Aprovado projeto que autoriza campanha de prevenção à cegueira no Município

por Cristiano Marlon Viteck publicado 16/05/2023 13h55, última modificação 17/05/2023 10h37
"Abril Marrom" visa realizar ações de conscientização
Aprovado projeto que autoriza campanha de prevenção à cegueira no Município

Projeto de lei foi aprovado em definitivo nesta segunda-feira (16)

O vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) é autor do Projeto de Lei 17/2023, aprovado em definitivo nesta segunda-feira (15), pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. A matéria institui o “Abril Marrom”, mês dedicado à realização de campanha de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira no âmbito municipal.

Conforme explica Gordinho do Suco, o “Abril Marrom” visa conscientizar todos os munícipes sobre o tema por meio de seminários, debates, palestras, publicações, atividades e meios de comunicação.

“Se sancionada como lei pelo Poder Executivo, caberá à Prefeitura, por intermédio e articulação entre as diversas Secretarias Municipais, utilizar recursos humanos, materiais e físicos já disponíveis na rede pública para incentivo à realização de exames capazes de diagnosticar a presença de males que levem à cegueira, conduzindo e orientando o tratamento adequado”, completa Gordinho do Suco.

Também deverão ser estimuladas parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas, universidades e faculdades para a realização e organização do “Abril Marrom”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que no Brasil exista perto de 1,5 milhão de pessoas cegas, o que corresponde a 0,75% do total da população.

O mês de abril foi indicado por incluir o Dia Nacional do Braille, celebrado em 8 de abril. Esta é a data do nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834), o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

Já o marrom, que é a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros, foi a eleita para representar o mês.