Câmara de Vereadores de Marechal Rondon deverá implantar painel com “impostômetro”

por Cristiano Marlon Viteck publicado 16/06/2023 10h20, última modificação 16/06/2023 10h19
Objetivo é conscientizar população sobre a arrecadação tributária

Proposta foi aprovada nesta semana pelo Poder Legislativo

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, nesta semana, o Projeto de Lei 20/2023, de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca) e Cristiano Metzner (Suko). A matéria tem o objetivo de promover maior transparência sobre a arrecadação financeira do Município, através da implantação de um painel com “impostômetro” na nova sede do Poder Legislativo.

Segundo explicam Juca e Suko, o impostômetro é um equipamento para conscientizar a população sobre a arrecadação tributária, e dessa forma ampliar os debates sobre a destinação e gerenciamento de toda a verba pública.

“Estando o impostômetro em local de fácil acesso e visualização, na sede deste Poder Legislativo, ele contribuirá para demonstrar os valores que os rondonenses destinam aos cofres públicos através do pagamento de tributos”, acrescentam os autores do projeto de lei.

Eles revelam que a proposta conta com o apoio da Acimacar e do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), sendo que este já tem destaque na sociedade na discussão sobre a tributação através da campanha do Feirão do Imposto, realizado anualmente.

Juca e Suko citam que a Câmara de Vereadores de Pato Branco (PR) foi pioneira na implantação desse equipamento em um prédio público, o que serviu de inspiração para implantar o impostômetro também em Marechal Cândido Rondon.

O prazo final para a instalação do impostômetro no Poder Legislativo rondonense será 10 de fevereiro de 2024. Este prazo é para garantir a execução de todos os trâmites necessários. Para a implantação do impostômetro poderá ser utilizado um telão, televisões, projetor ou outras mídias que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores entender pertinente.

“Para verificação mais assertiva, pretende-se que esteja divulgada no impostômetro a arrecadação municipal de tributos oriundos dos âmbitos municipal, estadual e federal, semelhante ao que ocorre na cidade precursora de Pato Branco”, completam Juca e Suko.