Aprovada menção honrosa ao governador por decisão sobre escolas cívico-militares

por Cristiano Marlon Viteck publicado 08/08/2023 08h45, última modificação 08/08/2023 08h42
Paraná vai incorporar escolas federais que serão desabilitadas do programa

Intenção do Governo do Estado é chegar a 400 unidades cívico-militares

Por unanimidade, foi aprovada ontem (07) pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon a concessão de Menção Honrosa ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, pela recente decisão de incorporar as escolas cívico-militares federais. A medida foi tomada depois que o Governo Federal anunciou que vai encerrar, de forma progressiva, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

No Paraná, são 12 colégios sob responsabilidade das Forças Armadas, que com a decisão do governador passarão para a responsabilidade do Governo do Estado, que já mantém na rede estadual 194 escolas cívico-militares. Além da incorporação desses colégios, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) já planeja a ampliação do modelo, que pode chegar a cerca de 400 unidades a partir de 2024.

Em Marechal Cândido Rondon existem duas, sendo uma no Colégio Estadual Frentino Sachser e outra no Colégio Estadual Marechal Rondon.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação, 80% das escolas que passaram para essa modalidade aumentaram a nota na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O requerimento no qual foi proposta a menção honrosa é de autoria dos vereadores Soldado Sauer, Suko, Sargento Dionir, Carlinhos Silva, Gordinho do Suco, Neco, Juliano Oliveira, Paleta e Rafael Heinrich.