Gustavo Giaretta: homenageado com nome da rodovia de Porto Mendes a Mercedes

por Cristiano Marlon Viteck publicado 11/05/2022 09h55, última modificação 11/05/2022 11h25
Soldado, faleceu em 2021, aos 19 anos de idade
Gustavo Giaretta: homenageado com nome da rodovia de Porto Mendes a Mercedes

Soldado Gustavo Giaretta da Silva era natural de Porto Mendes

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, na última segunda-feira (11), o Projeto de Lei 17/2022, de autoria do vereador Dorivaldo Kist (Neco). A matéria homenageia o soldado rondonense Gustavo Giaretta da Silva com o nome da rodovia municipal que liga a sede distrital de Porto Mendes até a divisa com Mercedes.

O jovem de apenas 19 anos, que se destacou também no movimento de canto coral, faleceu em 04 de julho de 2021, vitimado por um infarto.

“Honra-me e a toda a família, que ainda vive em Porto Mendes, a manifestação de fazer com que Gustavo Giaretta seja homenageado com o nome desta rodovia e, assim, ser sempre lembrado”, afirma o vereador Neco.

Filho de Marcéli Cristiane Giaretta e Altair Duarte da Silva, Gustavo Giaretta nasceu em 16 de abril de 2002, em Porto Mendes.

Assim como é tradição nas famílias rurais, ainda menino, conciliou o estudo com afazeres e tarefas domésticas. Aos 16 anos, começou a trabalhar como auxiliar de mecânico de caminhão.

Na mesma época, também passou a fazer parte do Coro Juvenil Canta Marechal. Além deste, entre 2018 e 2020 também integrou o Coro Jovem Masculino Nos Dá Voz.

Nessa arte, deixou um legado de dedicação e inovação dentro dos coros juvenis do Oeste do Paraná.

Já em 1º de março de 2021, incorporou as fileiras do Exército como soldado na 15ª Companhia de Infantaria Motorizada.

No quartel, o soldado Giaretta externava valores e habilidades muito requisitadas no meio militar. Graças a seu alto desempenho nas funções, foi selecionado para ser estagiário no Pelotão de Operações Especiais. Porém, foi vitimado pelo infarto e faleceu no mesmo dia em que atuaria em sua primeira operação no Rio Paraná.