Aeroporto de Marechal Rondon muda de nome e passa ser denominado de Balduino Jope

por Cristiano Marlon Viteck publicado 18/09/2023 14h40, última modificação 18/09/2023 14h53
Mudança leva em consideração existência de outro Aeroporto Rubem Berta, no RS

Balduino Helmuth Jope (1937-2020)

Foi publicada no Diário Oficial de Marechal Cândido Rondon, na edição da última sexta-feira (15), a Lei Municipal 5.445/2023, que alterou a denominação do Aeroporto Municipal Rubem Berta para Aeroporto Municipal Balduino Helmuth Jope.

O projeto de lei com a proposta de mudança do nome é de autoria dos vereadores Rafael Heinrich e Valdecir Schons (Paleta).

Segundo eles, a troca de nomes levou em consideração a duplicidade de denominação de aeroportos. Isso porque o município de Uruguaiana (RS) já é chamado de Aeroporto Internacional Rubem Berta, o que poderia atrapalhar o sistema aéreo vigente, levando ao equívoco dos destinos.

Balduino Helmuth Jope nasceu em 07 de fevereiro de 1937 na Vila Ajuricaba, pertencente na época ao município de Ijuí (RS). Filho de Carlos Henrique Jope e Joana Albertina Jope (nascida Dorn), casou-se com Wilma Jope (nascida Ruppel) em 20 de fevereiro de 1960, com quem teve quatro filhos.

Desde a sua chegada com a família em Marechal Cândido Rondon em 1961, até o ano de 1999, o pioneiro residiu na Linha Esquina Guaíra, próximo à área do aeroporto.

Jope era conhecido pelo conhecimento das engenharias mecânica e elétrica. Foi inventor, construtor, mecânico, eletricista, carpinteiro, marceneiro e agricultor. É tido como o primeiro morador do interior de Marechal Cândido Rondon a possuir energia elétrica em sua propriedade, pois ele construiu uma pequena hidrelétrica de madeira e assim, obteve energia limpa durante 19 anos.

Após o sucesso de seu feito, construiu outra hidrelétrica na residência de seu pai e começou a fornecer energia aos vizinhos próximos da Linha Esquina Guaíra.

Jope auxiliou vários moradores na construção de casas, estábulos, celeiros, galpões e da Escola Municipal Vasco da Gama. Foi sócio da Copagril, do Sindicato Rural, do Clube de Idosos do Alvorada e membro da Igreja Evangélica Martin Luther.

Balduino Helmuth Jope faleceu em 8 de agosto de 2020, aos 83 anos de idade.