Audiência vai debater projeto de lei que padroniza lixeiras em espaços públicos

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/02/2024 14h55, última modificação 21/02/2024 14h57
Ela acontece na terça-feira (27), na sede da AREA-MCR, às 17 horas
 Audiência vai debater projeto de lei que padroniza lixeiras em espaços públicos

Padronização das lixeiras deve abranger locais com grande circulação de pessoas

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon convoca a população para audiência pública marcada para a próxima terça-feira (27), às 5 horas da tarde, no auditório da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon (AREA-MCR), na Rua Dom João VI, 1244, área central da cidade.

Na pauta está o Projeto de Lei Complementar 6/2023, do vereador Rafael Heinrich, que tem por objetivo regulamentar a padronização de lixeiras nos passeios públicos da zona urbana e o incentivo à ampliação do número destes equipamentos por parte da Prefeitura, empresas, instituições e pessoas físicas.

“Hoje temos carência de lixeiras em diversos espaços públicos da cidade, como praças, ruas, avenidas, no Lago Municipal e bairros. Mas, antes de incentivar a ampliação do número dessas lixeiras, precisamos padronizar”, defende Rafael Heinrich.

Ele cita como exemplo as lixeiras, hoje bastante utilizadas, que dividem os materiais recicláveis entre vidro, plástico, metal e papel. Porém, o vereador informa que esse modo de separação está caindo em desuso, pois no Brasil a coleta apenas é dividida entre material orgânico e reciclável.

“Então, precisamos apenas de uma lixeira para orgânico e outro para reciclável. Por isso, entre outros tópicos, é que estamos realizando uma audiência pública, para ouvir a comunidade e aqueles que trabalham no setor”, detalha.

Se aprovado o projeto de lei, a padronização deve abranger as lixeiras a serem instaladas no quadrante central, escolas, praças, parques, igrejas, supermercados, farmácias, nichos empresariais, pontos turísticos e demais locais onde há grande circulação de pedestres.