Fenner Genz e Altair Genz.

O homenageado faleceu em 05 de abril de 2022, aos 82 anos.

Emílio Berwanger

De outra parte, a homenagem ao agricultor e empresário Emilio Berwanger, de autoria do vereador presidente Pedro Rauber, foi aprovada no início deste ano. Pouco tempo depois, no dia 03 de abril, Emílio Berwanger faleceu, aos 86 anos.

Emilio Berwanger foi sócio-fundador do CTG Tertúlia do Paraná, do Clube Esportivo e Recreativo Aliança, além de sócio do Clube Lira e do Clube de Idosos Paz e Amor. Foi membro da Igreja Evangélica Martin Luther e sócio apoiador do extinto Clube Flamengo.

Ele nasceu em 31 de julho de 1935, em Vila Dona Otília, que na época pertencia ao município de São Luiz Gonzaga (RS), hoje município de Roque Gonzales.

Em 18 de junho de 1960, casou-se com Elvira Edeltraud Genz Berwanger (em memória), com quem teve oito filhos: Nilson, Vilson, Lovani (em memória), Ademar, Lauri, Darci, Roseli e Gilmar. O casal teve 12 netos e 2 bisnetos.

Acompanhado da esposa, Emilio Berwanger veio para Marechal Cândido Rondon em 25 de setembro de 1964, estabelecendo-se primeiramente na localidade de Linha Guará, onde atuou como agricultor entre 1964 e 1969. A partir de 1970, passou a atuar no comércio de cereais e suínos, onde permaneceu trabalhando até 2010, na Cerealista Pampa.

Ao discursar em nome da Família Berwanger, o filho Gilmar disse que a concessão da honraria “é motivo de orgulho e satisfação para todos nós”.

Sobre a sessão solene, o presidente do Poder Legislativo, Pedro Rauber, afirmou que “temos que estar felizes por termos escolhido para estas homenagens pessoas maravilhosas como eles. A todos os familiares, sintam-se honrados”.