Aprovada campanha “Junho Violeta” de combate à violência contra idosos

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/11/2021 11h45, última modificação 09/11/2021 11h48
Ações serão promovidas pela administração municipal
Aprovada campanha “Junho Violeta” de combate à violência contra idosos

Matéria aprovada em definitivo

A Câmara de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, na sessão desta segunda-feira (08), a criação da campanha “Junho Violeta”. De autoria do vereador Rafael Heinrich, o objetivo do projeto de lei 30/2021 é promover anualmente, sempre com ênfase neste mês, ações e campanhas de prevenção à violência praticada contra idosos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho. Por isso, conforme o texto aprovado, os eventos e iniciativas do “Junho Violeta” deverão ser realizados durante a segunda quinzena do mês, respeitando as ações do “Junho Vermelho”, que objetivam a promoção da doação de sangue e ocorre entre 1º e 14 de junho.

Segundo Rafael Heinrich, as ações do “Junho Violeta” serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que poderá desenvolver ações conjuntas com outras secretarias municipais e com a sociedade civil organizada.

A intenção é que ocorram debates públicos sobre o tema, campanhas educativas e compartilhamento de material informativo nas mídias sociais, os quais devem auxiliar as pessoas a identificar sinais de violência que tenham os idosos como vítimas.

Outras propostas são a capacitação de equipes multiprofissionais e de cuidadores para o atendimento qualificado e humanizado dos idosos; proporcionar a participação de idosos em atividades grupais em centros de convivência, encontros da comunidade, oficinas de alimentação e artesanato, atividades de esporte e lazer, entre outras.

Na opinião do vereador Rafael Heinrich, “este projeto de lei é de fundamental importância para garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, através de ampla divulgação e esclarecimentos sobre os fatores sociais relacionados, reduzindo o número de casos de violência em nosso município”.

Com a aprovação dos vereadores, a matéria segue para sanção ou veto do Poder Executivo Municipal.