Câmara de Vereadores aprova título de Cidadão Honorário do Município para Elias Zydek

por Cristiano Marlon Viteck publicado 18/10/2023 17h50, última modificação 19/10/2023 10h05
Atual presidente da Frimesa, teve papel decisivo na industrialização do município
Câmara de Vereadores aprova título de Cidadão Honorário do Município para Elias Zydek

Elias Zydek teve atuação decisiva na instalação da fábrica de queijos da Frimesa no município

 

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou a concessão de título de Cidadão Honorário Rondonense ao diretor presidente executivo da Frimesa, Elias José Zydek.

A homenagem é de autoria do vereador Juliano Oliveira e foi aprovada por unanimidade na sessão da última segunda-feira (16).

A data para a solenidade de entrega do diploma ainda será definida pela Casa de Leis.

Conforme Juliano Oliveira, o homenageado trabalhou intensamente pela implantação da fábrica de queijos da antiga Cooperativa Central Agropecuária Sudoeste (Sudcoop), atual Frimesa, em Marechal Cândido Rondon.

Quando da sua inauguração, em 1990, a indústria foi reconhecida como uma das mais modernas da América Latina, promovendo a divulgação de Marechal Cândido Rondon por todo o Brasil e países sul-americanos. Inclusive, neste ano, o parmesão da Frimesa, produzido no município, foi o grande vencedor do Prêmio Queijos do Paraná.

“Ressalta-se, ainda, que a implantação da fábrica de queijos também marcou o início do processo de industrialização no município, bem como gerou e continua gerando centenas de empregos diretos e indiretos e impulsionando a arrecadação de impostos”, completou o vereador autor da honraria.

Biografia

Elias Zydek nasceu nem Alecrim (RS), em 12 de junho de 1951. Filho de Francisco Zydek e Gentila Golfeto Zydek, casou-se com Dirce Zydek, com quem teve a filha Diele e o filho Diego.

É formado engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia da PUC-PR.

Iniciou suas atividades profissionais na Emater-PR em 1974, onde permaneceu até 1975, quando passou a atuar até 1978 na Copersabadi como gerente técnico.

Depois, assumiu como diretor executivo da Sudcoop, participando ativamente da fundação da empresa, a qual era formada por diversas cooperativas da região Oeste do Paraná, com a finalidade de incrementar e desenvolver a economia regional.

Em 1979, coordenou a equipe que projetou a aquisição pela Sudcoop do Frigorífico Frimesa, empresa que até então atuava apenas no abate de animais, mas que a partir de então passou para várias frentes de atuação, especialmente na área de laticínios.

Como colaborador da Frimesa, Elias Zydek exerceu a função de superintendente industrial e, em 1997, foi promovido ao cargo de diretor-executivo, tendo participação decisiva na elaboração e implantação de projetos de expansão das unidades industriais da empresa, em especial em Marechal Cândido Rondon, transformando-a numa unidade modelo na fabricação de queijos.

Ainda na esteira de promover o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon através da geração de emprego e renda, Elias Zydek atuou junto à Frimesa para a aquisição da Unidade de Abate de Suínos da empresa Radar, localizada no distrito de Novo Horizonte, fato que gerou 700 novos postos diretos de trabalho.

Somados os 900 empregos gerados na unidade láctea instalada no município, a atuação da Frimesa em Marechal Cândido Rondon conta com 1.600 trabalhadores e proporciona outros milhares de empregos indiretos, promovendo o desenvolvimento do agronegócio local, especialmente nas atividades leiteira e suína.

A aquisição de bens e serviços do comércio local também é uma política da Frimesa, promovendo, assim, emprego e renda nesse segmento.

 Após 45 anos, no início de 2023 Elias Zydek foi alçado ao cargo de diretor presidente executivo da Frimesa.