INDICAÇÕES APROVADAS NA 17ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 30/05/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 31/05/2022 08h20, última modificação 31/05/2022 08h21

 

INDICAÇÃO Nº 327/2022
Data: 26 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com cascalho e compactação de solo em trecho da estrada localizado entre a Linha Arara e Linha Maracanã, onde não será contemplado com a pavimentação de pedras irregulares prevista para esta estrada.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com cascalho e compactação de solo, em trecho da estrada entre a Linha Arara e Linha Maracanã onde não será contemplado com a pavimentação de pedras irregulares prevista para esta estrada.

Moradores destas localidades procuraram estes vereadores citando que já tem ciência conforme divulgado pela municipalidade que será realizado a pavimentação com pedras irregulares em trecho desta estrada rural, porem estes precisam de melhorias especificamente no trecho conhecido como “morrinho” próximo a associação de linha Maracanã, para conseguirem ter melhores condições de escoamento de sua produção.

Conforme revelam as fotos em anexo, realmente o trecho necessita de melhores condições para que os produtores rurais destas localidades possam escoar melhor as suas produções de grãos e proteínas.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade das linhas Arara e Maracanã.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 26 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

VANDERLEI SAUER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 328/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam uma completa revitalização da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres), incluindo a construção de uma ciclofaixa nas laterais das vias, calçadas nas áreas destinadas ao passeio público, instalação de nova iluminação pública e ajardinamento, entre outras ações.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, inicie os trâmites internos que permita a elaboração de um projeto visando a completa revitalização da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres).

Ao longo dos anos, referida avenida tornou-se uma das principais vias da zona urbana de Marechal Cândido Rondon. Porém, chegou a hora de investir recursos na revitalização da mesma.

A sugestão é para que a Municipalidade construa uma ciclofaixa nas em toda a sua extensão das duas vias, assim como calçadas nas áreas destinadas aos passeios públicos. Além disso, seria importante investir recursos na instalação de nova iluminação pública e de um ajardinamento, entre outras ações que o poder público local julgar necessárias para o momento.

Assim, considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que muito alegrará toda a comunidade rondonense, especialmente os munícipes que residem nas proximidades e aqueles que utilizam referida via, popularmente conhecida como Avenida das Torres.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 329/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal inicie os trâmites internos que permitam a contratação de empresa de consultoria especializada em realizar estudo, levantamentos de dados e análises para apontar sugestões de melhorias, visando ampliar a fluidez e segurança no trânsito local, tanto para pedestres quanto para ciclistas e condutores de veículos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, em especial as Secretarias de Planejamento e de Mobilidade, a iniciarem os trâmites internos que permita a contratação de empresa de consultoria especializada na elaboração de estudos na área de trânsito urbano.

A ideia é realizar um estudo, incluindo levantamento de dados técnicos e análise de informações que permitam a apresentação de sugestões e melhorias, visando ampliar a fluidez e segurança no trânsito local, tanto para pedestres quanto para ciclistas e condutores de veículos.

Inicialmente, é preciso louvar os esforços e iniciativas implantadas pela administração municipal, realizando intervenções pontuais para cada vez mais oferecer maior segurança aos usuários das vias públicas rondonenses.

Porém, com a ampliação do novo Plano Diretor, que acabou aumentando consideravelmente o perímetro urbano, o momento é adequado para a contratação de empresa especializada na área, permitindo que as próximas ações do Município sejam implementadas após a execução deste trabalho.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que muito alegrará toda a comunidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 330/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Cultura, empenhe esforços e inicie os procedimentos necessários para que Marechal Cândido Rondon seja incluído no Programa Cinema na Praça do Governo do Estado, em programações futuras.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Cultura, empenhe esforços e inicie os procedimentos necessários para que Marechal Cândido Rondon seja incluído no Programa Cinema na Praça do Governo do Estado, em programações futuras.

Trata-se de uma carreta preparada com toda a estrutura necessária para montar um cinema móvel, e que visa garantir diversão e trazer cultura para os municípios contemplados, em anexo algumas fotos que comprovam.

Através deste link é possível adquirir mais informações:
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-retoma-Cinema-na-Praca-e-leva-setima-arte-30-municipios-do-Parana

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que possibilitará uma experiência incrível aos nossos munícipes.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 331/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, em especial ao SAAE, a criação de um programa municipal de incentivo a instalação de caixa de água em residências de famílias em situação de vulnerabilidade ou cadastradas em programas sociais, oportunizando o acesso constante a água.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito e ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que seja realizado um estudo que possibilite, na sequência, a criação de um novo Programa Municipal.

Neste momento, sugerimos que a autarquia procure conceder incentivos para a instalação de caixas de água em residências de famílias em situação de vulnerabilidade ou cadastradas em programas sociais dos governos Federal e Estadual. Isto poderia ocorrer mediante o fornecimento de um kit de instalação, contendo caixa de água e demais materiais para instalação, ou através da concessão de subsídio financeiro, em valor compatível, a ser definido posteriormente.

Em tempo, é preciso mencionar que o Governo do Estado conta com o programa denominado “Caixa d´Água Boa”, tendo já atendido mais de 1,5 mil famílias em 51 municípios, somente neste ano. Porém, referida iniciativa é direcionada apenas para os municípios abrangidos pela Sanepar.

Consideramos que é importante Marechal Cândido Rondon fazer a sua parte, pois a disponibilização de água é fundamental para saúde, higiene e alimentação, entre outras necessidades, além de ser um direito humano.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

ESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 332/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, viabilize a instalação de câmeras de segurança na quadra de esportes recentemente inaugurada no Bairro São Lucas, evitando assim a ação de vândalos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente inicie os trâmites internos que permitam a aquisição e instalação de câmeras de segurança na quadra de esportes recentemente inaugurada no Bairro São Lucas.

A ideia é inibir a ação de vândalos, que acabam por depredar e causar prejuízos em equipamentos públicos, inviabilizando o uso de determinadas modalidades esportivas, como basquete.

Por outro lado, em caso de ocorrências, seria possível identificar os autores, buscando a responsabilização dos mesmos para execução dos reparos.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida iniciativa seja executada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 333/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias emergenciais em duas bocas de lobo localizadas nas ruas Marechal Deodoro e General Rondon, nas proximidades da Escola Municipal Ana Paula, do Jardim Ana Paula.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar duas melhorias emergenciais na zona urbana desta cidade.

A primeira envolve a limpeza e substituição da tampa da boca de lobo localizada na Rua Marechal Deodoro, nas proximidades do Ginásio recentemente construído no Jardim Ana Paula. A outra melhoria diz respeito a limpeza e fixação da grade da boca de lobo situada na Rua General Rondon, nas proximidades da Escola Municipal Ana Paula, do Jardim Ana Paula.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação é precária e precisa ser sanada com urgência, até porque no próximo dia 10 de junho será realizada a Festa Junina do referido educandário, e o problema atual pode ocasionar acidentes, transtornos e prejuízos.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que alegrará a toda comunidade ciclista rondonense, além de proporcionar melhor estrutura turística no município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 334/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através das Secretarias Municipais de Planejamento, Infraestrutura e Mobilidade, elabore projeto e libere recursos que permitam a construção de calçada no canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, mais precisamente no ponto situado entre as travessias elevadas existentes na esquina com a Rua Sergipe, conforme fotos em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando o pedido contido na Indicação nº 290/2021, de 10 de maio de 2021, em que este Vereador apresentou o pedido para que o mesmo autorize os setores competentes, em especial as Secretarias Municipais de Planejamento, Infraestrutura e de Mobilidade, a iniciarem os trâmites internos visando a execução de uma simples, mas muito importante melhoria.

Conforme revelam diversas fotos em anexo, a falta de calçada no canteiro central da Avenida Irio Jacob Welp, mais precisamente no ponto que interliga as travessias elevadas instaladas nas proximidades desta via com a Rua Sergipe, tem gerado inúmeros transtornos aos munícipes rondonenses.

No local, ao invés de calçada, atualmente existe grama, o que dificulta a vida de todos que passam pelo local, especialmente em dias de chuva. Além disso, é preciso ainda mencionar as dificuldades geradas para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Outro ponto que merece destaque é a utilização das travessias elevadas por parte dos alunos da Escola Municipal Criança Feliz, já que referido educandário fica localizado bem próximo do referido local.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja implementada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 335/2022
Data: 27 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, agilize os trâmites visando a conclusão definitiva da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres) na extensão compreendida entre as ruas Pernambuco e Raul Ernesto Hack, desafogando o trânsito na Rua Pernambuco e permitindo a fluidez do trânsito entre as Avenidas Rio Grande do Sul e Avenida Irio Jacob Welp.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, agilize os trâmites visando a conclusão definitiva da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres).

Criada há muitos anos, referida avenida pública tornou-se uma importante via de ligação. Porém, falta a conclusão de aproximadamente cem metros, especificamente entre as ruas Pernambuco e Raul Ernesto Hack, conforme fotos em anexo.

Atualmente, o trânsito de veículos acaba sendo direcionado para a Rua Pernambuco, gerando dificuldades na fluidez, especialmente na região do semáforo da Avenida Irio Jacob Welp, nas proximidades do campus local da Unioeste.

Assim, considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que distribuirá melhor o trânsito de veículos, ampliando a segurança de todos que trafegam por aquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de maio de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 336/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que finalize o asfaltamento integral da Rua Presidente Costa e Silva, no Jardim Primavera.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, finalize o asfaltamento integral da Rua Presidente Costa e Silva, no Jardim Primavera.

A presente sugestão atende ao anseio de moradores daquele bairro, que reclamam da ausência de finalização do asfaltamento em um dos trechos da mencionada rua. Ressalta-se que aquela região encontra-se quase que integralmente asfaltada, faltando poucos trechos que ainda não receberam o benefício.

Desta feita, através da presente proposição indica-se ao Executivo Municipal que promova a breve finalização do asfaltamento na citada rua, de modo a atender o pedido dos moradores, o que trará benefícios para os cidadãos rondonenses, notadamente os residentes no Jardim Primavera.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 337/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, em reiteração às Indicação nº 499/2021 e 663/2021, que providencie o imediato recape asfáltico da rotatória localizada no cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua XV de Novembro, na região central da cidade, em razão da situação bastante precária do pavimento.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, em reiteração às Indicações nº 499/2021 e 663/2021, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie o imediato recape asfáltico da rotatória localizada no cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua XV de Novembro, na região central da cidade, em razão da situação bastante precária do pavimento.

O vertente pedido já foi apresentado por esta Casa de Leis através das mencionadas proposições, datadas de 07 de Setembro de 2021 e 21 de Novembro de 2021, respectivamente, e assinadas pelos Vereadores Arion Augusto Nardello Nasihgil e Claudio Roberto Kohler (Claudinho), através das quais explanou-se que o referido cruzamento, bem na região central da cidade, se encontra com seu pavimento bastante deteriorado, muito embora sejam ambas as ruas importantes vias da cidade, o que tem causado transtornos e prejuízos para condutores de veículos e motocicletas e, especialmente, para ciclistas.

Nada obstante, passados mais de 8 meses da apresentação do primeiro pedido, verifica-se que até a presente data não houve qualquer melhoria implementada pela municipalidade naquele local, o qual se encontra ainda mais deteriorado e colocando em risco, diariamente, pessoas que por lá transitam, havendo notícias, inclusive, de acidentes já ocorridos em razão dos buracos existentes.

Desta forma, reitera-se o presente pedido e novamente se apresenta a presente sugestão para que o Executivo Municipal, com urgência, providencie o recape asfáltico do seu pavimento, o que muito contribuirá para o desenvolvimento, o conforto e a segurança dos cidadãos rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 338/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, viabilize a realização de melhorias na iluminação externa da área do estacionamento da UPA Dr. Edgar Netzel, além de instalar mais câmeras de segurança no perímetro do local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Saúde, inicie os trâmites internos que permitam a realização de duas melhorias pontuais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Edgar Netzel.

A primeira envolve a realização de investimentos e melhorias na iluminação externa da área do estacionamento da UPA, já que é grande a circulação de munícipes que procuram por atendimento, inclusive nas madrugadas.

A outra necessidade diz respeito a instalação de mais câmeras de segurança, desta feita no perímetro do local, o que pode ampliar a segurança de todos e ao mesmo tempo dificultar a ação de marginais.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referidas iniciativas sejam executadas com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 339/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com a colocação de solo-brita ou cascalho na estrada rural da Linha Arara, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma importante melhoria no interior rondonense.

Visando melhorar as condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, este Vereador apresenta a sugestão para que a Secretaria de Infraestrutura viabilize a colocação de solo-brita, ou então cascalho com posterior compactação, na estrada rural da Linha Arara, conforme trajeto destacado no mapa em anexo.

Referida melhoria pode ser iniciada nas proximidades da Associação de Moradores, partindo no sentido da Linha Maracanã, onde tem o início da pavimentação com pedras irregulares, pegando a direita e chegando até a propriedade do Sr. Firmino Peters, numa extensão aproximada de três quilômetros.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante melhoria para todos os produtores rurais que residem naquela região do interior rondonense, em especial os sete suinocultores situados nas proximidades.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 340/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com a colocação de solo-brita ou cascalho em aproximadamente 800 metros da estrada rural da Linha Palmital, conforme indicação no mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar outra importante melhoria no interior rondonense.

Desta feita, e visando melhorar as condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, este Vereador apresenta a sugestão para que a Secretaria de Infraestrutura viabilize a colocação de solo-brita, ou então cascalho com posterior compactação, na estrada rural da Linha Palmital, conforme trajeto destacado no mapa em anexo.

Cumpre ressaltar que referida melhoria precisaria ser realizada numa extensão aproximada de 800 metros, já que há cinco aviários nas proximidades, necessidade de boa estrada para recebimento diário de insumos e também para o escoamento da produção agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante melhoria para todos os produtores rurais que residem naquela região do interior rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 341/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através da Secretaria competente, tome providências visando ampliar o saguão da Escola Municipal Antônio Rockenbach, do Bairro Botafogo, bem como realize os demais consertos necessários, em especial no telhado do educandário.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que, através da Secretaria de competente, tome as providências para viabilizar a ampliação do saguão da Escola Municipal Antônio Rockenbach, bem como realize os demais consertos necessários no local, em especial no telhado. No mencionado educandário, dentre outros, percebemos goteiras quando chove, prejudicando o trabalho e danificando materiais.

Por outro lado, o saguão, onde são realizadas inúmeras tarefas, é preciso mencionar o fato de que o mesmo foi projetado para 70 crianças, e atualmente o referido educandário conta com cerca de 530 criaças, necessitando ampliar este espaço, ou até mesmo construir um maior.

Cumpre ressaltar que na última sexta-feira (27), uma turma de alunos da Escola Municipal Antônio Rockembach realizou uma visita ao Poder Legislativo Municipal, momento em que foram apresentadas algumas sugestões de melhorias.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

PEDRO RAUBER
Vereador

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

MOACIR FROEHLICH
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 342/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, faça o cascalhamento e compactação da estrada rural que liga a localidade de Marrecos até a localidade de São Bernardo, no interior do Distrito de Margarida, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros, conforme detalha o mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que, através da Secretaria de Infraestrutura, seja realizado o cascalhamento e compactação da estrada rural que liga a localidade de Marrecos até a localidade de São Bernardo, no interior do Distrito de Margarida, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros, conforme traçado em anexo.

O trecho em questão trata-se de uma estrada que permite a ligação entre as localidades mencionadas, tornando-se uma rota alternativa por encurtar distâncias bem como atender vários produtores rurais.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 343/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a contratação, em regime de urgência de empresa terceirizada para coleta dos inúmeros locais com galhos, entulhos e lixos espalhados pela cidade de Marechal Cândido Rondon.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a contratação em regime de urgência de empresa terceirizada para coleta dos inúmeros locais com galhos, entulhos e lixos espalhados pela cidade de Marechal Cândido Rondon.

Considerando a quantidade de galhos, entulhos e lixos espalhados pela cidade e a associação com inúmeras doenças, em especial, o alto número de cidadãos contaminados com o vírus da dengue e a resposta ao Requerimento nº176/2022 de minha autoria, apresento o pedido para que, com brevidade, seja executado o processo licitatório que objetiva contratar a empresa para otimização do serviço de recolha de galhos, entulhos e lixos que hoje se encontram espalhados por nossa cidade.

Externamos nossa disposição para contribuir na construção de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da situação atual, em prol do desenvolvimento do município de Marechal Cândido Rondon.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

RAFAEL HEINIRCH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 344/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a reforma do telhado e calhas do CAF (Centro de Atendimento a Família), no Jardim Botafogo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a iniciar os trâmites necessários, para a reforma do telhado e calhas do CAF (Centro de Atendimento a Família), no Jardim Botafogo.

Considerando neste Indicação os inúmeros problemas relacionados a goteiras, observadas nas últimas chuvas volumosas, a dificuldade de pais, alunos e professores para acessar as salas de aulas e demais dependências desta instituição, incluindo salas, refeitório e serviços administrativos.

Diante do exposto, considerando os riscos associados a falta da adequada infraestrutura e a necessidade de garantirmos boas condições ao processo de ensino aprendizagem, bem como, nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 30 de maio de 2022

RAFAEL HEINIRCH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 345/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a construção de calçadas/passeio público na rua Alfredo Nied, no lado direito da via, quando acessada no sentido Avenida Rio Grande do Sul até o bairro São Lucas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

A presente matéria trata da construção de calçadas/passeio público na rua Alfredo Nied, no lado direito da via, quando acessada no sentido Avenida Rio Grande do Sul até o bairro São Lucas.

O atendimento a essa Indicação contribui para a melhoria da acessibilidade para a população que reside naquela localidade, sejam eles cadeirantes, pedestres e ciclistas, que utilizam regularmente o local para seu deslocamento ao trabalho e demais atividades pessoais.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 346/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação de 50 metros da Rua 31 de Março, conforme imagem constante no mapa anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos visando a elaboração de projeto técnico, e a consequente liberação de recursos, objetivando a execução de mais uma obra de pavimentação asfáltica.

Desta feita, e visando atender o anseio de diversos munícipes que residem no Bairro Primavera, este Vereador sugere que a Municipalidade pavimente cerca de 50 metros da Rua 31 de Março, conforme imagem constante em mapa anexo.

Cumpre ressaltar que a falta de pavimento tem gerado inúmeros transtornos aos munícipes que residem nas proximidades, assim como para aqueles que desejam acessar a Unidade de Saúde do Jardim Primavera.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo da execução desta importante melhoria, objetivando solucionar o problema atualmente encontrado, revertendo em sensível melhora na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 347/2022
Data: 30 de maio de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento, Mobilidade e Infraestrutura, viabilize a criação de um ponto de ônibus e a instalação de um abrigo coberto no Bairro Barcelona, podendo o local ser definido pela Municipalidade.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, sugerindo que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento, Mobilidade e Infraestrutura, a iniciarem os trâmites internos visando a elaboração de projeto, com a consequente liberação de recursos que permitam a execução de uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria.

Visando atender ao anseio da comunidade, este Vereador sugere que a Municipalidade viabilize a criação de um ponto de ônibus e a consequente instalação de um abrigo coberto no Bairro Barcelona.

A falta de referido equipamento público tem gerado inúmeros transtornos aos munícipes que residem no referido bairro e nas proximidades, especialmente em dias chuvosos ou de muito frio.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que alegrará um grande número de munícipes rondonenses que residem naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de maio de 2022.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador