Centro Integrado de Videomonitoramento é apresentado ao Legislativo rondonense

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/12/2023 09h50, última modificação 07/12/2023 09h50
São 65 pontos estratégicos da cidade monitorados 24 horas por dia
Centro Integrado de Videomonitoramento é apresentado ao Legislativo rondonense

Secretário de Mobilidade, Welyngton Alves da Rosa, durante apresentação na Câmara de Vereadores

Na sessão ordinária da última segunda-feira (04), o secretário municipal de Mobilidade, Coronel Welyngton Alves da Rosa, foi convidado a ocupar o espaço da Tribuna Popular. O foco de sua apresentação foi o Centro Integrado de Videomonitoramento de Marechal Cândido Rondon, implantado recentemente.

O secretário destacou os avanços desde setembro, quando o sistema de videomonitoramento foi ativado, assegurando a presença constante de um policial militar no Centro Integrado, 24 horas por dia.

Ele enfatizou o papel crucial desempenhado pelo sistema de videomonitoramento na transformação de Marechal Cândido Rondon em uma "cidade inteligente". Salientou que o sistema não apenas contribui para a qualidade de vida dos cidadãos, mas também auxilia na redução dos índices de criminalidade.

"O sistema tem possibilitado a sensível redução nos índices de criminalidade em outras cidades, além de ajudar a prevenir e elucidar crimes, o que veremos nos próximos meses. Portanto, este é um marco para a segurança pública de Marechal Rondon", declarou o secretário.

O videomonitoramento possui uma gama diversificada de funções, desde o reconhecimento de pessoas até a identificação de placas de veículos, resolução de problemas de iluminação e resposta rápida a acidentes com vítimas. Sua presença também tem o potencial de inibir comportamentos suspeitos e de pessoas mal-intencionadas.

O investimento no Centro Integrado totalizou R$ 609 mil, com uma validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por 60 meses após avaliação da comissão técnica. O sistema inclui 150 câmeras de monitoramento, 30 câmeras com leitura de placas, 3 totens com 4 câmeras cada, 1 central de videomonitoramento, 4 televisores 55 polegadas, 1 computador com 2 monitores e mais de 65 pontos de monitoramento.

Trânsito

Além desses detalhes, o secretário compartilhou um comparativo em relação ao trânsito rondonense. Houve uma redução significativa tanto nas mortes quanto nos acidentes.

De 2009 a 2014, ocorreram 21 mortes, enquanto de 2017 a 2022 foram registradas apenas sete, representando uma redução de 66,67%. No que diz respeito aos acidentes, de 2009 a 2014 foram registrados 3.399, comparados a 1.766 de 2017 a 2022, resultando em uma redução de 48,03%.