Autoridades municipais e lideranças da Acimacar vão a Brasília tratar sobre campus do IFPR em Marechal Rondon
Acontece no final da tarde desta terça-feira (06), em Brasília (DF), reunião de comitiva rondonense com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli. Na pauta está a implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Marechal Cândido Rondon.
Além do prefeito Adriano Backes, estarão representando o município os vereadores da Mesa Diretora, presidente Valdir Sachser (Valdirzinho) e 1º secretário Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton); bem como Fernando Négre, Juliano Oliveira e Rodrigo Pulga (Verde), estes membros da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo.
A Acimacar, que há mais de uma década tem defendido a vinda do IFPR para Marechal Cândido Rondon, estará representada pela presidente Geovana Krause, pelos ex-presidentes Paulo Grenzel e Carla Rieger, e pelo gerente-executivo, Marcelo Ewerling.
Durante a reunião, as autoridades e lideranças rondonenses estarão acompanhadas do reitor do IFPR, Adriano Viana Pereira, e do deputado federal Elton Welter, sendo que está prevista ainda reunião com a deputada federal Gleisi Hoffmann, atual Ministra das Relações Institucionais.
O vereador Fernando Nègre, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia, explica que a agenda em Brasília é resultado de reunião ocorrida em fevereiro na Câmara de Vereadores, da qual participou o reitor do IFPR, que na ocasião se comprometeu em atuar em favor desta demanda regional.
Na oportunidade, o prefeito Adriano Backes anunciou o compromisso do Município em aquirir e repassar área de 50 mil m² visando a implantação do campus em Marechal Cândido Rondon.
A comitiva que vai à Capital Federal levará na bagagem moções de apoio das Prefeituras e Associações Comerciais de Pato Bragado, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste e Mercedes, e de entidades e empresas como Copagril, Frimesa, Alibra, Sooro, Sicoob, Cresol, Rotary Clubs Beira Lago, 25 de Julho e Guarani, Loja Maçônica Tirandentes, JCI, Sinsemar, Sindicato Rural, Sindicomar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação, Capa, Acempre, Sismetro, Acan, ACDR, entre outras.
Todas elas manifestam o desejo e a defesa deste investimento do Governo Federal.
“O clima é de total otimismo”, afirma Fernando Nègre.
Na avaliação dele, a união dos Poderes Executivo e Legislativo e Acimacar, juntamente com entidades, empresas e Prefeituras de municípios vizinhos, torna bastante robusta a manifestação e o esforço regional para que Marechal Cândido Rondon seja contemplado com um campus do IFPR, com cursos direcionados, inicialmente, aos setores agrícola e industrial e na área de Pedagogia.