INDICAÇÕES APROVADAS NA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 16/05/2023

por Cristiano Marlon Viteck publicado 16/05/2023 09h10, última modificação 16/05/2023 09h10

 

INDICAÇÃO Nº 314/2023
Data: 09 de maio de 2023

Ementa: reitera o pedido para que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Educação, execute melhorias pontuais na estrutura física da Escola Municipal São João Batista, localizada no Distrito de Novo Três Passos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Educação, execute melhorias pontuais na estrutura física da Escola Municipal São João Batista, localizada no Distrito de Novo Três Passos.

Recentemente, através da Indicação de nº 176/2023, de 24 de março de 2023, este Vereador apontou a necessidade de realização de diversas intervenções estruturantes no referido educandário. Referido documento, inclusive, segue em anexo.

Porém, de forma emergencial, é preciso que a Municipalidade viabilize a substituição das calhas do telhado, já que algumas estão em estado precário de conservação, gerando inúmeros transtornos.

Por outro lado, o educandário carece de melhorias no cabeamento da sala de informática, assim como a mudança de local do filtro de água para uso dos alunos.

Além disso, a Municipalidade precisa substituir diversas lâmpadas queimadas ou que apresentam baixa luminosidade, instalando novas unidades, preferencialmente de LED.

Já em relação ao telhado, este Vereador sugere a realização de reparos provisórios até que uma nova estrutura seja instalada, resolvendo o problema em definitivo.

Outra situação envolve o banheiro, onde precisa ser instalada uma cama para troca de fralda em portadores de necessidades especiais, assim como a construção de rampas de acesso na estrutura interna do educandário.

Por fim, e considerando a alteração do padrão de energia, que ampliou a carga de 40 para 150 amperes, se faz necessária a revisão de toda a rede elétrica, em especial dos aparelhos de ar condicionado.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a importância do pedido para toda a comunidade escolar, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a comunidade escolar do São João Batista, de Novo Três Passos.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 09 de maio de 2023.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 315/2023
Data: 10 de maio de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento e do Setor de Licitações, procure agilizar os trâmites do processo licitatório visando realização de reformas nos ginásios de esportes dos Distritos de Margarida, Iguiporã e Porto Mendes.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem, para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento e o Setor de Licitações, a agilizar os trâmites administrativos do processo licitatório visando a realização de reformas nos ginásios de esportes dos Distritos de Margarida, Iguiporã e Porto Mendes.

Inicialmente, é preciso destacar que já foram apresentadas Indicações sugerindo a execução de diversas melhorias. Porém, é preciso concentrar os esforços na parte administrativa, para que as obras ocorram com brevidade.

Entre as intervenções necessárias para o momento, podem ser citadas a execução de melhorias nas coberturas, pintura das paredes, reparos em grades e banheiros, além do piso das quadras, entre outras.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, a fim de agilizar os trâmites internos para que as melhorias acima citadas sejam implementadas com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 10 de maio de 2023.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 316/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a realização de uma operação “tapa-buracos” na estrada rural da Linha Palmital, utilizando pavimento asfáltico no preenchimento para garantir ótimas condições de trafegabilidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma melhoria pontual na estrada rural da Linha Palmital.

Considerando que referida via rural apresenta vários buracos no pavimento poliédrico, este Vereador entende que a medida mais adequada seria a realização de uma operação “tapa-buracos” utilizando pavimento asfáltico.

A medida visa corrigir as imperfeições, garantindo ótimas condições de trafegabilidade tanto para os produtores rurais que residem nas proximidades como aos profissionais que atuam no fornecimento diário de insumos e no escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo das melhorias pretendidas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo assim que referida ação governamental seja implementada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 317/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a instalação de grades de proteção nas laterais da ponte localizada nas proximidades da Associação de Moradores da Linha Campo Sales, ampliando a segurança de todos que passam pelo referido local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma melhoria pontual na Linha Campo Sales.

Visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere que a Municipalidade viabilize a instalação de grades de proteção nas laterais da ponte localizada nas proximidades da Associação de Moradores da Linha Campo Sales. O objetivo é ampliar a segurança de todos que passam pelo referido local, visto que atualmente há pouca proteção.

Em tempo, é preciso ainda ressaltar que as grades a serem instaladas não devem ter mais de um metro de altura, para não dificultar ou até mesmo impedir a passagem de maquinários agrícolas.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo das melhorias pretendidas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a comunidade rondonense que reside na referida região.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 319/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, execute melhorias com a instalação de uma tampa na boca de lobo situado na lateral da ciclovia da Avenida Irio Jacob Welp, nas proximidades coma Rua Rosalino Bellé.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão deste Vereador para que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

Desta feita, a sugestão ora apresentada é para que a equipe da Municipalidade viabilize a instalação de uma tampa na boca de lobo situada na lateral da ciclovia existente na Avenida Irio Jacob Welp, nas proximidades com a Rua Rosalino Bellé.

Na opinião deste Vereador, a medida é mais do que necessária, visto que a falta deste equipamento público pode ocasionar a queda de pessoas e de pequenos animais.

Visando facilitar a localização e até mesmo ilustrar a precariedade do equipamento atual, segue em anexo algumas imagens apontando a evidente necessidade de intervenção do poder público local.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo das melhorias pretendidas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 320/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a execução de melhorias com recape asfáltico na Rua Mem de Sá, mais precisamente na extensão compreendida entre as ruas Paraíba e Belém.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido para que a Municipalidade, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a execução de uma importante melhoria na zona urbana da cidade rondonense.

A ideia é oferecer melhores condições de trafegabilidade na Rua Mem de Sá, especificamente na extensão compreendida entre as ruas Paraíba e Belém, o que pode ser feito através de um novo recape asfáltico, eliminando as imperfeições ali existentes.

O objetivo deste pleito é melhorar as condições de trafegabilidade e, consequentemente, a qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses, especialmente daqueles que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que a execução deste recape asfáltico seja realizado já nos próximos meses.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 321/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, a realização de melhorias nas galerias de água pluvial localizadas na Rua das Camélias, próximo a Agropecuária Campo Forte.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando a manifestação do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento da mesma.

A presente matéria trata da realização de melhorias nas galerias de águas pluviais localizadas na rua das Camélias, próximo a agropecuária Campo Forte. A galeria se encontra quebrada, com a grade de ferro solta e alguns pedaços pontiagudos de ferro oferecendo risco acentuado de acidentes.

Consideramos nesta Indicação a manifestação da comunidade local, diante dos riscos associados, em especial pela grade de galeria estar solta, permitindo que uma pessoa possa cair na galeria (foto anexa), em dias chuvosos com grande volume de água.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 322/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realize um torneio/campeonato municipal de Beach Tennis, no Lago Municipal Rodolfo Rieger ou em Parceria com as arenas de Beach Tennis de nosso Município.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realize um torneio/campeonato municipal de Beach Tennis, no Lago Municipal Rodolfo Rieger ou em Parceria com as arenas de Beach Tennis de nosso município.

O Beach Tennis é um esporte que foi criado em meados de 1987 na Província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.

A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas como Marechal Cândido Rondon, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.

Por este motivo e pelo crescimento do esporte em nosso município, acreditamos que um amplo evento esportivo desta modalidade iria impulsionar ainda mais este esporte em nosso município.

Sendo assim, e considerando a importância do pedido, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, afim de promover o beach tennis amplamente em nosso Município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 323/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, agilize os trâmites visando a elaboração de projeto e a liberação de recursos que permitam o alargamento da ponte existente sobre o Rio Marrecos, na rodovia municipal que liga Margarida ao Distrito de São Roque, ampliando assim a segurança de todos que trafegam pela rodovia municipal.

Senhor Presidente,

Requer-se que, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada uma cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, para que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, a agilizarem os trâmites que permitam a elaboração de projeto e a liberação de recursos para realizar o alargamento da ponte na rodovia Margarida a São Roque sobre o rio Marrecos.

Cumpre ressaltar que referido pedido, trata-se do alargamento da ponte existente sobre o rio Marrecos, visando atender aos anseios de diversos produtores rurais, pois a ponte atual apresenta uma largura reduzida, o que dificulta a passagem de veículos maiores, como máquinas agrícolas, caminhões para transporte de insumos e escoamento da produção agrícola e agropecuária, e também aos ônibus.

A referida sugestão é uma medida que irá melhorar a trafegabilidade na região, garantindo mais segurança e conforto aos motoristas que circulam pela rodovia municipal que liga o Distrito de Margarida a São Roque.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, bem como o fato da atual ponte ser muito estreita, o que amplia os riscos de acidentes, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo a execução desta importante e necessária melhoria no curso deste ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 324/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize a remoção imediata da terra que invadiu o acostamento da Rodovia Antônio Krenchinski, que conecta a sede de Marechal Cândido Rondon aos distritos de Margarida e São Roque, a fim de prevenir possíveis acidentes, ademais, também é necessário promover a limpeza e adequação do acostamento para o correto escoamento das águas pluviais.

Senhor Presidente,

Requer-se que, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada uma cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, para que realize a limpeza com retirada de terra e adequação do acostamento para o correto escoamento das águas pluviais de toda a Rodovia Antônio Krenchinski, que conecta a sede de Marechal Cândido Rondon aos distritos de Margarida e São Roque.

Referida sugestão atende ao anseio de moradores daquela região que fazem uso frequente da Rodovia Antônio Krenchinski e que estão cobrando para que seja realizado a remoção imediata da terra que invadiu o acostamento da via. A presença deste material sobre a pista pode ocasionar acidentes, o que tem deixado os usuários da rodovia preocupados com a segurança.

Desta forma, é importante que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura realize está importante manutenção da via pública, através da remoção da terra, limpeza e adequação do acostamento para garantir o correto escoamento das águas, o que evitará possíveis acidentes no local.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, o que alegrará diversas rondonenses usuários da rodovia.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 325/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize a roçada e limpeza das margens e a manutenção da estrada rural na Linha Glória, nas proximidades da Granja Horn até o Distrito de São Roque, considerando a dificuldade de trânsito no local, conforme fotos em anexo.

Senhor Presidente,

Requer-se que, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada uma cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, para que realize a roçada e limpeza das margens e a manutenção da estrada rural na Linha Glória, nas proximidades da Granja Horn até o Distrito de São Roque.

Referida sugestão é uma medida necessária devido à dificuldade de trânsito no local, pois a vegetação está comprometendo a trafegabilidade e a segurança dos motoristas que circulam pela estrada rural. Além disso, a manutenção da estrada é fundamental para garantir o acesso dos produtores rurais ao escoamento de produção agrícola.

Desta forma, é importante que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura realize a manutenção da estrada rural, através da limpeza e manutenção da estrada para garantir a segurança e bem-estar da população local.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal, o que alegrará diversas rondonenses usuários da estrada rural.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

VANDERLEI CAETANO SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 326/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que realize melhorias na estrada rural da Linha Belmonte.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, realize melhorias na estrada rural da Linha Belmonte.

Referida sugestão atende ao pedido de moradores e produtores do mencionado local, os quais reclamam que diversos trechos da Linha Belmonte encontram-se com a pavimentação prejudicada, por exemplo, no acesso à linha e também nas proximidades da propriedade do Sr. Hugo Eifert.

Sendo assim, sugere-se ao Executivo Municipal que providencie melhorias em toda a estrada rural da Linha Belmonte, notadamente nos pontos que mais demandam intervenção, com a correção da pavimentação poliédrica e o cascalhamento de trechos mais críticos, de forma a facilitar o deslocamento de moradores e auxiliar no escoamento da produção.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 327/2023
Data: 12 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto e execute obra de pavimentação ou de pedras poliédricas nos trechos que seguem.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente elabore projeto e execute obra de pavimentação ou de pedras poliédricas nos trechos abaixo, no Distrito de Novo Horizonte:

O local, atualmente, possui cascalhamento que, pelo desgaste natural do tempo, necessita de reparos. Ocorre que, pelas atuais condições, as vias também seriam hábeis à realização de pavimentação asfáltica ou, ao menos, à colocação de pedras poliédricas novas, o que muito contribuiria com a população que reside e trafega na localidade.

Desta forma, indica-se ao Executivo que possa adotar os procedimentos cabíveis para realizar a obra acima descrita, o que muito beneficiará todos os moradores do local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 328/2023
Data: em 12 de maio de 2023

Ementa: indica ao Executivo Municipal a realização de oficinas de mídia, ampliando a divulgação de microempreendedores através do marketing digital.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a realizar oficinas de mídia, ampliando a divulgação de microempreendedores através do marketing digital.

O marketing digital possibilita a ampliação do relacionamento das empresas com o público, sendo uma ótima oportunidade de divulgar materiais atrativos para a comunidade em geral, portanto investir em mídias e como utilizá-las de maneira correta pode auxiliar no desenvolvimento do comércio em geral.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 12 de maio de 2023.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 329/2023
Data: 15 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize uma operação “tapa-buracos” na ciclovia da Avenida Maripá, objetivando melhorar as condições do pavimento até que a revitalização da avenida seja executada pela Municipalidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal para que, através da Secretaria de Infraestrutura, seja realizada uma operação emergencial denominada “tapa-buracos” na ciclovia da Avenida Maripá.

A medida é necessária em vários pontos da referida via, pois há buracos e imperfeições que causam transtornos aos ciclistas.

Cumpre ressaltar que referida melhoria é necessária, de forma paliativa, até que seja executada a completa revitalização da Avenida Maripá, o que incluirá investimentos nas referidas ciclovias.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e os milhares de ciclistas que todos os dias utilizam as ciclovias da Avenida Maripá, este Vereador fica no aguardo do atendimento com urgência por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de maio de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 330/2023
Data: 15 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Educação e Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a realização de diversas melhorias na Escola Municipal Almirante Barroso, localizada em Vila Curvado.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Educação e de Planejamento, iniciem os trâmites internos que permitam a realização de diversas melhorias na Escola Municipal Almirante Barroso, localizada em Vila Curvado.

Visando atender ao anseio da comunidade escolar, este Vereador sugere que a Municipalidade viabilize a construção de um muro ao redor da quadra de esportes, já que atualmente não existe nenhum tipo de proteção no referido local, o que dificulta a realização de atividades físicas e esportivas, além de não oferecer segurança as crianças e professores.

Por outro lado, é preciso substituir o piso de madeira de duas salas por cerâmica, o que permitirá maior segurança e, ao mesmo tempo, facilitará a limpeza das salas.

Por fim, a Municipalidade poderia ainda construir uma caixa séptica para o esgoto, tendo em vista que a atual está em precário estado, oferecendo riscos às crianças e professores.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade escolar de Vila Curvado.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de maio de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 331/2023
Data: 15 de maio de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da secretaria de Planejamento, inclua no projeto de revitalização do Parque Ecológico Rodolfo Rieger – Lago Municipal, uma nova e mais moderna estrutura de Calistenia (método de treinamento cujo objetivo é promover a resistência muscular de forma natural) para a prática de exercícios físicos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado os setores competentes desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Planejamento, inclua no projeto de revitalização do Parque Ecológico Rodolfo Rieger – Lago Municipal, uma nova e mais moderna estrutura de Calistenia (método de treinamento cujo objetivo é promover a resistência muscular de forma natural) para a prática de exercícios físicos.

Praticantes desta metodologia de treinamentos físicos, citam que seria muito assertivo a ampliação do equipamento hoje existente, especialmente sendo ampliado a quantidade de barras para treinamentos, além de uma estrutura mais moderna do que a atualmente encontrada neste local.

Sendo assim, e considerando a importância do pedido, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, afim de proporcionar novas funcionalidades para os treinamentos físicos daqueles que praticam esta metodologia de treinos.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de maio de 2023.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 332/2023
Data: 15 de maio de 2023

Ementa: apresenta a sugestão para que o Executivo Municipal elabore projeto visando a instalação de um parquinho infantil no Bairro Boa Vista, podendo utilizar o Lote 02 da Quadra 02, pertencente à Municipalidade, para atendimento do presente pleito.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes, em especial as Secretarias de Planejamento, Esportes e Ação Social, elabore projeto e libere recursos visando a instalação de um parquinho infantil no Bairro Boa Vista.

E a Municipalidade poderia utilizar para esta finalidade um imóvel de sua propriedade, localizado no Lote 02 da Quadra 02, disponibilizando assim um local adequado para as crianças utilizarem em brincadeiras e lazer.

Em tempo, fica registrado o pedido para que o parquinho infantil conte com estrutura revestida em plástico retomoldado, em tamanhos pequeno, médio e grande, ampliando a segurança e minimizando o risco de pequenos acidentes.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o grande número de munícipes que residem na referida região da cidade rondonense, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, permitindo que esta importante ação seja implementada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de maio de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 333/2023
Data: 15 de maio de 2023

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Educação e Planejamento, inicie os trâmites internos que permitam a execução de melhorias na Escola Municipal Antônio Rockembach, localizada no Bairro Botafogo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, sugerindo que os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Educação e de Planejamento, procurem agilizar os trâmites internos que permitam a execução de algumas importantes melhorias na Escola Municipal Antônio Rockembach, localizada no Bairro Botafogo.

Há poucos dias, este Vereador realizou uma visita ao referido educandário, onde pode constar a necessidade de intervenção do poder público no sentido de promover importantes investimentos.

O primeiro diz respeito a substituição integral do telhado, pois a estrutura atual se encontra em precárias condições, com goteiras em diversos pontos.

Outra necessidade envolve a instalação de piso emborrachado na escada, tendo em vista que o piso bruto oferece riscos para alunos, professores e demais funcionários.

Por fim, mas não menos importante, é apresentado o pedido para que a Municipalidade efetue uma nova pintura em toda a estrutura da escola.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, atendendo desta forma ao anseio da comunidade escolar do Antônio Rockembach.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de maio de 2023.

JULIANO OLIVEIRA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 334/2023
Data: 15 de maio de 2023

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, busque criar equipe especializada em ajardinamento, desde a produção de flores junto ao horto municipal até o plantio, afim de zelar e cuidar das praças, canteiros centrais e locais turísticos do nosso Município.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado os setores competentes desta Municipalidade neste caso a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, busque criar equipe especializada em ajardinamento, desde a produção de flores junto ao horto municipal até o plantio, afim de zelar e cuidar das praças, canteiros centrais e locais turísticos do nosso município.

Nosso Município no passado já foi muito reconhecido através da sua beleza e cuidado no paisagismo, porem mesmo com o que é realizado hoje, acreditamos que não seja suficiente para termos parques, praças e canteiros centrais das vias e pontos turísticos com a sua beleza ressaltada através deste tipo de serviço e estamos perdendo a oportunidade expoente de tornar nosso município uma referência no paisagismo e especialmente por ter uma topografia que favorece muito este tipo de zelo e cuidado.

Recentemente em viajem realizada para Curitiba, podemos tomar como exemplo um dos muitos belos parques lá encontrados como no caso do Parque Tanguá, rico em água, mas também com um cuidado e zelo muito considerável no paisagismo, além deste o próprio Jardim Botânico é um bom exemplo como, conforme as imagens em anexo revelam.

Sendo assim, e considerando a urgente importância do pedido, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que proporcionaria uma beleza expendida para o nosso município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de maio de 2023.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador