Nova sede operacional do Saae receberá nome do pioneiro Benno Weirich

por Cristiano Marlon Viteck publicado 25/08/2021 10h30, última modificação 25/08/2021 10h27
Estrutura está em construção no Loteamento Dona Íris
Nova sede operacional do Saae receberá nome do pioneiro Benno Weirich

Projeto da sede operacional

 

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, nesta semana, a denominação de Sede Técnico-Operacional Benno Weirich à nova estrutura do Saae que está em construção no Loteamento Dona Íris. O projeto de lei 24/2021 é de autoria do vereador presidente Pedro Rauber.

A homenagem ao pioneiro Benno Weirich, explica Pedro Rauber, se justifica pelos relevantes serviços prestados por ele ao município. É, também, uma forma de agradecer a todos os que bravamente lutaram e trabalharam pelo progresso e desenvolvimento do município.

Nascido em 05 de dezembro de 1921 em Arabutã (SC), Benno Weirich chegou em Marechal Cândido Rondon em 14 de abril de 1950, acompanhado do irmão Lauro e da esposa Alice, que estava grávida de sete meses de um casal de gêmeos. Glaucio e Glaucia foram as primeiras crianças a nascerem na localidade. O menino morreu aos quatro meses em consequência de uma doença chamada de “grupe”.

Depois de estabelecidos, o casal teve mais três filhos: Ineis, Pedro e Marcos, além de Ilo Darci, o primeiro filho do casal, nascido ainda na cidade de Arabutã (SC).

Após trabalhar na lavoura por alguns anos, Benno Weirich atuou como sanitarista para o Governo Federal, participando ativamente na implantação de redes de água e esgoto em diversos municípios brasileiros.

O vasto conhecimento na área de saneamento fez com que a administração rondonense convidasse Benno Weirich para compor a equipe de formação do Saae. Em 1º de março de 1971 foi nomeado, através do Decreto 10/1971, como diretor-executivo da autarquia.

Durante sua gestão inúmeros projetos e serviços foram executados, como implantação da rede de água e esgoto na área central da cidade e a perfuração de poços artesianos. Dentre esses está o poço localizado na Avenida Rio Grande do Sul, próximo ao Lago Municipal, que até os dias atuais fornece água.

Ele faleceu em 20 de fevereiro de 1991.