Aprovada criação do programa “Inova Marechal” de incentivo à pesquisa e desenvolvimento

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/02/2024 08h55, última modificação 21/02/2024 08h54
Projeto inclui criação do Fundo e do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

Programa tem como meta desenvolver os setores científicos e tecnológicos do município

A Câmara de Vereadores aprovou em definitivo, na manhã de hoje (21), a criação do “Programa Inova Marechal”. Proposto pelo Executivo Municipal através do Projeto de Lei 2/2024, o programa tem o objetivo de garantir incentivos à inovação, à pesquisa, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico em Marechal Cândido Rondon.

Conforme explicou o prefeito Marcio Rauber na justificativa da matéria, a iniciativa foi pensada visando “ao crescimento do município, de nossas empresas, na geração de empregos e renda, e reconhecendo o potencial econômico que o município tem, buscando impulsionar a prosperidade local e promover o avanço econômico de nossa comunidade”.

Fundo e Conselho

Para viabilizar o “Programa Inova Marechal”, no projeto de lei consta a criação do Fundo e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Este será formado por três representantes do governo municipal; outros três das instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizante estabelecidas no município; um do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codemar); um da Acimacar; e dois de entidades que compõem o “Sistema S” (Senac e Senai).

Já o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMCTI-MCR), uma vez criado, terá como objetivo promover e estimular iniciativas que contribuam para a geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras, voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Ele deverá ser gerido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, com plano de trabalho e aplicação de recursos aprovados pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As receitas para o FMCTI-MCR terão origem em recursos municipais, nas transferências financeiras eventualmente realizadas pelos Governos Federal e do Estado; nos consórcios, convênios e contratos celebrados com pessoas físicas ou jurídicas; nas contribuições em espécie recebidas de pessoas físicas e jurídicas; entre outros.

Sistema de Inovação

Outra novidade proposta no projeto de lei é a criação do Sistema Municipal de Inovação (SMI), voltado a incentivar o desenvolvimento sustentável e estimular programas e projetos, articulados com o setor público e privado.

Integrarão o SMI a Prefeitura, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e de Inovação; o Codemar; instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizantes; ambientes promotores de inovação; empresas inovadoras e startups estabelecidas no município; o terceiro setor com afinidade ao tema de ciência, tecnologia e inovação; criadores e inventores independentes; entre demais entidades públicas e privadas que desenvolvam ou apoiem atividades de ciência, tecnologia e inovação em Marechal Cândido Rondon.