Aprovada “Medalha de Honra ao Mérito” para pioneira rondonense Ilga Schneider

por Cristiano Marlon Viteck publicado 14/02/2024 15h10, última modificação 14/02/2024 15h07
Ela tem participação ativa em diversas entidades de Marechal Rondon
Aprovada “Medalha de Honra ao Mérito” para pioneira rondonense Ilga Schneider

Pioneira Ilga Schneider tem, há décadas, participação ativa na sociedade rondonense

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou por unanimidade, no último dia 08, a concessão de “Medalha de Honra ao Mérito” à contadora e pioneira Ilga Schneider.

Conforme o autor da homenagem, vereador Rafael Heinrich, este é o reconhecimento público pela dedicação à comunidade rondonense, através do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, da Associação dos Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon, do Grupo de Amparo e Proteção Animal – GAPA, da Câmara da Mulher Empreendedora, além da atuação profissional.

Ilga Schneider nasceu em 02 de julho de 1949, em Concórdia (SC).

Filha de Oscar Reinoldo Schneider e Selma Schneider, enquanto ainda criança sua família mudou-se para a vila General Rondon, em 11 de dezembro de 1951. Seu pai foi eleito o primeiro presidente do Grupo Escolar General Rondon, porém, faleuceu em 1954.

Casada com Roberto Reini Cantarela, Ilga é mãe de cinco filhos: Ana Márcia, Any Mari, Gigliola, Angelo e Roberta.

Ela iniciou suas atividades profissionais como auxiliar de contabilidade, trabalhando por seis anos na Comercial Importadora Rieger de Ferragens Ltda. Sua natureza empreendedora a levou a montar o próprio escritório em 1977, atuando inicialmente como técnica em Contabilidade. Após, com 42 anos de idade, graduou-se em Contabilidade na Unioeste.

Em 2023 atuou na fundação da Apidemar – Associação de Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon, ocupando cargos de presidente, tesoureira, entre outras funções da diretoria desde então.

Também é uma das fundadoras do GAPA - Grupo de Amparo e Proteção Animal, entidade sem fins lucrativos constituída em 2006, participando como voluntária em ações, projetos e políticas em defesa dos animais, além de atuar na diretoria desde a fundação.

Fez parte ainda, em 2011, da fundação do Comudi - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, onde já atuou como presidente e tesoureira, além de comissões, projetos e programas visando atendimento e benefícios aos idosos.

Desde 2015, atua como colaboradora do Clube de Idosos Estrela do Oeste, com serviço voluntário.

Por fim, Ilga Schneider foi fundadora da Câmara da Mulher Empreendedora de Marechal Cândido Rondon, atuando na diretoria como presidente e tesoureira por muitos anos, recebendo o prêmio de Mulher Empresária destaque do ano 2008, ofertado pelo Sistema Fecomércio-PR.