De sala cedida pela Prefeitura até sessões em salão de baile: as mudanças do Poder Legislativo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 27/06/2023 10h35, última modificação 27/06/2023 10h35
Prédio atual da Câmara de Vereadores foi inaugurado em 1974

O prédio que abrigou a Câmara de Vereadores por quase cinco décadas foi inaugurado em 25 de julho de 1974, durante as comemorações do 14ª aniversário de Marechal Cândido Rondon.

À época, presidia o Poder Legislativo o vereador Eldor Lamb. Além dele, participaram da solenidade os vereadores Lauro Rohde, Werno Scherer, Werno Lamb, Waldi Winter, Roberto Tenfen e Plínio Kleemann.

Também estiveram presentes o prefeito Almiro Bauermann e o Coronel do Exército Pércio Ferreira.

A inauguração foi marcada pela entrega do título de Cidadão Honorário do Município a Nilton Alberto de Castro Arruda, gerente da agência do Banco do Brasil em Toledo. Conforme consta na Ata 20/74, a homenagem do Poder Legislativo foi uma recompensa por tudo que o gerente fez em favor da comunidade rondonense.

Nos primeiros 14 anos do município, as sessões legislativas aconteceram em outros dois locais: de 04 de dezembro de 1961 até abril de 1966 em espaço cedido no primeiro prédio da Prefeitura; e de 18 de abril de 1966 até julho de 1974 no salão da Sociedade de Cantores Aliança, cuja sede ficava localizada onde hoje está o Restaurante Delícia Caseira.

Quando se mudou para a Rua Sergipe, a Câmara de Vereadores dividiu o prédio durante muitos anos com a Biblioteca Municipal Martinho Lutero, que ocupava o piso térreo, cabendo ao Poder Legislativo o andar superior.

Com a reforma e remodelação do edifício, realizada em 2000 durante gestão do vereador presidente Pedro Rauber, o Poder Legislativo passou a ocupar integralmente o prédio, e a Biblioteca foi transferida para a estrutura que hoje abriga o CMEI Pequeno Príncipe.

Futura sede

Para que agora pudesse se mudar para antigo Fórum, foi necessário um amplo trabalho das autoridades rondonenses junto ao Governo do Paraná, o qual enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 641/2021, que autorizava a devolução do edifício ao Município de Marechal Cândido Rondon.

O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em 30 de novembro de 2021.

Na época, o vereador presidente Pedro Rauber afirmou que a nova estrutura garantiria condições dignas para os vereadores e servidores trabalharem e atenderem a população.

Na nova sede, diferente do que acontece hoje, cada vereador terá o próprio gabinete. O plenário também trará mais conforto ao público. Ainda foram garantidas todas as condições de acessibilidade, inclusive com elevador para o transporte de pessoas do primeiro para o segundo piso do edifício.