Câmara e Parlamento Jovens de Marechal Rondon elegem membros das comissões

por Cristiano Marlon Viteck publicado 05/10/2022 10h25, última modificação 05/10/2022 10h24
Palestra sobre "eleições" também esteve na pauta
Câmara e Parlamento Jovens de Marechal Rondon elegem membros das comissões

Advogado João Bersch palestra aos vereadores jovens sobre “eleições”

Nesta manhã de quarta-feira (05) foram realizadas, no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, as sessões ordinárias mensais da Câmara e do Parlamento Jovens, que são formadas por estudantes de colégios rondonenses.

Uma das pautas foi a palestra sobre “eleições”, com o advogado João Bersch.

A outra foi a eleição dos membros para comporem as quatro comissões permanentes do Poder Legislativo Municipal.

- Pela Câmara Jovem foram eleitos:

Comissão de Justiça e Redação: Vinicius Agnes, Maitê Schneider e Doroti Adams.

Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia: Miguel Jesus, Maria Schmoeller e Kauê Manenti.

Comissão de Obras e Serviços Públicos: Arthur Uhry, Willian Rauber e João Miranda.

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Andresa Lamp, Kemili Dreier e Ana Mazureck.

- Pelo Parlamento Jovem os eleitos foram:

Comissão de Justiça e Redação: Juliele Neves, Alejandro Kuntz e Alquinder Olegário.

Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia: Isabely Silva, Erick Olegário e Keiliane Hahn.

Comissão de Obras e Serviços Públicos: Sabrina Santos, Luiz Ferreira e Natália Antes.

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Gabriel de Moura, Iara de Almeida e Zidane Fruet.

Conforme o vereador João Eduardo dos Santos (Juca), responsável pelos programas na Casa de Leis, agora os integrantes das comissões elegerão internamente quem será o presidente, relator e membro de cada uma delas. Na sequência, eles iniciam a análise de cada um dos projetos que cada vereador jovem já apresentou.

O que é?

O Parlamento Jovem é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). No município rondonense, a iniciativa envolve exclusivamente os Colégios Cívico-Militares Frentino Sackser e Marechal Rondon.

Já a Câmara Jovem é um programa do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. Ele conta com a participação de alunos com idade entre 13 anos completos e 19 incompletos, que foram selecionados entre os demais colégios do município, tanto da rede privada como pública.

Ambos os projetos oportunizam conhecer melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Poder Legislativo, debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política aos alunos da rede de ensino.