INDICAÇÕES APROVADAS NA 20ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 20/06/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/06/2022 09h10, última modificação 21/06/2022 09h10

 

INDICAÇÃO Nº 383/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, em especial as Secretarias de Esportes e de Planejamento, a elaborar projeto e liberar recursos que permitam a construção de mais uma unidade do Projeto “Arena Meu Campinho”, além da instalação de um novo parquinho infantil e demais infraestruturas necessárias na praça do BNH1, como calçadas e iluminação pública.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através dos setores competentes, em especial as Secretarias de Esportes e de Planejamento, tomem as providências devidas visando iniciar os trâmites internos que permitam a execução de importantes melhorias na praça do BNH1, localizada no quadrante das ruas Fortaleza, Catarinense, Mem de Sá e Capixaba.

A ideia destes Vereadores é contemplar referido local com a construção de mais uma unidade do Projeto “Arena Meu Campinho”, do Governo do Estado, além da instalação de um novo parquinho infantil. Também seria importante construir novas calçadas no entorno, assim como instalar novo sistema de iluminação pública.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a área disponível é ideal para receber referidas equipamentos públicos, revertendo em sensível melhoria na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que permitirá o atendimento de uma grande região da cidade, com alta densidade habitacional e que carece de estrutura adequada para lazer e prática de atividades esportivas.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 384/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Cultura, realize programação do Circuito das Artes, a exemplo do ocorrido nos Distritos de Porto Mendes e Margarida, em todas as escolas municipais, devido aos relatos de vários alunos e pais de alunos serem muito positivos com relação a esta programação.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Cultura, realize programação do Circuito das Artes, a exemplo do ocorrido no Distrito de Porto Mendes, em todas as escolas municipais, devido aos relatos de vários alunos e pais de alunos serem muito positivos com relação a esta programação.

Sabendo que ainda serão atendidos o distrito de Novo Horizonte, além de alguns locais da Sede, ainda assim acredito que seria muito oportuno levar esta programação para outras escolas do nosso município.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que possibilitará uma experiência incrível aos alunos de todos os educandários municipais.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 385/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através do setor competente, providencie a instalação de um novo abrigo coberto na Rua A, da Vila Rural Santa Clara.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando o contido na Indicação de nº 535/2021, de 20 de setembro de 2021, que apresentou a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, a realizar uma simples, mas importante melhoria na Vila Rural Santa Clara.

Há algum tempo atrás, este Vereador havia apresentado o pedido para que a Municipalidade retirasse um abrigo coberto existente na Rua A, justamente pelo fato da estrutura estar atrapalhando o acesso de uma propriedade. Tal pedido foi atendido.

Ocorre, porém, que os munícipes gostariam de contar com um novo abrigo, podendo na mesma via pública. Referido equipamento público oferecerá proteção aos usuários do transporte coletivo, principalmente em dias de forte calor, chuva ou de frio extremo.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o baixo custo da melhoria pretendida, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 387/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, empenhe esforços para que o Município de Marechal Cândido Rondon seja contemplado no Programa Ilumina Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras – SEDU, que com investimentos à Fundo Perdido, libera recursos para melhorias na iluminação pública.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, empenhe esforços para que o município de Marechal Cândido Rondon seja contemplado no Programa Ilumina Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras – SEDU, que com investimentos à Fundo Perdido, libera recursos para melhorias na iluminação pública.

Tendo em vista que somente da parte deste vereador, já foi apresentado diversas sugestões para melhorias com a iluminação pública em nosso município, acredito que além da utilização de recursos do fundo COSIP, a busca por recursos através deste programa Ilumina Paraná, proporcionará maiores investimentos na iluminação pública de nosso município.

Com estes investimentos podemos aumentar a segurança aos motoristas, pedestres e a toda população, proporciona sustentabilidade uma vez que substitui os modelos antigos de lâmpadas por lâmpadas LED, gera maior beleza noturna ao município e em especial reduzir a conta de energia elétrica das prefeituras de forma significativa.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que possibilitará uma experiência incrível aos alunos de todos os educandários municipais.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---

INDICAÇÃO Nº 389/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que através da Secretaria de Infraestrutura realize melhorias com a colocação de tubos, cascalhamento e compactação da Rua “Dois”, que liga o Contorno Sul em direção ao centro da cidade, numa extensão de aproximadamente 500 metros, pois a estrada tem bastante aclive e é demandada por cerca de dez moradores, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura, faça a adequação, com a colocação de tubos, cascalhamento e compactação da Rua “Dois”, que liga o Contorno Sul em direção ao centro da cidade, numa extensão de aproximadamente 500 metros.

O trecho em questão, com bastante aclive, é demandada por cerca de dez moradores que utilizam a estrada diariamente.

Existe ainda a questão das águas pluviais que se acumulam e escorem pelo leito da estrada, dificultando a sua manutenção, necessitando ser tubulados alguns trechos, bem como feitas contenções com adequação dos acostamentos.

Oriudo da falta de manutenção, acontece ainda o carregamento de materiais como terra e cascalho para sobre a pista de rolamento do Contorno Sul.

Ressaltasse ainda que na confluência da mencionada rua com o Contorno sul se faz necessário o aumento da tubulação pois a hoje existente não da conta, nos dias de chuva, para escoar a águas oluviais. Para ilustrar o pedido estão anexas algumas fotos que ilustram a situação.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 390/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, que faça a abertura da Rua Minas Gerais, localizada na zona urbana do Distrito de Margarida, em pelo menos 100 metros à partir da Avenida Prata, em direção Norte, conforme ilustra mapa anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que o setor competente, em especial a Secretaria de Infraestrutura, faça a abertura da Rua Minas Gerais em pelo menos 100 metros à partir da Avenida Prata em direção Norte, conforme ilustra mapa anexo.

Ocorre que embora prevista e constante nos mapas oficiais, a referida via pública nunca foi aberta, e agora com a construção de residências nos terrenos que fazem testada com a mesma exige a necessidade da abertura da rua por parte do poder público, principalmente no acesso que demanda da Avenida Prata.

Vale ressaltar que existem várias pessoas interessadas em construir no local, assim que a rua seja reaberta. Devido a importância do mencionado, pedimos urgência nas providencias.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 392/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: reitera a Indicação nº 376/2021 e sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que providencie melhorias e reformas diversas no acostamento e calçamento da Rua Helmuth Priesnitz (via de acesso ao Anel Viário), especialmente no trecho compreendido entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Norberto Neumeister.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, reiterando a Indicação nº 376/2021 e apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie melhorias e reformas diversas no acostamento e calçamento da Rua Helmuth Priesnitz (via de acesso ao Anel Viário), especialmente no trecho compreendido entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Norberto Neumeister

Referida sugestão já foi objeto de pedido através da proposição supracitada, na qual destacou-se que o mesmo atende ao pedido de moradores da mencionada localidade, os quais reclamam do calçamento e do asfaltamento precário no acostamento da citada via, há bastante tempo. Segundo relatos, a mesma não possui em diversos pontos espaço adequado para o estacionamento de veículos, nem mesmo para o desvio quando necessário em razão do tráfego de veículos pesados, bem como apresenta problemas diversos como a existência de valetas e dutos não tampados nas proximidades das propriedades, sem a existência de meio-fio e calçamento, colocando em risco quem por ali transita, o que já perdura há vários anos.

Assim, considerando o exposto e que tal solicitação é uma antiga reivindicação da comunidade daquela região, reitera-se o seu conteúdo e requer seja atendido o presente pleito para que sejam realizadas melhorias diversas no local, promovendo-se especialmente a implementação de acostamento e a instalação de meio-fio e calçamento nos locais inexistentes, o que muito contribuirá para o bem-estar e a segurança dos cidadãos rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 393/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize operação Tapa Buracos como medida paliativa, na esquina das ruas Sergipe com Dom Pedro I, conforme mapa em anexo, até que seja realizada a pavimentação asfáltica já prevista pela municipalidade para estas quadras.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, realize operação Tapa Buracos como medida paliativa, na esquina das ruas Sergipe com Dom Pedro I, conforme mapa em anexo, até que seja realizada a pavimentação asfáltica já prevista pela municipalidade para estas quadras.

Conforme contato realizado diretamente com o secretário desta pasta, no último dia 02 de junho de 2022, esta solicitação já havia sido apresentada, devido ao grande volume de pessoas que passam por este local, porem a mesma tornou-se agravada devido ao volume de chuvas dos últimos dias que abriu ainda mais os buracos que já se encontravam neste trecho das devidas vias públicas, conforme revelam fotos em anexo.

Já tendo conhecimento da realização futura da revitalização destas vias com o total recape asfáltico, mesmo assim uma solução paliativa precisa ser tomada.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará especialmente a toda comunidade da Igreja de Deus Ecos da Liberdade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 394/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize a pintura de nova sinalização horizontal nas vias públicas do Bairro Higienópolis, em especial de faixas de pedestres, vias preferenciais e lombadas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente realize a pintura de nova sinalização horizontal nas vias públicas do Bairro Higienópolis.

O pedido deste Vereador é para que a Municipalidade efetue uma nova pintura de faixas de pedestres, assim como da palavra “PARE” nas vias preferenciais, além da pintura indicando a existência de lombadas.

Tais medidas podem contribuir diretamente no aumento da segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelas referidas vias públicas do Bairro Higienópolis.

Diante do exposto, requer-se a adoção das medidas cabíveis para realizar a intervenção supracitada, o que muito beneficiará a população que diariamente transita e utiliza o local.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 395/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize melhorias no Posto de Saúde do Distrito de Novo Horizonte.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente realize melhorias no Posto de Saúde do Distrito de Novo Horizonte.

O local, atualmente, possui goteiras consideráveis em períodos chuvosos, o que demonstra necessária e urgente análise, pois prejudica os colaboradores que laboram no local, bem como a população que nele é atendida.

Ainda, verificou-se que equipamentos eletrônicos (computador e televisão) estão queimados, além da entrada do local necessitar de um piso antiderrapante, pois a pequena intervenção (faixas antiderrapantes) que ainda existe parcialmente já não está mais surtindo efeito.

Para tanto, considerando a importância desse estabelecimento público, sugere-se que o setor competente realize as melhorias acima expostas, prezando pelo digno atendimento dos munícipes que necessitam frequentá-lo, bem como das condições adequadas aos servidores que nele laboram.

NESSES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 396/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, instale atrativo focado na divulgação e fotografias, no Distrito de Porto Mendes.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes do Município empenhem esforços para instalar equipamento focado na divulgação e fotografias, no Distrito de Porto Mendes.

O local é ponto turístico de extrema relevância no Município e com ampla utilização da população local, regional e de diversos turistas. Há diversas atividades realizadas pelo próprio Município, anualmente e que congregam momentos de esporte, lazer e entretenimento.

Para tanto, indica-se para que o Executivo instale atrativo, a exemplo do que existe no lago municipal do Município (com a escrita “Eu amo MCRondon”), podendo ser nesse mesmo estilo ou conforme sugestões anexas, para que os turistas possam gravar momentos específicos no local, além de divulgá-los. Esses equipamentos são utilizados em diversos locais turísticos e contribuem na propagação positiva deles.

Deste modo, sugere-se a adoção de medidas que possibilitem a instalação do atrativo, o que muito contribuirá à promoção do Distrito e de sua relevância ao turismo local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 397/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação asfáltica da estrada rural da Linha Guaíra, numa extensão aproximada de cinco quilômetros.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, a iniciar os trâmites internos que permitam a execução de mais uma obra de pavimentação no interior de Marechal Cândido Rondon.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade pavimente com asfalto a estrada rural da Linha Guaíra, numa extensão aproximada de cinco quilômetros.

O objetivo é garantir ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, já que os produtores rurais acima citados e os que residem nas proximidades carecem de uma boa estrada para recebimento diário de insumos e escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 398/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, incluir no projeto de reforma do Lago Municipal, um parque infantil de considerável tamanho, nos moldes dos encontrados nas praças 31 de Outubro e da praça Dealmo Poersch, considerando o grande números de frequentadores do local.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta sugestão.

Devido à necessidade de disponibilizarmos áreas de lazer e recreação para as crianças rondonenses, assim como o desgaste da infraestrutura atual do Lago Municipal, solicitamos incluir no projeto de reforma, um parque infantil de considerável tamanho, nos moldes dos encontrados nas praças 31 de Outubro e da praça Dealmo Poersch.

Considerando o grande número de frequentadores do local, e ainda, por ser um local estratégico para o incentivo de atividades de lazer, solicitamos a adequação desta infraestrutura, atendendo da melhor forma a população rondonense.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 20 de junho de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 399/2022
Data: 20 de junho de 2022

Ementa: reintera a Indicação nº 269, enviada ao Executivo Municipal no ano de 2021, sugerindo a implantação de Ecopontos para recolha de materiais reciclados nos distritos de Marechal Cândido Rondon, contribuindo para coleta seletiva por parte dos agricultores e da população do perímetro urbano distrital.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente indicação ao Prefeito, apresentando o pedido deste Vereador que abaixo subscreve, para que seja autorizado o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a implantar Ecopontos para recolha de materiais reciclados nos distritos de Marechal Cândido Rondon.

A população residente na zona rural de Marechal Cândido Rondon realiza a compostagem de resíduos orgânicos de seu lixo doméstico, porém, encontram dificuldades para destinação adequada dos materiais recicláveis. A ideia é contribuir para coleta seletiva por parte dos agricultores que residem no entorno dos distritos, assim como a população do perímetro urbano distrital.

Desta forma, indicamos ao Executivo Municipal, a implantação de Ecopontos em cada um dos distritos, de maneira a viabilizar a recolha adequada destes materiais, como ação de preservação ao meio ambiente, permitindo o reuso destes materiais e contribuindo com a sustentabilidade.

Diante do exposto, considerando as diversas solicitações de munícipes e nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a importância deste pedido, ficamos no aguardo do pronto atendimento desta indicação.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 20 de junho de 2022

RAFAEL HEINRICH
Vereador