Aprovada denominação da estrada de Novo Três Passos em homenagem a Mario Kemfer

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/04/2025 08h55, última modificação 09/04/2025 08h55
Pioneiro participou ativamente da construção da estrada em 1963
Aprovada denominação da estrada de Novo Três Passos em homenagem a Mario Kemfer

Estrada entre Novo Três Passos e LInha Esquina Bandeirantes

 

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, nesta semana, o Projeto de Lei 5/2025, que segue agora para ser publicado em forma de lei pelo Poder Executivo Municipal.

De autoria do vereador Marcos Spohr (Sargento Spohr), a matéria denomina de "Rodovia Municipal Mario Kemfer" a estrada que interliga a sede do distrito de Novo Três Passos e a Linha Esquina Bandeirantes.

“Mario Kemfer foi pioneiro rondonense, hoje reconhecido por sua trajetória de esforços que contribuíram para o progresso do município”, disse Sargento Spohr ao justificar a homenagem, aprovada por unanimidade dos vereadores.

Biografia

Mario Kemfer nasceu em 12 de setembro de 1936, em Palmeiras (RS), filho de José Felipe e Catarina Kemfer.

Em 24 de janeiro de 1959, casou-se com Edithe Warken Kemfer e, no mesmo ano, o novo casal mudou-se para o distrito de Novo Três Passos, em Marechal Cândido Rondon.

Em 1963, Mario participou ativamente da abertura da estrada que passou a ligar Novo Três Passos e Linha Esquina Bandeirantes, na época uma região coberta por mata fechada, onde apenas uma trilha rudimentar existia. Com dedicação e espírito comunitário, ele e outros moradores transformaram o local, pavimentando o caminho para o desenvolvimento da região.

Concluída a obra, em junho de 1963 Mario Kemfer e família mudaram-se para a Linha Esquina Bandeirantes.

O pioneiro sempre foi comprometido com o progresso social e comunitário. Exemplo disso foi a construção de um campo de futebol em sua propriedade, que se tornou ponto de encontro para a comunidade.

Ele também foi figura ativa na vida religiosa. Assumiu, em 1975, a presidência da Igreja Exaltação da Santa Cruz, onde coordenou, em 1977, a construção de uma nova sede, ainda ativa. Além disso, Mario participou do coral da igreja e era sócio do grupo de idosos, mostrando seu engajamento em atividades voltadas à união e bem-estar social.

Após mudar-se para o bairro Botafogo, na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 1992, Mario permaneceu dedicado às ações comunitárias.

Foi voluntário no Clube Amizade, participava do coral do clube e era sócio de outras organizações, como a comunidade Maria Mãe da Igreja e o Clube de Idosos Amor e União, do distrito de Novo Três Passos.

Mario e Edithe Warken tiveram seis filhos: Bernadete, Helena, Jorge, Ricardo, Salete e Iara.

O pioneiro faleceu em 2 de maio de 2007.