“Câmara Jovem”: reunião com representantes de escolas acontece hoje no Legislativo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/02/2024 11h35, última modificação 07/02/2024 11h50
Posse dos vereadores mirins está prevista para 28 de março

O Poder Legislativo de Marechal Cândido realiza na tarde desta quarta-feira (07), com início às 14h, no plenário da Casa de Leis, reunião com os representantes das escolas aptas a participarem da nova edição da “Câmara Jovem”. O objetivo é apresentar o projeto, tirar dúvidas e encaminhar o processo de escolha daqueles que serão os vereadores jovens deste ano.

Os educandários interessados em participar do programa deverão inscrever-se até o próximo dia 15. Podem participar as escolas públicas ou privadas que tenham alunos de 13 a 18 anos de idade, matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º do Ensino Médio.

A definição dos alunos que atuarão como vereadores jovens será de responsabilidade de cada escola, que poderá promover eleições internas ou outro processo seletivo de sua preferência.

As inscrições das escolas no programa deverão ser realizadas através do envio da documentação solicitada no Edital da Câmara Jovem, disponível no endereço eletrônico www.marechalcandidorondon.pr.leg.br.

Instituída pela Lei Municipal 5.226/2021, a Câmara Jovem tem como objetivo fomentar o exercício da cidadania por meio da vivência democrática do parlamento municipal, com diplomação e exercício de mandato na Câmara Jovem durante a legislatura, que tem duração de um ano.

A posse dos 13 vereadores mirins da nova legislatura está prevista para 28 de março e, o encerramento, em 11 de novembro. Os encontros acontecerão mensalmente, às 9h da manhã, sempre na última quinta-feira do mês.

Entre as atividades previstas estão visitas monitoradas, introdução ao processo legislativo municipal, palestras e desenvolvimento de expedientes parlamentares.