Harraldo Altmann é homenageado com título de Cidadão Honorário de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 10/10/2023 09h40, última modificação 10/10/2023 09h46
Sessão solene lotou o plenário da Câmara de Vereadores
Harraldo Altmann é homenageado com título de Cidadão Honorário de Marechal Rondon

Harraldo Altmann recebe o diploma entregue pelo prefeito Marcio Rauber e pelos vereadores autor Cristiano Metzner (Suko) e presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer)

 

O plenário da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon ficou pequeno para receber todo o público que compareceu para prestigiar a sessão solene, ocorrida na noite de ontem (09), para entrega do título de Cidadão Honorário do Município ao professor Harraldo Altmann.

Com a participação de todos os vereadores e do prefeito Marcio Rauber, ainda compuseram a frente de honra da cerimônia o ex-deputado estadual e atual ouvidor da Assembleia Legislativa, Elio Rusch; e o representante do deputado estadual Hussein Bakri, Luciano Scherer.

Harraldo Altmann é casado com Idette Arantes Altmann e com ela teve os filhos Ellen Altmann Seyboth e Allan Arantes Altmann, que geraram quatro netos: João Altmann Seyboth, Bruno Altmann Seyboth, Joaquim Raimundo Altmann e Julia Raymundo Altmann.

Em razão do estado de saúde, o discurso do homenageado foi lido pela esposa Idette, oportunidade em que foram lembrados os momentos que mais marcaram sua trajetória.

“Nos investimentos que fazemos na vida, entramos muito mais com o que se é do que com aquilo que se tem. Ou arriscamos e assumimos, ou nada se realiza. Depende de nós. Lembrando que quem pode nos fortalecer para que não sejamos omissos em nosso papel na história é Deus. Muito obrigado”, concluiu o professor.

Manifestações

O autor da homenagem é o vereador Cristiano Metzner (Suko), que em seu discurso descreveu a solenidade como um momento “fantástico e emocionante” de reconhecimento ao professor, que ao lado da família e amigos, recebeu a maior honraria do Município.

Elio Rusch lembrou da amizade de décadas e das lutas em defesa do esporte e da educação que Harraldo Altmann viveu em favor da comunidade rondonense.

Já o prefeito recordou os primeiros dias de aula no Colégio Estadual Eron Domingues, quando foi aluno do professor e, depois, como colega de profissão lecionando no mesmo educandário, e também compartilhando momentos de lazer em outras atividades ao longo dos anos.

“Eu tenho um carinho muito grande, Harraldo, porque você me incentivou como candidato a vereador e como candidato a prefeito. Você pediu, cobrou e tem conquistas importantes no nosso governo”, revelou Marcio Rauber.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), disse também ter sido aluno do homenageado na década de 1990, no Colégio Eron Domingues. Para Sauer, “é difícil ser aluno do Harraldo e não se tornar amigo dele. Hoje a nossa casa ficou pequena diante da grandiosidade do professor”.

O filho Allan Altmann também fez uso da tribuna, mas para falar sobre o convívio do homenageado no ambiente familiar, descrevendo o pai como uma pessoa sempre presente, dedicado à esposa e aos filhos.

Biografia

Natural de Nova Estrela, em Concórdia (SC), onde nasceu em 13 de setembro de 1949, o homenageado é filho dos pioneiros rondonenses Bruno Altmann e Celita Lemke Altmann.

Ele veio com a família para a então vila General Rondon em 1958. Quando criança, frequentou o Ensino Fundamental e Médio nos Colégios Martin Luther, Rui Barbosa e Davi Carneiro.

Seu primeiro emprego foi de “contínuo” na Sub-Prefeitura da localidade a partir de 1959, função que exerceu até 1963, quando se tornou funcionário da Secretaria de Tributação do recém-criado município de Marechal Cândido Rondon.

Em 1969, assumiu como servidor concursado do Banco Banestado.

Foi jogador do Oeste Paraná Futebol Clube entre 1965 e 1973, tendo apenas intervalos quando serviu o Exército; quando jogou futebol profissional no Comercial de Cascavel; e enquanto esteve na faculdade em Joinville (SC), onde formou-se em Educação Física e, posteriormente, cursou pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior

Em 1975, assumiu como diretor do Departamento de Esportes de Marechal Cândido Rondon, cargo que ocupou até 1986, mesmo período em que presidiu o Conselho Municipal de Desporto.

Aquela é lembrada como uma fase profícua do esporte rondonense, com Jogos Infantis Municipais envolvendo todos os distritos, competição de xadrez, escolinha de natação e várias outras modalidades, participação em amistosos internacionais com Paraguai e Argentina, marcantes resultados em Jogos Abertos do Paraná e competições aguerridas de futsal e vôlei, com grande número de equipes e público.

Harraldo também foi um dos principais responsáveis pela conquista de expressivos recursos para a construção da antiga piscina semiolímpica que existia no Módulo Desportivo, bem como pelas quadras esportivas rebaixadas para futsal e vôlei, e a quadra alta de basquetebol, o que para a época foi algo engrandecedor e lembrado por muitos rondonenses até hoje.

No âmbito profissional, ainda se tornou professor concursado pelo Estado e, a partir de 1980, atuou no Colégio Estadual Eron Domingues onde trabalhou até a aposentadoria, em 2002.

Foi vice-diretor do educandário de 1988 a 1991 e diretor de 1996 a 2001. Durante a gestão, conseguiu que fosse realizada uma grande reforma no Colégio, além de implantar aulas extracurriculares de Espanhol e Informática.

Entidades

O professor foi um dos membros fundadores e primeiro presidente do Grupo de Escoteiros 25 de Julho, em 1978.

Na década de 1980 foi vice-presidente da Liga Rondonense de Esportes em duas gestões, e fez parte da diretoria do Clube de Campo Roda D’água.

Teve atuação direta na instalação do curso de Educação Física da Unioeste, então Facimar.

Ainda foi um dos fundadores da Associação de Professores Rondonenses (APRON), na qual ocupou a presidência quando da confecção e registro do Estatuto, em 1988.

Também foi Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual Eron Domingues.