Parlamento Jovem rondonense toma posse e Moises Otto é eleito presidente

por Cristiano Marlon Viteck publicado 25/08/2022 10h50, última modificação 25/08/2022 10h58
Projeto do TRE-PR envolve colégios cívico-militares

Cerimônia de posse dos 13 vereadores mirins do Parlamento Jovem de Marechal Cândido Rondon foi realizada na manhã de hoje (25), na sede do Poder Legislativo Municipal. O Parlamento Jovem é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). Ele é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

No município rondonense, a iniciativa envolve os Colégios Cívico-Militares Frentino Sackser e Marechal Rondon.

Após o juramento e posse, foi eleito para presidente Moises Samir Otto, do Colégio Frentino Sackser, e para primeira-secretária Juliele Rosa Lopes Neves, do Colégio Marechal Rondon.

Os demais vereadores mirins eleitos pelo Colégio Frentino Sackser foram: Sabrina Rosssaci Santos, Alejandro Grutzmann Kuntz, Alquinder Olegário da Silva, Zidane Wendel da Silva Fruet, Keiliane Hahn José e Luiz Henrique dos Santos Ferreira.

Os suplentes do educandário são: Wellington Rafael Rohde, Eduarda Albrecht e Eduardo Lucas Correa.

Pelo Colégio Marechal Rondon formam o Parlamento Jovem os vereadores mirins: Erick Nathan Olegario da Silva de Souza, Gabriel Henrique da Silva de Moura, Juliele Rosa Lopes Neves, Isabely Lutkmeyer Garcia Silva, Natália da Silva Antes e Iara de Almeida.

Os suplentes são: Guilherme Felipe Coutinho, Camilly Araújo e Ellen Hachmann.

O que é?

O Parlamento Jovem leva para dentro das escolas o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo. Ele oportuniza aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Poder Legislativo, debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política aos alunos da rede de ensino.

Segundo Everson Grando, coordenador dos colégios cívico-militares do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE-Toledo), em 2022 o Parlamento Jovem no Paraná foi direcionado exclusivamente a esta categoria de educandários.

“As escolas cívico-militares têm a disciplina de ‘Cidadania e Civismo’, que trabalha os temas propostos neste projeto da Escola Judiciária Eleitoral. Devido a esta parceria, o projeto foi restrito somente a estes colégios”, explicou.

Além de Marechal Cândido Rondon, dos municípios que compõem o NRE-Toledo também estão participando do Parlamento Jovem o município sede, Guaíra e Palotina.

Cada edição do projeto tem a duração de um ano letivo. No primeiro semestre acontece o processo eleitoral, com a formação de partidos e filiações, convenções, campanha e eleição. O segundo semestre é dedicado à diplomação, posse e exercício do mandato de vereador.

No município rondonense, o Parlamento Jovem ocorre em paralelo com à Câmara Jovem, projeto desenvolvido com exclusividade pela Câmara de Vereadores e que abrange alunos de 13 a 18 anos de todos os educandários públicos e privados.

Presenças

Entre convidados e familiares dos vereadores mirins, a sessão solene de posse do Parlamento Jovem teve a presença dos vereadores Pedro Rauber, João Eduardo dos Santos (Juca), Arion Nasihgil, Carlinhos Silva, Cristiano Metzner (Suko), Dionir Luiz Briesch (Sargento Dionir), Moacir Froehlich e Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).

Professores e os diretores Eloi Pickler e Daniele Boetcher, dos Colégios Frentino Sackser e Marechal Rondon; o diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE-Toledo), José Carlos Guimarães; o secretário municipal de Educação, Fernando Volpato; e o diretor do campus local da Unioeste, Davi Felix Schreiner; também estiveram entre os presentes.