Câmara de Vereadores realiza primeira sessão com tradução por intérprete de Libras

por Cristiano Marlon Viteck publicado 05/09/2023 10h50, última modificação 05/09/2023 10h58
Tribuna Popular destacou a Associação Regional Oeste de Surdos

Vereadores da Mesa Diretora, Suko e Soldado Sauer, e o intérprete de Libras, professor Felipe Ferreira de Lima Vilha

A sessão desta segunda-feira (04) do Poder Legislativo de Marechal Cândido entrou para a história como a primeira a contar com tradução em tempo real para surdos, por meio de intérprete de Libras.

Isso foi possível em razão da participação na Tribuna Popular de professores da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha e membros da recém-fundada Associação Regional Oeste de Surdos (ASSROS), sediada em Marechal Cândido Rondon.

Segundo o vereador presidente Vanderlei Caetano Sauer (Soldado Sauer), a experiência foi considerada extremamente positiva e, agora, a Mesa Diretora da Casa de Leis avalia a possibilidade de contar com a tradução em Libras de todas as futuras sessões da Câmara de Vereadores.

Escola

Além de atender os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, a Escola Bento Munhoz da Rocha Neto possui turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atendimento das classes especiais para alunos com transtorno de desenvolvimento intelectual. Conta, para tanto, com salas de recursos multifuncionais, que atendem também estudantes com deficiência visual e surdez.

Conforme explicou na Tribuna Popular a diretora do educandário, Mariely Genevro Schimmel, a sala de recursos multifuncionais que é voltada à deficiência auditiva, além dos alunos, contempla a população de surdos do município. Lá, os professores desenvolvem o projeto “Legal é aprender Libras”, com o objetivo de ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a todos os interessados da comunidade rondonense.

Os professores Felipe Ferreira de Lima Vilha e Selma de Moraes Kunzler fizeram a tradução da sessão de ontem da Câmara de Vereadores. São eles que também têm atuado como intérpretes de Libras nos eventos oficiais do Município, conforme determina lei municipal aprovada em abril pelo Poder Legislativo.

Associação

Por iniciativa da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto e de todos os envolvidos com o projeto “Legal é aprender Libras”, em 29 de janeiro deste ano foi criada a Associação Regional Oeste de Surdos (ASSROS). Ela é presidida por Jean Michael Lira Santos.

Ao se manifestar na Tribuna Popular, ele explicou que a entidade tem como objetivo atuar em favor da acessibilidade em Libras, garantir direitos e promover o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada integrante da comunidade surda, com a inserção em diversos setores da sociedade, como o mercado de trabalho, acesso à saúde, esporte, cultura e lazer, por exemplo.

Além de Marechal Cândido Rondon, a ASSROS também tem a finalidade de atender a comunidade surda dos municípios vizinhos.

Juntamente com os integrantes da Associação Regional Oeste de Surdos, alunos e professores do EJA da Escola Bento Munhoz da Rocha Neto estiveram presentes na sessão, oportunidade em que conheceram as dependências da nova Câmara de Vereadores.