Falta de insumos nas indústrias tem esvaziado estoque de remédios na Farmácia Básica

por Cristiano Marlon Viteck publicado 01/06/2023 10h20, última modificação 01/06/2023 10h21
Assunto foi debatido ontem (1º), em audiência pública

Audiência pública abriu espaço para questionamentos da comunidade

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon promoveu, na tarde de ontem (31), audiência pública para prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre de 2023 da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da chefe da pasta, Marciane Specht.

Ela informou que os investimentos no setor, de janeiro a abril, alcançaram R$ 18.103.877,89. Este montante representa 24,48% da arrecadação de impostos e outras transferências financeiras ao Município, sendo que a aplicação mínima exigida por lei é de 15%.

Coordenada pelo vereador Rafael Heinrich, presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia, a audiência também contou com a presença dos vereadores Carlinhos Silva, Cristiano Metzner (Suko), Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Valdecir Schons (Paleta).

Farmácia Básica

A audiência pública abriu espaço para manifestações da população.

Um dos presentes questionou o porquê da falta de determinados medicamentos na Farmácia Básica do Município, assunto que, inclusive, é motivo de frequentes requerimentos com pedidos de informações, encaminhados por vereadores à administração municipal.

Conforme explicou a secretária Marciane, esse problema não ocorre por desinteresse ou má gestão da Secretaria de Saúde. Mas, sim, pela falta de princípios ativos, que geralmente são importados, para a fabricação de determinados remédios.

Ela citou o caso da sertralina – medicamento para tratar depressão e ansiedade – que é o que mais tem faltado na Farmácia Básica. Marciane informou que as duas últimas licitações da Prefeitura para compra foram vazias, porque as empresas não tinham o produto.

A farmacêutica Rosângela Engel Swarowsky, que há 16 anos trabalha no setor de saúde pública do Município, complementou as explicações da secretária.

Ela anunciou que outro medicamento que tem faltado com frequência é o antibiótico amoxicilina. Agora, a Prefeitura conseguiu comprar o medicamento através do Paraná Saúde, depois de três tentativas de licitação sem sucesso.

Rosângela destacou que este medicamento, em especial, tem sido difícil de encontrar até mesmo nas farmácias privadas. E alertou, ainda, que tem sido tendência, nos últimos anos, o aumento da falta de remédios.

“Os médicos estão preocupados com a falta de antibióticos no mundo”, exemplificou.

Sem milagre

A secretária Marciane enfatizou que a pasta de Saúde está empenhada em garantir os medicamentos necessários para a população através da Farmácia Básica.

“Nossa equipe é esmerada para fazer os processos licitatórios. Não pensem que a Secretaria não tem acompanhado as faltas de medicamentos. Mas, quando não tem o material para fabricar o remédio, a Prefeitura não consegue fazer milagre”, sentenciou.

Por meio do WhatsApp (45) 98812-4588 da Farmácia Básica, os cidadãos podem esclarecer dúvidas sobre receitas, bem como com relação a quais medicamentos são fornecidos, se há estoque disponível, além da previsão de chegada de remédios.

O atendimento da Farmácia Básica é realizado das 7h até meia-noite, de segunda a sexta-feira.