Pioneiro Henrique Sturm é homenageado com nome de rua ao lado da Prefeitura

por Cristiano Marlon Viteck publicado 20/09/2022 10h45, última modificação 20/09/2022 10h45
Teve atuação de destaque no setor público do município
Pioneiro Henrique Sturm é homenageado com nome de rua ao lado da Prefeitura

Henrique Affonso Sturm (1914-1977)

A rua Travessa Brasília, situada entre a Avenida Maripá e a Rua Sete de Setembro, ao lado da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a Praça Willy Barth, terá sua denominação alterada em homenagem ao pioneiro Henrique Affonso Sturm. É o que determina o Projeto de Lei 25/2022, aprovado ontem (19), em definitivo, pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.

A matéria é de autoria dos vereadores Moacir Froehlich, Arion Nasihgil e Dionir Briesch (Sargento Dionir). O texto agora segue para sanção do prefeito Marcio Rauber.

Segundo os três vereadores, esta é uma homenagem justa ao pioneiro, que dedicou parte importante de sua vida ao serviço público do município, desde quando este ainda pertencia a Toledo.

A votação do projeto de lei, na sessão de ontem, foi prestigiada pelo filho e neto do homenageado, Orlando e Rafael Sturm, respectivamente.

Biografia

Filho de Pedro e Adolina Auler Sturm, Henrique Affonso nasceu em 14 de setembro de 1914, em Lajeado (RS). Foi casado com Hilda Rheinheimer, que faleceu em 16 de maio de 1949. Viúvo, mudou-se para a vila de General Rondon em 1951, trazendo consigo os filhos Erci Anelino e Orlando Miguel.

Eles fixaram residência na localidade então chamada de Mercedes Velha, hoje denominada Novo Horizonte. Lá, Henrique Affonso construiu e passou a trabalhar com uma serraria.

Em 24 de março de 1954, casou-se novamente, agora com Ivona Gehlen. Deste casamento, teve mais dois filhos: Decio Carlos Sturm e Elisabeth Regina Sturm Gomes.

Como Henrique manteve o caminhão Ford F6 utilizado na viagem do Rio Grande do Sul ao Paraná, o veículo passou a ser utilizado como táxi para levar doentes ao hospital, buscar alimentos na sede de General Rondon e Toledo, além de transportar ferramentas e outros objetos tanto para Porto Mendes como para o Porto Britânia, em Pato Bragado.

Em 07 de setembro de 1955 ele sofreu um acidente em Novo Horizonte e, no ano seguinte, decidiu morar na vila de General Rondon.

Em 6 de fevereiro de 1957 começou a vida como representante público, nomeado subprefeito do distrito pelo prefeito de Toledo, Egon Pudell, através do Decreto 02/57.

A subprefeitura de General Rondon estava instalada na casa de Beno Weirich, na Avenida Rio Grande do Sul, em local próximo de onde hoje está a loja da Nied Constru&Cia.

Ainda como subprefeito, Henrique Affonso teve participação na organização da primeira exposição de General Rondon, realizada em 1958. Deste evento participaram a Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A, conhecida como Colonizadora Maripá, bem como representantes do comércio, da indústria e da agricultura local. Inicialmente, esta feira estava planejada para acontecer em Toledo. Mas, os dirigentes da época, com apoio da Colonizadora, decidiram transferir o evento para General Rondon.

Henrique Affonso exerceu a função de subprefeito até 1º de janeiro de 1961.  Ou seja, permaneceu no cargo por três anos e dez meses, entregando-o para o primeiro prefeito nomeado do agora município de Marechal Cândido Rondon, Ari Branco da Rosa.

Novo município

Após a posse de Arlindo Alberto Lamb, primeiro prefeito eleito, ocorrida em 02 de dezembro de 1961, o novo chefe do Executivo Municipal emitiu o Decreto 01/61, que nomeou Oswino Lemke como secretário da municipalidade. O documento foi registrado e publicado por Henrique Affonso, então tesoureiro servindo de secretário, que pelo Decreto 02/61, de 04 de dezembro de 1961, acabou nomeado tesoureiro da Prefeitura.

Já pela Portaria 12/66, de 17 de maio de 1966, Henrique Affonso foi designado pelo prefeito Werner Wanderer para exercer, interinamente, a partir de 1º de junho daquele ano, as funções de fiscal geral.

Em 25 de agosto de 1973, através da Portaria 330/73, assinada pelo prefeito Almiro Bauermenn, Henrique foi nomeado interinamente ao cargo de chefe de divisão de Tributação.

Henrique Affonso Sturm faleceu em 04 de novembro de 1977, em Marechal Cândido Rondon. Na data foi decretado luto oficial em todo o município. Na época de seu falecimento, ele atuava como fiscal de rendas e era o funcionário público mais antigo do município.

Na comunidade rondonense, Henrique Affonso também foi tesoureiro da Comunidade Evangélica Martin Luther e um dos organizadores da construção da nova Igreja; foi sócio fundador da Orgasol; e sócio fundador do Clube Concórdia e Lions Club.