INDICAÇÕES APROVADAS NA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 24/05/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 24/05/2022 07h50, última modificação 24/05/2022 07h46

 

INDICAÇÃO Nº 312/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do Proem e da Comissão Central Organizadora (CCO), responsável pela organização dos festejos alusivos aos 62 anos do nosso município realize parceria com as Feirinhas dos Produtores afim de proporcionar local específico para exposição dos seus produtos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial ao Proem e a Comissão Central Organizadora (CCO), responsável pela organização dos festejos alusivos aos 62 anos do nosso município realize parceria com as Feirinhas dos Produtores afim de proporcionar local específico para exposição e venda dos seus produtos.
Como uma forma de fomentar a agricultura familiar, além de promover a exposição dos seus produtos é uma forma de incentivar as feirinhas e seus pequenos produtores a continuarem seus trabalhos.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito ajudará este setor tão importante do nosso município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 313/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, interceda junto a Copel a troca do disjuntor da Escola Municipal São João Batista, que utiliza a mesma estrutura pública da Escola Estadual do Campo do Distrito de Novo Três Passos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, interceda junto a Copel a troca do disjuntor da Escola Municipal São João Batista, que utiliza a mesma estrutura pública da Escola Estadual do Campo do Distrito de Novo Três Passos.

Professores, alunos e pais de alunos nos solicitaram a intervenção para que junto ao município buscamos pleitear junto a Copel a troca do disjuntor instalado neste educandário, pois em dias quentes quando é utilizado todas as salas e seus Ar Condicionados, a energia não suporta a carga demandada.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade escola deste educandário.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 314/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que amplie os gêneros musicais aceitos para a participação de músicos rondonenses na Expo Rondon 2022, visando abranger mais pessoas e possibilitar a extensão cultural.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, amplie os gêneros musicais aceitos para a participação de músicos rondonenses na Expo Rondon 2022.

Conforme notícia divulgada na última semana, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon abriu prazo para que os músicos rondonenses interessados em se apresentar na Expo Rondon 2022 se inscrevam. Contudo, restringiu a participação daqueles pertencentes aos gêneros musicais sertanejo, pop rock, popular e também artistas e bandas que apresentem músicas típicas de Oktoberfest.

Desta forma, com a restrição aplicada, ficaram de fora diversos gêneros musicais, como, apenas por exemplo, rock, samba, pagode, eletrônica (DJs), dentre muitos outros. Tal situação tem gerado, inclusive, insatisfação – justa e compreensível – por parte de artistas rondonenses, que manifestam interesse em participar desse grandioso evento, mas acabaram sendo tolhidos.

Desta feita, através da presente proposição indica-se ao Executivo Municipal que retire as restrições de gêneros musicais do processo seletivo para apresentação de músicos rondonenses na Expo Rondon 2022, ou, ao menos, que amplie o rol estabelecido, de forma a atender mais artistas e possibilitar a expansão cultural no evento citado.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 315/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, faça a manutenção, em caráter de urgência, nas praças dos Distritos de Margarida e São Roque, com corte de grama e poda de árvores, bem como limpeza em geral.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que, através da Secretaria de Agricultura, faça a manutenção, em caráter de urgência, nas praças dos Distritos de Margarida e São Roque, com corte de grama e poda de árvores, bem como limpeza em geral.

As praças públicas em questão necessitam com urgência de manutenção, a grama precia ser cortada, galhos de árvores recolhidos, podas de árvores e limpeza em geral.

Esses espaços são um dos poucos, senão o único para os momentos de lazer da comunidade distrital.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenária Ariovaldo Luis Bier, 20 de maio de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 316/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Esportes, faça uma nova pintura e demais consertos na quadra coberta do Distrito de São Roque.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que, através da Secretaria de Esportes, faça uma nova pintura da quadra, bem como elevação das muretas e reforma geral em lâmpadas redes e demais detalhes necessários ao bom funcionamento daquele espaço.

Trata-se da única quadra coberta para prática de esportes no distrito e precisa ser compartilhada pela comunidade em geral, associações e a escola.

A quadra em questão encontra-se com a pintura do piso muito ruim, bastante áspera, necessitando uma repintura com material que possa amenizar esse problema. Necessário também a elevaão da mureta lateral bem como colocar um para sol para minimizar os efeitos do sol e da chuva na quadra.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenaria Ariovaldo Luis Bier, 20 de maio de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 317/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, viabilize a abertura de uma travessia no canteiro da Avenida Irio Jacob Welp, mais precisamente nas proximidades da esquina com a Rua Amapá, facilitando assim que pedestres e ciclistas possam atravessar a avenida com maior segurança e facilidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial as Secretarias de Planejamento e de Mobilidade, a iniciarem os trâmites internos visando a execução de uma importante obra.

O objetivo do presente pleito é sugerir a abertura de uma travessia no canteiro da Avenida Irio Jacob Welp, mais precisamente nas proximidades da esquina com a Rua Amapá.

Desta forma, será possível aumentar a segurança de pedestres e ciclistas que desejam atravessar a referida Avenida, até porque a UPA Dr. Edgar Netzel está localizada bem próxima.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da ação ora pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 318/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize a limpeza e reforma do abrigo coberto situado nas margens da BR-163, no acesso ao Distrito de Novo Horizonte.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria no interior rondonense.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, é necessária a intervenção do Poder Público local no sentido de realizar uma limpeza e completa reforma do abrigo coberto situado no ponto de ônibus da BR-163, mais precisamente no acesso ao Distrito de Novo Horizonte.

A precariedade do local tem gerado transtornos e dificuldades aos usuários do transporte coletivo, sendo que o problema pode ser facilmente resolvido com uma roçada, colocação de pedrisco e pintura do local, entre outras melhorias que a administração julgar conveniente.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante ação, o que muito alegrará a comunidade que reside no Distrito de Novo Horizonte.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 319/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, efetue reparos e melhorias no pavimento asfáltico e, especialmente, no sistema de drenagem de águas pluviais existente no segundo acesso ao Distrito de Novo Horizonte.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma intervenção no Distrito de Novo Horizonte.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade viabilize a realização de reparos no pavimento asfáltico e, especialmente, limpeza e melhorias no sistema de drenagem de águas pluviais existente no segundo acesso ao referido Distrito.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação é precária, sendo que a erosão vem sendo causada justamente porque a drenagem está quase que totalmente entupida por terra ou detritos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante ação, o que muito alegrará a comunidade que reside no Distrito de Novo Horizonte.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 320/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Saúde e de Planejamento, inicie os procedimentos internos que permitam a ampliação da cobertura atualmente existente na frente do Posto de Saúde do Bairro Botafogo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Saúde e de Planejamento, a iniciarem os procedimentos internos que permitam a execução de uma importante e necessária melhoria no Posto de Saúde do Bairro Botafogo.

A sugestão é para que a Municipalidade viabilize a ampliação da área coberta atualmente existente em frente ao Posto de Saúde, pois a mesma não atende e não oferece a proteção devida, especialmente quando há maior circulação de munícipes aguardando pelo respectivo atendimento.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, é possível sim tomar as providências devidas para ampliar a área coberta, o que resolverá este problema em sua integralidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante ação, o que muito alegrará toda a comunidade que reside no Bairro Botafogo e também nas proximidades.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 321/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, que realize a roçada e limpeza do entorno do Teatro Municipal e no passeio público que liga o Teatro até a Comunidade Emanuel, no acesso ao bairro São Lucas pela Rua Alfredo Nied.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

Buscando o bem-estar da comunidade rondonense, especialmente dos munícipes que residem nas proximidades, este Vereador sugere a realização de serviços de roçada e limpeza do entorno do Teatro Municipal e no passeio público que liga o teatro até a Comunidade Emanuel.

Consideramos na apresentação desta Indicação, a solicitação dos munícipes que residem no entorno e que relatam a dificuldade em transitar pela localidade. Cumpre ressaltar que a condição atual do local contribui para a proliferação de animais peçonhentos, acúmulo de lixo e água parada, sendo, portanto, ponto de risco para o desenvolvimento de doenças dos mais diferentes tipos.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 322/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a instalação de novas lixeiras na Avenida Irio Jacob Welp, mais precisamente em frente aos comércios localizados nas proximidades da Unioeste.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável.

A presente matéria trata da instalação de novas lixeiras na Avenida Irio Jacob Welp, mais precisamente em frente aos comércios localizados nas proximidades da Unioeste, considerando a regular e acentuada concentração de pessoas nestes locais aos fins de semana.

Diversas pessoas têm nos procurado para falar sobre a grande quantidade de latas, garrafas e outros objetos que encontram-se jogadas no canteiro central da avenida, a beira da ciclovia e até mesmo nos locais destinados ao estacionamento de veículos.
Cumpre ressaltar que ao atender o presente pedido, o Poder Público contribuir para evitar a ocorrência de acidentes, cortes, fraturas e quedas que podem ocorrer em função da destinação inadequada destes resíduos.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 323/2022
Data: 23 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize a pintura das faixas de pedestres e demais sinalização horizontal nas proximidades do Centro de Eventos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente realize a pintura das faixas de pedestres nas proximidades do Centro de Eventos.

O local possui amplo tráfego diário de pedestres, ciclistas e veículos e, em breve, sediará diversas festividades do Município. Para tanto, entende-se como necessária a pintura das faixas de pedestre e da demais sinalização horizontal, em todas as quadras que margeiam o local, prezando por sua boa utilização e segurança de todos os transeuntes.

Diante do exposto, requer-se a adoção das medidas cabíveis para realizar a intervenção supracitada, o que muito beneficiará a população que diariamente transita e utiliza o local.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de maio de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 324/2022
Data: 20 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, inicie estudos visando elaborar um projeto que permita a implantação de uma “Rua Coberta” na região central da cidade rondonense, permitindo que o local seja utilizado para diversas finalidades comerciais, culturais e de lazer.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, inicie os trâmites internos que permita a elaboração de um projeto que permita a implantação de uma “Rua Coberta” na região central da cidade rondonense.

A ideia é permitir a criação de um local multiuso, podendo abrigar diversas finalidades comerciais, culturais e de lazer, inclusive os feirantes e pequenos produtores rurais.

Na opinião deste Vereador, inclusive referido local poderia ser criado ao lado da Praça Willy Barth, como na Travessa Brasília. Porém, o Executivo Municipal pode avaliar outro ponto, caso julgue interessante contemplar outra região da cidade.

Em tempo, é preciso ressaltar que caso seja utilizada a Travessa Brasília, seria importante definir que a adoção do fluxo de veículos seja em sentido único, partindo da Rua 7 de Setembro em direção à Avenida Maripá.

Assim, considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que muito alegrará toda a comunidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de maio de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 325/2022
Data: 23 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a colocação de “Solo Brita” nas ruas de acesso a unidade de saúde e a escola municipal, no distrito de Novo Três Passos, mais precisamente nas ruas Olavo Bilac e Joaquim Nabuco.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento deste pedido.

Indicamos a colocação de “Solo Brita” nas ruas de acesso à Unidade de Saúde e a Escola Municipal, no distrito de Novo Três Passos, mais precisamente nas ruas Olavo Bilac e Joaquim Nabuco.

Consideramos nesta indicação a dificuldade vivenciada pela população do distrito de Novo Três Passos, para acessar a escola e a unidade de saúde nos dias de chuva, diante do barro que se forma nestes locais.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

ESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 326/2022
Data: 23 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que providencie com urgência o fechamento do bueiro existente na Rua Curitiba, na altura do número 1146, em razão do manifesto perigo para todos que transitam pelo local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie com urgência o fechamento do bueiro existente na Rua Curitiba, na altura do número 1146.

Referida sugestão se faz necessária tendo em vista que no mencionado local, bem em frente ao muro da Copagril, existe, o que aparentemente é um bueiro, sem qualquer tipo de proteção, tornando-se num verdadeiro buraco, grande e profundo, aberto nas proximidades da calçada e da própria rua.

Recentemente, moradores têm sinalizado o local com galhos e outros objetos, de forma a evitar acidentes. Contudo, se faz necessária a imediata intervenção do Poder Executivo Municipal para que corrija o local, antes mesmo que algum grave acidente ocorra.

Desta feita, através da presente proposição indica-se ao Executivo Municipal que atenda a presente solicitação, o que muito beneficiará nossos cidadãos, garantindo a segurança e a integridade física dos que por lá trafegam.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 23 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador