Árvore “Estrela” da Praça Willy Barth deixa de ser patrimônio ambiental do Município

por Cristiano Marlon Viteck publicado 19/09/2023 09h55, última modificação 19/09/2023 09h58
Ela será retirada durante as obras de revitalização da praça

Árvore “Estrela” deverá ser retirada da Praça Willy Barth por apresentar riscos à população

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, na sessão de ontem (19), o Projeto de Lei 36/2023, do Poder Executivo, que revoga o status de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município da árvore Falsa-Seringueira existente na Praça Willy Barth e conhecida como “Estrela”.

Isso porque a árvore se encontra em estado debilitado, evidenciado pela escassez de folhas, casca danificada, raízes secas e a presença de sinais de infecção por um fungo identificado como Ganoderma applanatum”. Há cerca de três anos ela vem sendo monitorada e tem recebido manejo especial de técnicos da Prefeitura e da Unioeste, contudo sem apresentar os resultados esperados.

O projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores pelo Poder Executivo Municipal esteve acompanhado de parecer técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, que recomendou a supressão da “Estrela”, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores da obra de revitalização da Praça Willy Barth e da população, que irá frequentar o local no futuro.

Histórico

A árvore “Estrela” foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município em 2020, por meio de projeto de lei de autoria do vereador Claudio Kohler (Claudinho).

Contudo, a contínua queda de galhos verificada nos últimos anos chamou a atenção da administração municipal, que passou a monitorar e buscar melhorar as condições da árvore, sem sucesso.

A Falsa-Seringueira foi plantada há cerca de 60 anos, quando da construção da Praça Willy Barth. Ao longo dos anos, pela sua exuberância e beleza, ela foi chamando a atenção da população, ao ponto de ser reconhecida como a “Estrela” do local, uma das principais áreas de lazer de Marechal Cândido Rondon.