INDICAÇÕES APROVADAS NA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 16/05/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 17/05/2022 08h20, última modificação 17/05/2022 08h16

 

INDICAÇÃO Nº 291/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realize campanha com ações, alusiva a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana do mês de junho.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realize campanha com ações, alusiva a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana do mês de junho.

Desde 1981, o Brasil tem uma semana inteira dedicada a gerar uma maior conscientização sobre os problemas ambientais e a importância de adotar medidas para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. A semana inicia no dia primeiro de junho e vai até o dia 5, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segue abaixo algumas maneiras de contribuir para proteger o meio ambiente:
- Evitar desperdício de alimentos;
- Compostagem doméstica;
- Cultivar alimentos orgânicos em casa;
- Reciclar o lixo corretamente;
- Apoiar produtores locais;
- Descarte consciente de móveis e eletrodomésticos;
- Reduzir o uso excessivo de plástico;
- Escolha de produtos com baixo impacto ambiental;
- Conhecer e apoiar ONGs que atuam na causa ambiental.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que reforça o hábito da população com o cuidado nosso meio ambiente.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 292/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, realize melhorias na sinalização horizontal e vertical da Rotatória da Bandeira, pois muitos condutores não estão respeitando a conversão em duas faixas neste ponto do trânsito de nossa cidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, realize a sinalização horizontal e vertical da Rotatória da Bandeira, pois muitos condutores não estão respeitando a conversão em duas faixas neste ponto do trânsito de nossa cidade.

Tem ocorrido a todo momento, muita imprudência por parte dos condutores que invadem geralmente a faixa da esquerda dentro da rotatória, “Cortando a Frente” dos condutores que juntos adentraram na rotatória.

Para minimizar este problema é necessária uma sinalização mais efetiva, tanto horizontal quanto vertical, para melhor orientar os condutores.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito ajudará este setor tão importante do nosso município.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 293/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde e setor de Comunicação, realize campanha “Saúde sem Falta” com ações voltadas para reduzir as faltas as consultas e exames médicos em nosso município.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Comunicação, realize campanha “Saúde sem Falta” com ações voltadas para reduzir as faltas as consultas e exames médicos em nosso município.

Conforme revela os dados das últimas audiências públicas da saúde além da resposta dada através do requerimento 25/2022 de minha autoria, o número de faltantes a exames e consultas é muito grande em nosso município e como alternativa de amenizar estes dados, sugerimos que a Secretaria de Saúde busque criar uma campanha publicitária de conscientização da população dizendo que as faltas custam ao poder público e consequentemente para a própria população que paga esse preço.

Em outros municípios, a exemplo de Campo Bom – RS, foi desenvolvido campanha com o tema “Saúde sem Falta” onde foram realizadas ações com a distribuição de panfletos nos postos de saúde e bairros, mas que poderia ser ampliado para a criação de vídeos de impacto sobre o médico que estava em seu aguardo para uma consulta poderia estar atendendo outra pessoa em caso de urgência. Isto é apenas um exemplo de como poderia ser feito um vídeo para impactar as pessoas a não faltarem em suas consultas e exames quando marcado.

Outra ação que pode ser adotada com maior abrangência é os contatos por redes sociais como o Whatsapp alertando as pessoas dos horários das suas consultas e junto pedir para que confirme a presença nas consultas.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que possibilitará economias no setor da saúde e maior celeridade nos atendimentos dos casos em urgência.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 294/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação com pedras irregulares da estrada rural que margeia o aeroporto municipal Ruben Berta e permite a ligação entre o Loteamento Barcelona e o acesso para a Linha Boa Vista, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos visando a execução de mais uma obra de pavimentação rural.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade viabilize a pavimentação da estrada rural que margeia o aeroporto municipal Ruben Berta, ligando o Loteamento Barcelona até o acesso para a Linha Boa Vista, conforme mapa em anexo.

Cumpre ressaltar que a melhoria pretendida abrange uma extensão de aproximadamente 1.500 metros, o que traria sensível melhora na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses, tanto daqueles que residem na Linha Boa Vista quanto daqueles residentes no Loteamento Barcelona.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da elaboração do competente projeto, objetivando quantificar os investimentos necessários para execução desta importante obra.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 295/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize uma completa reforma da ponte de madeira existente no acesso para a propriedade de Armindo Bellé, localizada em Vila Curvado, além de viabilizar a colocação de solo-brita para melhorar as condições de trafegabilidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar duas importantes melhorias em Vila Curvado.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, é necessária a intervenção do Poder Público local no sentido de realizar uma completa reforma na ponte de madeira existente no acesso para a propriedade de Armindo Bellé. Muitas tábuas estão com sua integralidade comprometida, gerando riscos para todos que passam pelo referido local.

Por outro lado, e visando melhorar as condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, este Vereador apresenta a sugestão para que a Secretaria de Infraestrutura viabilize a colocação de solo-brita na referida estrada rural.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução destas duas importantes melhorias para a comunidade de Vila Curvado, em especial aos produtores rurais que residem nas proximidades.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 296/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, efetue a limpeza do campo de futebol e arredores da Associação de Moradores do Jardim Alvorada.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a realizar uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

A presente sugestão visa atender ao anseio dos integrantes da Associação de Moradores do Jardim Alvorada, que carecem do apoio do poder público local para efetuar a limpeza do campo de futebol e das áreas do passeio público, localizadas ao lado.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação é precária e vem causando transtornos para a comunidade, especialmente aos munícipes que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo da execução desta importante e necessária melhoria, se possível já nos próximos dias, o que muito alegrará os rondonenses que residem no Jardim Alvorada.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 297/2022
Data: 12 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, execute melhorias na sinalização horizontal da zona urbana, em especial nos cruzamentos com vias preferenciais, buscando assim ampliar a segurança de todos que trafegam pelas vias urbanas de Marechal Cândido Rondon.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, a realizar uma importante e necessária melhoria na zona urbana.

Considerando a recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, que acabou culminando na remoção dos dispositivos de reflexão (catadióptricos) existentes nos cruzamentos com vias preferenciais, torna-se necessária a intervenção do Poder Público local no sentido de ampliar a segurança de todos que trafegam pelas vias urbanas de Marechal Cândido Rondon.

E isto poderia ser feito com a pintura da palavra “PARE” ou de símbolo “dê a preferência” em todos os cruzamentos com vias preferencias, iniciando pela região central e estendendo referida melhoria para todos os bairros.

Tal medida, ainda que simples, pode contribuir e evitar a ocorrência de acidentes de trânsito.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante e necessária melhoria, se possível já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 298/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que providencie melhorias na quadra poliesportiva da Escola Municipal Criança Feliz, especialmente a imediata substituição das lâmpadas que se encontram sem funcionamento.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie melhorias na quadra poliesportiva da Escola Municipal Criança Feliz, especialmente a imediata substituição das lâmpadas que se encontram sem funcionamento.

Referida sugestão atende ao anseio da comunidade escolar do referido educandário, que reclama das más condições de utilização da quadra poliesportiva coberta existente no local. Conforme relatam, existem diversas melhorias que necessitam ser implementadas com urgência, visando trazer mais conforto e segurança para as crianças e professores que se dela utilizam.

Contudo, é ainda mais urgente a substituição da sua iluminação, que encontra-se praticamente toda queimada e/ou sem funcionamento. Tal situação tem trazido prejuízos para a comunidade, notadamente para aquelas crianças que participam dos projetos existentes na Escola Municipal Criança Feliz em horários alternativos, fora da jornada escolar.

Desta feita, através da presente proposição indica-se ao Executivo Municipal que atenda a presente solicitação, promovendo as melhorias indicadas pela comunidade na quadra coberta da Escola Municipal Criança Feliz, especialmente a substituição da iluminação atualmente existente e com problemas, o que trará benefícios para os cidadãos rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 299/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, elabore projeto e libere recursos que permitam a colocação de calçada em torno da pedra irregular que liga as ruas Criciúma e Bituruna, passando em frente a Comunidade Católica do Distrito de Porto Mendes.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias Municipais de Planejamento e de Infraestrutura, a realizar uma importante melhoria na sede distrital de Porto Mendes.

Neste momento, a sugestão é para que a Municipalidade viabilize a colocação de calçada em torno da pedra irregular que liga as ruas Criciúma e Bituruna, passando em frente a Comunidade Católica do Distrito.

O objetivo é implementar referida melhoria numa extensão aproximada de 600 metros, melhorando as condições de uso por parte dos pedestres e revertendo em maior segurança e qualidade de vida para centenas de munícipes rondonenses.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que esta importante melhoria seja executada com grande brevidade, o que muito alegrará a comunidade que reside no Distrito de Porto Mendes.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 300/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, efetue o corte de grama e limpeza da área do parquinho infantil do Bairro São Matheus.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma simples, mas ao mesmo tempo importante intervenção na zona urbana.

Conforme revelam as imagens em anexo, há a evidente necessidade de intervenção do Poder Público local no sentido de realizar o corte da grama e a limpeza da área destinada ao parquinho infantil, no Bairro São Matheus.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da ação ora pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada já nos próximos dias, o que muito alegrará os munícipes que residem no Bairro São Matheus.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 301/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, efetue o corte de grama e limpeza da área destinada ao passeio público na Rua 13 de Setembro, no Bairro São Francisco, conforme fotos em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar outra importante iniciativa na zona urbana.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a presente Indicação visa sugerir ao Executivo Municipal o corte de grama e a limpeza da área destinada ao passeio público na Rua 13 de Setembro, no Bairro São Francisco.

Cumpre ressaltar que a situação é precária e vem causando transtornos aos munícipes que residem no referido bairro rondonense.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da ação ora pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada já nos próximos dias, o que muito alegrará os munícipes que residem no Bairro São Francisco.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador


---
INDICAÇÃO Nº 302/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria competente, faça a limpeza no entorno da quadra coberta da Escola Ana Paula, pois devido ao mato existente está aparecendo insetos dentro da quadra, sendo que a sugestão é para que seja instalada calçada ou plantada grama no referido local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo a tomada de providência por parte do setor competente, em caráter de urgência, visando a imediata limpeza no entorno da quadra coberta da Escola Ana Paula.

Devido ao mato existente no local, há relatos de que estão aparecendo insetos dentro da quadra, e a sugestão deste Vereador é para que a Municipalidade viabilize a colocação de calçada, ou então o plantio de grama.

Em tempo, cumpre ressaltar ainda a presente sugestão é originária de pais de alunos e de professores do referido educandário, já que a situação é precária, conforme revela a foto em anexo.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, que beneficiará toda uma comunidade escolar, bem como os moradores do entorno.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 303/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, viabilize a realização de uma melhoria na Rua Helmuth Priesnitz, em especial a instalação de grades nas canaletas de escoamento de águas pluviais localizada numa das margens da referida via pública, no Loteamento Raquel Malhas.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o setor competente realize uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria na Rua Helmuth Priesnitz.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade instale grades nas canaletas de escoamento de águas pluviais, localizada na margem direita (sentido norte/sul), no Loteamento Raquel Malhas.

Cumpre ressaltar que a falta deste equipamento público tem gerado transtornos e até facilitado a ocorrência de acidentes de trânsito, justamente porque não há qualquer proteção na referida margem da Rua Helmuth Priesnitz.

Diante do exposto, requer-se ao Executivo que adote os procedimentos cabíveis para realizar a melhoria no local supracitado, o que muito beneficiará a população que diariamente transita no local.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 304/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, viabilize a instalação de placas indicativas de Linhas e Localidades em todos os principais acessos, conforme modelo em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, a avaliar a possibilidade de instalar placas indicativas de Linhas e Localidades, em todos os principais acessos que ainda não contam com referido equipamento público.

A ideia é utilizar como modelo a foto em anexo, facilitando a visualização por parte de todos que circulam pelo interior, especialmente aqueles que trabalham no fornecimento diário de insumos e no escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Por outro lado, a instalação destes equipamentos facilitaria, também, que os munícipes que residem na zona urbana, ou mesmo visitantes, consigam encontrar a localidade desejada, especialmente em dias festivos e de eventos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo execução desta importante melhoria, o que muito alegrará toda a comunidade local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 305/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realize a poda de árvores localizadas na Rua Paraíba, em especial aquelas situadas em frente ao prédio do Fórum.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realize uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria na Rua Paraíba.

A presente sugestão visa apresentar o pleito para que seja realizada a poda de árvores situadas em frente ao prédio do Fórum Desembargador Arthur Heráclico Gomes Filho, já que muitos galhos avançam sobre a rede de energia e, alguns, chegaram a cair sobre veículos ali estacionados.

Ressalta-se, ainda, a existência de protocolos anteriores, pleiteando a mesma melhoria.

Diante do exposto, requer-se ao Executivo que adote os procedimentos cabíveis para realizar a melhoria no local supracitado, o que muito beneficiará a população que diariamente transita no local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 306/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento, Mobilidade e Infraestrutura, viabilize o fechamento das laterais e fundo do abrigo coberto existente no ponto de ônibus do Bairro Boa Vista, nas proximidades do Posto Tonin.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, sugerindo que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento, Mobilidade e Infraestrutura, a iniciarem os trâmites internos visando a elaboração de projeto, com a consequente liberação de recursos que permitam a execução de uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria.

Visando atender ao anseio da comunidade, este Vereador sugere que a Municipalidade viabilize o fechamento das laterais e do fundo do abrigo coberto existente no ponto de ônibus do Bairro Boa Vista, nas proximidades do Posto Tonin.

Conforme revela a foto em anexo, a estrutura atual é totalmente aberta, não oferecendo grande proteção aos usuários do transporte público, especialmente em dias chuvosos ou de muito frio.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que alegrará um grande número de munícipes rondonenses que residem naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 307/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, viabilize a instalação de dois redutores de velocidade, ou então de uma travessia elevada e um redutor, além da pintura de faixa de pedestres na Rua 9 de Agosto, visando assim ampliar a segurança de todos que trafegam diariamente pela referida via pública.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, sugerindo que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade, a iniciar os trâmites internos que permitam a realização de duas ou três intervenções na Rua 9 de Agosto.

Considerando ser esta uma importante via de circulação entre as Avenidas Maripá e Irio Jacob Welp, muito em razão da sede administrativa da Copagril, torna-se necessária a intervenção do Poder Público local no sentido de ampliar a segurança de todos que trafegam diariamente pela referida via pública, já que muitos veículos e motocicletas excedem o limite de velocidade, sendo que há relatos até mesmo de “rachas” no local.

É necessário ressaltar, ainda, a presença de caminhões de grande porte que precisam realizar manobras para acessar ou deixar a balança da Copagril, ampliando ainda mais os riscos de acidentes.

A sugestão é para a Municipalidade instale dois redutores de velocidade, ou então de uma travessia elevada e um redutor, além da pintura de uma faixa de pedestres em frente a unidade administrativa da cooperativa.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, atendendo assim ao anseio de um grande número de munícipes rondonenses que todos os dias trafegam pela Rua 9 de Agosto.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

PEDRO RAUBER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 308/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a realização de reforma predial ou alteração do endereço do Museu Histórico Padre José Gaertner, no Distrito de Porto Mendes, oportunizando um espaço mais adequado para exposição da história do Município de Marechal Cândido Rondon.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão destes Vereadores que abaixo subscrevem para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial, a Secretaria de Cultura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

A presente matéria trata da realização de reforma predial ou alteração do endereço do Museu Histórico Padre José Gaertner, no distrito de Porto Mendes, oportunizando um espaço mais adequado para exposição da história do Município de Marechal Cândido Rondon.

Consideramos para apresentação desta indicação, as condições atuais do prédio que abriga o Museu e a nossa história, o desgaste da infraestrutura predial, a pintura, a iluminação, e ainda, a falta de uma ação ou projeto específico que incentive a visitação ao local.

O Museu possui aproximadamente 1.158 objetos, entre elas alguns artefatos indígenas, objetos da história do antigo Porto Mendes Gonçalves (início do século XX), e da colonização do município de Marechal Cândido Rondon e região.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida e conhecimento cultural da população rondonense, estes Vereadores aguardam deferimento.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 309 /2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, através das secretarias de Infraestrutura e Mobilidade, a realização de tapa buracos e melhorias na sinalização horizontal e das faixas de pedestres nas esquinas Rua Espirito Santo com Dom Pedro I, próximo ao Colégio Rui Barbosa.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, a realizar o trabalho necessário para o atendimento desta Indicação.

O cruzamento citado é ponto importante de passagem de pedestres e ciclistas, que se deslocam no sentido Centro/Bairro e Bairro/Centro, em especial, crianças e adolescentes que circulam nesse sentido para ir e vir as escolas localizadas no Centro, nos horários de maior fluxo de veículos.

Visando atender ao anseio de munícipes, a sugestão é para que a municipalidade realize “tapa buracos” na rua Dom Pedro I, mais precisamos nos cantos, próximo ao meio-fio, onde existem buracos, bem como na travessia elevada localizada na rua Espirito Santo. E ainda, realize nova pintura das faixas de pedestres, contribuindo para o fluxo adequado do trânsito no local.

Cumpre ressaltar que o atendimento deste pleito, facilitará a correta utilização do cruzamento, ampliando a segurança de todos, evitando acidentes e promovendo o bem-estar dos rondonenses.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 310/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, em especial ao SAAE, que amplie os esforços visando integrar na rede de esgoto toda a região do Lajeado Guavirá, em especial os Loteamentos Berwanger, Muller, Mees, Girassol, Hanuch e Port II, Rainha, Imperial, Suíça e Nova América, assim como o Jardim Botânico, Flamengo, Tiroleza, Freitag, Radke, Elio Winter, Neitzke, Espelho das Águas e Florianópolis, aproveitando inclusive o caimento favorável para a estação de tratamento.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal e ao Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta a realizarem o trabalho necessário para o atendimento desta importante Indicação.

Desta feita, este Vereador apresenta o pedido para que a Municipalidade e a autarquia de água e esgoto ampliem os esforços, objetivando integrar com brevidade na rede de esgoto de toda a região do Lajeado Guavirá.

Desta forma, podem ser beneficiados os Loteamentos Berwanger, Muller, Mees, Girassol, Hanuch e Port II, Rainha, Imperial, Suíça e Nova América, além do Jardim Botânico, Flamengo, Tiroleza, Freitag, Radke, Elio Winter, Neitzke, Espelho das Águas e Florianópolis.

Ou seja, a medida ora sugerida compreenderia desde o Alto da Boa Vista até o Bairro Botafogo, aproveitando, inclusive, o caimento favorável para a estação de tratamento de esgoto do SAAE.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 311/2022
Data: 16 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal que intensifique os investimentos no Parque de Lazer Anita Wanderer, em especial na orla da prainha, incluindo melhorias com areia, reforma da ilha de pedras, paisagismo, plantio de grama e árvores, nivelamento, entre outras ações que beneficiem a população local e os visitantes do Distrito de Porto Mendes.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta a realizarem o trabalho necessário para o atendimento desta importante Indicação.

Neste momento, e considerando a situação atual encontrada na orla da prainha do Parque de Lazer Anita Wanderer, este Vereador sugere que a Municipalidade realize diversas melhorias no local, entre as quais: colocação de areia, nivelamento, reforma da ilha de pedras, paisagismo, plantio de grama e de árvores, entre outras melhorias que possam beneficiar tanto a população local quanto os visitantes do Distrito de Porto Mendes.

E o ideal seria realizar estes investimentos desde agora, no período de baixa temporada, não deixando chegar a época de verão para fazer grandes intervenções no local, o que por si só pode gera transtornos ou até mesmo afasta o público do local.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 16 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador