Darci Sônego é homenageado com medalha de “Honra ao Mérito” do Legislativo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 14/06/2022 08h25, última modificação 14/06/2022 08h22
Cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (13)
Darci Sônego é homenageado com medalha de “Honra ao Mérito” do Legislativo

Darci Augusto Sônego, vereadores e diretores da Copagril

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou, na noite de ontem (13), sessão solene para entrega de medalha de “Honra ao Mérito” ao técnico agrícola Darci Augusto Sônego.

Além dos vereadores, prestigiaram a cerimônia familiares e convidados, incluindo o presidente da Copagril, Ricardo Chapla, e demais membros da diretoria da cooperativa.

Segundo o autor da homenagem, vereador Carlinhos Silva, a honraria é o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município no trabalho e desenvolvimento do agronegócio. “É uma alegria entregar essa honraria para o Darci. Ele está de parabéns pelo trabalho e dedicação ao Dia de Campo da Copagril, evento cuja repercussão se estende a todo o setor produtivo de Marechal Cândido Rondon e região”, destacou.

O vereador presidente da Câmara, Pedro Rauber, se manifestou falando da alegria de todos os edis em prestar a homenagem. “Para nós, entregar essa medalha a Darci Sônego, um funcionário da maior empresa do município, é uma grande satisfação. Parabéns, Copagril, por este funcionário extraordinário, que trabalha com respeito aos produtores, e que merece o nosso reconhecimento”, afirmou.

Darci Sônego agradeceu o Poder Legislativo pela aprovação unânime da homenagem. Também enalteceu o apoio dos familiares e da Copagril, empresa da qual é funcionário há mais de 30 anos.

“Muito obrigado pelo apoio de todos”, concluiu.

Biografia

Darci Augusto Sônego nasceu em 02 de junho de 1960, em Frederico Wesphalen (RS), filho de José Sônego e Maria Polo Sônego.

Acompanhando a família, mudou-se para Palotina em 10 de julho de 1970 e, em 23 de maio de 1987, casou-se com Claudete Maria Majolo, com quem teve o filho Tiago Augusto Sônego.

Frequentou o curso de técnico agrícola de 1979 a 1981, no Colégio Agrícola Augusto Ribas, de Ponta Grossa, sendo pós-graduado em Agronegócio.

Ingressou na Copagril em 19 de julho de 1988, trabalhando inicialmente na unidade de Pato Bragado, na área de assistência técnica. Em 1996, assumiu a gerência daquela unidade.

Foi transferido para a Estação Experimental da cooperativa em 1º de novembro de 2002, onde está alocado atualmente. Darci atua na validação das cultivares de soja, híbridos de milho, defensivos e fertilizantes sólidos e líquidos.

“Mas, a sua maior alegria é ver que o trabalho desenvolvido na organização do Dia de Campo Copagril tornou-se um evento ímpar, sempre realizado em janeiro e recebendo em torno de 10 mil visitantes. Além dos produtores rurais de Marechal Cândido Rondon e região, por ali já passaram comitivas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás, além de menonitas do Paraguai e até mesmo comitivas oriundas da França e Canadá”, enaltece Carlinhos Silva.

Segundo o vereador, o dia de campo facilita a demonstração das mais diversas tecnologias de ponta a serem aplicadas na agricultura, contribuindo diretamente no desenvolvimento regional e, ao mesmo tempo, divulgando o nome da Copagril e de Marechal Cândido Rondon para inúmeras regiões do país.

No período de outono e inverno, além dos ensaios com dia de campo na Estação Experimental, são organizadas programações em outras unidades da cooperativa.

A Estação Experimental da Copagril possui convênio com as mais diversas instituições de pesquisa e universidades, tais como IDR Paraná, Embrapa, Unioeste e UFPR.