INDICAÇÕES APRESENTADAS NA 33ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 17/10/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 18/10/2022 10h10, última modificação 18/10/2022 10h10

 

INDICAÇÃO Nº 587/2022
Data: 11 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, elabore projeto e libere recursos que permitam a realização de melhoria na Escola Municipal Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego, assim como no Museu Histórico Padre José Gaertner, do Distrito de Porto Mendes, atendendo desta forma o pedido de alunos do educandário, apresentado durante visita realizada ao Poder Legislativo, no último dia 7.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize os setores competentes, em especial as Secretarias de Educação, Cultura e de Planejamento, a realizar duas importantes intervenções no Distrito de Porto Mendes.0

A primeira melhoria envolve a reforma do beiral do telhado da Escola Municipal Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego, já que o mesmo está em situação precária.

Por outro lado, a segunda melhoria diz respeito a reforma do Museu Padre José Gaertner, já que o local guarda a história do Município e da microrregião e carece de investimentos por parte do poder público local.

Sendo assim, estes Vereadores sugerem que a Municipalidade procure atender os presentes pleitos, formulados inicialmente pelos alunos do 3º ano da Escola Municipal Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego, durante visita realizada ao Poder Legislativo, no último dia 07 de outubro.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 11 de outubro de 2022.

PEDRO RAUBER
Vereador

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

RAFAEL HEINRICH
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

ARION NASIGHIL
Vereador

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 588/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, efetue uma nova pintura da sinalização horizontal na Avenida Maripá, em especial das travessias elevadas e lombadas, ampliando a segurança de todos que passam pela referida avenida da cidade rondonense.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realizar mais uma melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, a sugestão é para que seja realizada uma nova pintura da sinalização horizontal na Avenida Maripá, em especial das travessias elevadas e lombadas, ampliando assim a segurança de todos que passam por esta que é uma das principais avenidas de Marechal Cândido Rondon.

É preciso mencionar o fato de que a pintura da sinalização atual está apagada, não gerando a visibilidade necessária, o que amplia os riscos de acidentes.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e grande fluxo diário de veículos e pessoas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

----
INDICAÇÃO Nº 589/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação asfáltica de aproximadamente 900 na Rua Pastor Mário Hort, localizada na zona urbana da cidade rondonense, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto técnico visando a execução de mais uma obra de pavimentação, desta feita na zona urbana da cidade rondonense.

Visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere que a Municipalidade pavimente com asfalto cerca de 900 metros da Rua Pastor Mário Hort, conforme mapa em anexo.

Importante ressaltar que este Vereador já apresentou pedido semelhante neste ano, registrado através da Indicação nº 108/2022, 05 de março de 2022. Porém, diante da legislação em vigor, torna-se necessário apresentar novo pedido, desta feita objetivando a pavimentação asfáltica.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a necessidade de garantir ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 590/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, elabore projeto e libere recursos que permitam a instalação de uma academia ao livre na Praça João Luiz Sabka, localizada no Loteamento Sabka.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto técnico e a consequente liberação de recursos para instalação de uma academia ao ar livre na Praça João Luiz Sabka, localizada no Loteamento Sabka.

O objetivo é disponibilizar referido equipamento público com grande brevidade, estimulando a prática de atividades físicas e, consequentemente, melhorando a condição de centenas de munícipes rondonenses.

E isto poderia ser feito ao lado do parquinho infantil já instalado no local.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o desejo dos munícipes que residem no referido loteamento, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 591/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, execute um novo reperfilamento asfáltico em aproximadamente 110 metros da Rua XV de Novembro, iniciando na esquina com a Rua Porto Alegre até o seu final, no antigo acesso para o Orquidário Esplendor.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, a elaborar projeto e liberar recursos que permitam a execução de mais uma obra de pavimentação na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade execute um novo reperfilamento asfáltico em aproximadamente 110 metros da Rua XV de Novembro, iniciando na esquina com a Rua Porto Alegre até o seu final (rua sem saída), no antigo acesso para o Orquidário Esplendor.

A medida é necessária, já que o pavimento atual foi concluído em 2001 e está bastante deteriorado, causando transtornos aos munícipes que residem na referida via pública. Além disso, postergar a obra pode representar um sensível acréscimo de custos para o Município.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 592/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, elabore projeto e libere recursos que permitam a construção de meios-fios e a instalação de galerias de águas pluviais nas vias públicas do Bairro São Lucas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, iniciem os trâmites internos visando a execução de importantes melhorias no Bairro São Lucas.

O pedido é para que a Municipalidade viabilize a construção de meios-fios e a instalação de galerias de águas pluviais no referido bairro rondonense.

Cumpre ressaltar que a falta deste último equipamento tem gerado inúmeros transtornos aos munícipes, como o registrado na tarde do dia 13 de outubro, quando as águas pluviais invadiram residências, ocasionando muitos prejuízos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a grande densidade habitacional registrada no Bairro São Lucas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação, o que muito alegrará a comunidade que reside naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 593/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, viabilize a elaboração de projeto técnico e a consequente liberação de recursos que permitam a instalação de galerias de águas pluviais nas Ruas A e B da Vila Rural Santa Clara.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade, no caso a Secretaria de Planejamento, viabilize a elaboração de projeto técnico e a consequente liberação de recursos para a execução de mais uma obra na Vila Rural Santa Clara.

Desta feita, o pedido é para que a Municipalidade instale galerias de águas pluviais nas Ruas A e B da referida Vila Rural, oferecendo assim a correta destinação das águas e evitando, consequentemente, novos transtornos aos munícipes que lá residem.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o objetivo social encontrado na Vila Rural, criada por intermédio de um programa do Governo do Estado do Paraná, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 594/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, viabilize a execução de melhorias na sinalização horizontal, em especial a pintura da palavra “PARE” na Rua Deonato Schwab, mais precisamente na esquina com a Rua São Roque.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade, no caso a Secretaria de Mobilidade, viabilize a execução de mais uma melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

O pedido é para que a Municipalidade faça as adequações e melhorias devidas na sinalização horizontal da Rua Deonato Schwab, mais precisamente na esquina com a Rua São Roque.

Cumpre ressaltar que entre as necessidades encontradas no local está a pintura da palavra “PARE”, alertando os motoristas e motociclistas da via preferencial existente à frente, o que pode evitar a ocorrência de acidentes de trânsito e ampliar a segurança de todos, especialmente os ciclistas e pedestres que passam pelo referido ponto da cidade rondonense.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação, o que muito alegrará a comunidade que reside na referida via pública, assim como nas proximidades.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 595/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, instale uma tampa na parte superior e uma grade de proteção na lateral do bueiro existente na Rua Recife, mais precisamente em frente ao número 165, no Bairro Alvorada.
Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a executar uma simples, mas ao mesmo tempo importantíssima melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, é preciso que a Municipalidade toma as providências devidas visando instalar, com extrema urgência, uma tampa na parte superior e uma grade de proteção na lateral do bueiro existente na Rua Recife, mais precisamente em frente ao número 165, no Bairro Alvorada, facilitando a captação de água e retendo o acesso de animais ou objetos maiores.

Cumpre ressaltar que a situação atual é precária e carece de atenção do poder público, já que há relatos de quedas de pequenos animais que precisaram ser retirados da galeria de águas pluviais. Isso sem contar que pedestres também podem sofrer quedas, especialmente no período noturno, quando a visibilidade é menor.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida intervenção seja executada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---

INDICAÇÃO Nº 596/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a substituição da galeria pluvial existente na Rua Independência, mais precisamente na extensão de 100 metros localizada entre as ruas Minas Gerais e Goiás, bem em frente à Rodoviária Municipal.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando o pedido dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize o setor competente, no caso a Secretaria de Planejamento, a elaborar projeto e liberar recursos que permitam a realização de uma importante melhoria na região central da cidade rondonense.

Trata-se da limpeza e substituição da galeria pluvial existente na Rua Independência, mais precisamente na extensão de 100 metros localizada entre as ruas Minas Gerais e Goiás, bem em frente à Rodoviária Municipal.

Em dias de chuva, como registrados na última semana, em especial na tarde do dia 13 de outubro, o problema que já é antigo torna-se ainda mais crítico: o acúmulo das águas pluviais bem em frente à rodoviária gera inúmeros transtornos para centenas de munícipes.

Na opinião destes Vereadores, é necessário substituir a galeria atual por uma nova, oferecendo escoamento das águas tanto para a Rua Minas Gerais quanto para a Rua Goiás, o que resolveria este problema de forma definitiva.

Sendo assim, e considerando a justifica acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, objetivando que esta importante e necessária melhoria seja implementada ainda no decorrer deste ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 597/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que faça a substituição do abrigo coberto existente no ponto de ônibus da Rua Independência, nas proximidades com a esquina da Rua General Rondon, no Bairro Jardim Ana Paula, instalando no local uma estrutura nova que ofereça maior proteção aos usuários do transporte coletivo urbano.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria competente, faça a remoção da estrutura atual do abrigo existente no ponto de ônibus da Rua Independência, nas proximidades com a Rua General Rondon, no Bairro Jardim Ana Paula.

A sugestão é para que a Municipalidade instale no referido local uma estrutura nova, que possa oferecer maior proteção aos usuários do transporte coletivo urbano.

Conforme revelam algumas imagens em anexo, a estrutura atual é bastante antiga e precária, não protegendo os usuários contra a ação do tempo, motivo pelo qual é apresentada esta Indicação.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, o que muito alegrará os munícipes que residem naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 598/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, realize parceria com a entidade Lions Club Aliança, afim de intensificar as ações de testes preventivos gratuitos de acuidade visual com crianças do nosso município, inclusive estudando possibilidade de realização de programação nos educandários municipais.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Saúde, realize parceria com a entidade Lions Club Aliança, afim de intensificar as ações de testes preventivos gratuitos de acuidade visual com crianças do nosso município, inclusive estudando possibilidade de realização de programação nos educandários municipais.

Em parceria realizada na última programação do evento Pesca no Lago, o Lions Club Aliança em parceria com a empresa Casa das Joias, realizou uma triagem gratuita de acuidade visual e neste dia das mais de 60 crianças que realizaram o teste pelo menos 20 delas com idade entre 4 e 12 anos, foram selecionadas para atendimento com profissionais habilitados.

Por estes motivos acreditamos que seja muito importante e relevante para a prevenção da saúde pública do nosso município, especialmente na área de pediatria no que diz respeito a oftalmologia que esta ação seja abrangida.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que proporcionará exames preventivos para grande parte das crianças do nosso município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 599/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, realize uma completa roçada, a instalação de grade de proteção reforçada ou a instalação de manilhas para escoar as águas pluviais em frente Associação dos Técnicos Agrícolas no Guarani, pois existe ali uma grande vala aberta e devido as ervas daninhas não é possível visualizá-la.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize uma completa roçada, a instalação de grade de proteção reforçada ou a instalação de manilhas para escoar as águas pluviais em frente Associação dos Técnicos Agrícolas no Guarani, pois existe ali uma grande vala aberta e devido as ervas daninhas não é possível visualizá-la.

Conforme revelam as imagens em anexo, não é possível ver a vala quando o mato ao redor desta vala está alto, além disso se faz a urgente e necessária instalação desta grade, pois nesta associação ocorre vários eventos envolvendo comunidades locais.

Além disso, é possível perceber nas imagens que um veículo 4x4 caiu nesta vala pelos motivos já citados, e o mesmo foi presenciado por este vereador e também pelo Secretário Municipal de Administração, sr. Marcelo Portela em evento beneficente ocorrido no último dia 01/10/2022.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que proporcionará segurança evitando danos materiais aos munícipes que frequentam este local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 600/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realização de readequação de vaga para o transporte escolar em frente à Escola Bento Munhoz da Rocha Neto, localizada na rua Dom João VI, 1370.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a iniciar os trâmites necessários, visando o atendimento desta Indicação.

Cumpre ressaltar que as condições atuais do estacionamento dos ônibus escolares em frente a Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, oferece risco de atropelamentos e outros acidentes aos alunos, professores, pais, funcionários e demais pessoas da comunidade que utilizam o local.

Para tanto, solicitamos a readequação do espaço para o estacionamento dos ônibus escolares e a pintura do meio-fio, proibindo a parada de veículos naquele local.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 14 de outubro de 2022

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 601/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, viabilize a retirada da árvore situada no canteiro central da Avenida Maripá, nas proximidades da esquina com a Rua Amapá, já que a mesma está seca e oferece riscos aos veículos e motociclistas que passam pelo referido local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a realizar uma simples ação, mas ao mesmo tempo de grande importância.

Trata-se da retirada de uma árvore, já seca, situada no canteiro central da Avenida Maripá, nas proximidades da esquina com a Rua Amapá (em frente a antiga loja da Senna Veículos).

Cumpre ressaltar que a mesma oferece riscos tanto aos veículos quanto motocicletas que passam pelo referido local da cidade rondonense, justificando seu corte imediato.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 602/2022
Data: 14 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam o recape asfáltico de aproximadamente 100 metros da Rua Florianópolis, compreendido entre a Avenida Maripá e a Rua José Bonifácio.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos que permitam a execução de mais uma obra de recuperação do pavimento asfáltico na zona urbana da cidade rondonense.

Visando atender ao anseio de diversos munícipes que procuraram este Vereador nos últimos dias, é apresentado o pedido para que a Municipalidade execute um novo reperfilamento asfáltico em aproximadamente 100 metros da Rua Florianópolis, na extensão compreendida entre a Avenida Maripá e a Rua José Bonifácio.

Conforme revela a imagem em anexo, o pavimento atual está bastante precário, causando transtornos aos munícipes que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 14 de outubro de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 603/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, que realize a pintura, nas ciclovias localizadas nas avenidas, de setas indicativas de direção, em cada mão correspondente, visando orientar os ciclistas a seguirem o fluxo dos veículos, evitando assim a ocorrência de acidentes.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Mobilidade, realize a pintura, nas ciclovias localizadas nas avenidas, de setas indicativas de direção, em cada mão correspondente.

Referida solicitação se faz necessária tendo em vista que cada vez mais tem aumentado o número de colisões entre veículos e bicicletas, notadamente nos cruzamentos da Avenida Maripá. Tal situação ocorre em razão de que os ciclistas não observam a mão de cada ciclovia, muitas vezes guiando suas bicicletas no sentido oposto ao fluxo dos veículos em cada lado da avenida. Nas esquinas, tal situação se torna perigosa, pois é comum aos motoristas olhar apenas para o lado de onde vem o sentido dos veículos, não enxergando por vezes as bicicletas que seguem na mão contrária, causando choques cujos danos atingem notoriamente os ciclistas.

Desta forma, além de um programa educacional neste sentido, importante seria que o Executivo Municipal pintasse, ao longo das ciclovias nas avenidas onde há mão dupla, o sentido de cada uma delas, auxiliando os ciclistas a manterem a mesma direção dos veículos.

Neste sentido, apresenta-se a vertente Indicação, com as fotos em anexo servindo como sugestão, esperando o seu atendimento, o que muito beneficiará a comunidade rondonense, aumentando especialmente a segurança daqueles que trafegam pelo trânsito rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 604/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: indicamos ao Executivo Municipal a implantação de serviço especializado para atendimento de surdos – Central de Libras, na sede da Prefeitura Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia do presente ao Executivo Municipal, manifestando o pedido dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja realizada a implantação de serviço especializado para atendimento de surdos – Central de Libras.

A Central de Libras, é um serviço que visa facilitar o atendimento da população surda ou com deficiência auditiva que recorre aos serviços públicos municipais.

Indicamos a implantação deste serviço na sede da prefeitura municipal e na Unidade de Pronto Atendimento, que pode ser realizado através de vídeo chamada (empresa terceirizada), ou ainda, através da capacitação de servidores públicos que já fazem parte do quadro de funcionários públicos municipais para o atendimento presencial, conforme critérios do Executivo Municipal.

A luta deste público é de décadas e os avanços são vagarosos, a lei que institui a Libras é de 2002, e no sentido de incluir as pessoas que não escutam ou que escutam pouco no atendimento dos ambientes públicos, indicamos a implantação desta Central de Libras minimamente nos pontos citados.

Sendo assim, e considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a importância deste pedido, aguardamos o atendimento desta Indicação.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 17 de outubro de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 605/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: apresenta o pedido, em caráter de urgência, para que a Secretaria Municipal de Planejamento elabore projeto que permita quantificar o investimento necessário para instalação de uma ou até duas novas galerias de águas pluviais em parte da Avenida Rio Grande do Sul, o que possibilitará a atuação destes Vereadores junto ao Instituto Água e Terra (IAT) para liberação de tubos de concreto na dimensão e quantidade necessária para execução desta obra, com grande rapidez.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize o setor competente, no caso a Secretaria Municipal de Planejamento, a iniciar com extrema urgência a elaboração de um projeto que permita quantificar o investimento necessário para instalação de uma ou até duas novas galerias de águas pluviais em parte da Avenida Rio Grande do Sul.

As precipitações registradas na última semana revelaram, mais uma vez, que a galeria atual não suporta e não oferece a vazão necessária para escoar as águas pluviais na referida avenida, em especial na extensão compreendida a Rua Independência e as proximidades do lago municipal.

No entendimento destes Vereadores, é preciso primeiro concluir a elaboração do projeto técnico, apontando as necessidades para o local, o que permitirá a atuação destes Vereadores junto ao Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Estado, para liberação de tubos de concreto na dimensão e quantidade necessária para execução desta obra, com grande rapidez.

Sendo assim, e considerando a justifica acima apresentada, e antes que novos prejuízos e transtornos sejam causados para dezenas de empresários e munícipes rondonenses, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, objetivando que esta importante e necessária melhoria seja implementada com extrema urgência.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

PEDRO RAUBER
Vereador

RAFAEL HEINRICH
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 606/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize operação Tapa Buracos na Rua Gernot Reuter esquina com Dr. Seyboth, devido às más condições da via naquele local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação Tapa Buracos na Rua Gernot Reuter esquina com Dr. Seyboth, devido às más condições da via naquele local.

Esta é uma das vias de acesso ao Parque Industrial II e por este motivo seria importante a realização dessa ação, afim de proporcionar melhores condições de trafegabilidade aos cidadãos que utilizam esta via.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que proporcionará maior segurança aos munícipes que trafegam neste local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 607/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize operação Tapa Buracos na Rua Pernambuco, entre a Rua José Bonifácio e Av. Maripá, especialmente na faixa de rolagem de acesso a conversão a direita para quem adentrará a Avenida.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize operação Tapa Buracos na Rua Pernambuco, entre a rua José Bonifácio e Av. Maripá, especialmente na faixa de rolagem de acesso a conversão a direita para quem adentrará a Avenida.

Entendemos perfeitamente que devido ao grande volume de chuvas registrado nos últimos dias, estas ocasionam grandes problemas na malha asfáltica. No sentido de contribuir citando alguns pontos de tráfego intenso, este seria um dos locais que teria necessidade urgente desta manutenção na via pública.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que proporcionará maior segurança aos munícipes que trafegam neste local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador


---
INDICAÇÃO Nº 608/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: sugere para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, tome as providências devidas visando a limpeza dos terrenos pertencentes à Municipalidade e que ficam localizados ao lado do campo de futebol do Bairro Augusto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a realizar uma importante intervenção na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, e visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere que a Municipalidade efetue a limpeza dos terrenos pertencentes à Municipalidade e que ficam localizados ao lado do campo de futebol do Bairro Augusto.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação é precária e tem gerado inúmeros transtornos aos munícipes que residem nas proximidades, tanto no que tange ao surgimento de animais peçonhento, quanto na utilização do local para esconder objetos após a prática de furtos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 609/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: sugere para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, efetue a limpeza das áreas dos passeios públicos localizadas no Jardim Guaíra, em especial na lateral da antiga unidade industrial da Sperafico, hoje administrada pela Copagril.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a tomar as providências devidas para realizar mais uma melhoria na zona urbana desta cidade.

Na última semana, este Vereador recebeu alguns pedidos oriundos de munícipes que residem no Jardim Guaíra, onde os mesmos relataram a precariedade e a situação de abandono de algumas áreas destinadas ao passeio público, em especial na lateral da antiga unidade industrial da Sperafico, atualmente administrada pela Copagril.

O ideal seria promover o corte e a limpeza das ervas daninhas, impedindo desta forma o surgimento e a proliferação de animais peçonhentos, além de ampliar a segurança dos munícipes que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 610/2022
Data: 17 de outubro de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, crie um programa municipal para coleta, armazenamento e destinação final de pneus usados e/ou inservíveis, atualmente depositados em borracharias.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a iniciar os trâmites internos visando a criação de um novo programa municipal.

A ideia é contar com um programa específico para coleta, armazenamento e destinação final de pneus usados e/ou inservíveis, atualmente depositados em borracharias.

Estas possuem espaços limitados de armazenamento, sendo que o volume de material a ser descartado é muito maior. Fora isso, é preciso mencionar a dificuldade para realizar o descarte quando o volume depositado não atende o interesse das empresas que atuam no setor, pois estas dificilmente realizam pequenas coletas.

Desta forma, é preciso ressaltar que a criação de um espaço apropriado para armazenamento de pneus inservíveis resolveria este problema, evitando, inclusive, que alguns pneus fiquem expostos a ação do tempo, combatendo desta forma a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue).

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 17 de outubro de 2022.

PEDRO RAUBER
Vereador