INDICAÇÕES APROVADAS NA 21ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 27/06/2022

por Cristiano Marlon Viteck publicado 28/06/2022 08h50, última modificação 28/06/2022 08h52

 

INDICAÇÃO Nº 388/2022
Data: 15 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, em especial das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, inicie os trâmites internos que permitam a aquisição e instalação de três novos semáforos, substituindo os antigos e defasados equipamentos existentes nas esquinas da Avenida Maripá com a Rua Ceará e 9 de Agosto, assim como da Avenida Irio Jacob Welp com a Rua Pernambuco, buscando assim melhorar a fluidez e ao mesmo tempo proporcionar maior segurança aos condutores, ciclistas e pedestres.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através dos setores competentes, em especial das Secretarias de Planejamento e Mobilidade, inicie os trâmites internos que permitam a aquisição e instalação de três novos semáforos na zona urbana da cidade rondonense.

O objetivo é substituir os antigos e defasados equipamentos instalados nas esquinas da Avenida Maripá com a Rua Ceará e 9 de Agosto, assim como da Avenida Irio Jacob Welp com a Rua Pernambuco, por novos semáforos de quatro tempos, buscando melhorar a fluidez no trânsito e proporcionar maior segurança para os condutores de veículos, ciclistas e pedestres nestes locais.

É preciso frisar, ainda, que a substituição é necessária em razão dos atuais equipamentos estarem defasados e apresentarem constantes problemas, inclusive ficando fora de operação em momentos críticos, de maior circulação de veículos e pessoas, o que inevitavelmente amplia os riscos de acidentes.

Desta forma, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto deferimento desta Indicação, o que permitirá a instalação de novos semáforos de quatro tempos nos locais acima citados, resolvendo este problema em sua integralidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 15 de junho de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 400/2022
Data: 22 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, realize a substituição da lombada existente em frente ao Hospital Rondon, por uma travessia elevada, devido ao grande fluxo de pedestres, proporcionando maior segurança e maior atenção dos motoristas que trafegam neste local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, através do setor competente, realize a substituição da lombada existente em frente ao Hospital Rondon, por uma travessia elevada, devido ao grande fluxo de pedestres, proporcionando maior segurança e maior atenção dos motoristas que trafegam neste local.

Aqueles que transitam todos os dias pela Rua Cabral e passam em frente ao Hospital Rondon, sabem que em vários momentos os motoristas reduzem a velocidade, porém não param totalmente para que os pedestres atravessem neste local.

Com a substituição da lombada por uma travessia elevada, esta possibilitará acesso com maior segurança aos pedestres e possíveis pessoas enfermas que buscam um acesso rápido e seguro ao hospital.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará aqueles que necessitam frequentar este hospital.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 22 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 401/2022
Data: 22 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da secretaria de Mobilidade, realize a pintura da sinalização horizontal com texto “CUIDADO ESCOLA” na Avenida Rio Grande do Sul, nas proximidades da Escola Municipal 25 de Março, em ambos os sentidos da via, pois nos horários de entrada e saídas de alunos o fluxo de pessoas é intenso neste local, e com esta sinalização gerará maior atenção dos motoristas.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, através da Secretaria de Mobilidade, realize a pintura da sinalização horizontal com texto “CUIDADO ESCOLA” nas proximidades da Escola Municipal 25 de Março, Vila Gaúcha, em ambos os sentidos da via, pois nos horários de entrada e saídas de alunos o fluxo de pessoas é intenso neste local, e com esta sinalização gerará maior atenção dos motoristas.

Esta reivindicação é feita por pais de alunos deste educandário, pois os mesmos têm grande preocupação com a quantidade de pessoas que transitam neste local nos horários de entrada de saída de alunos, e mesmo sendo uma travessia elevada, ainda há a necessidade de maior sinalização para que os motoristas reduzam a velocidade.

Em anexo apresento algumas sugestões para a vossa avaliação.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a toda comunidade deste educandário.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 22 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 402/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da secretaria de Esporte e Lazer, realize a imediata instalação de placas “PROIBIDO FUMAR” em todos os ginásios de esportes, pista de bicicross, ou qualquer local esportivo de nosso município que não contam com a devida sinalização.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realize a imediata instalação de placas “PROIBIDO FUMAR” em todos os ginásios de esportes, pista de bicicross, ou qualquer local esportivo de nosso município que não contam com a devida sinalização.

Ao acompanhar algumas atividades esportivas em nossa cidade, este vereador percebeu a falta deste tipo de sinalização que infringe a Lei Estadual 16.239/2009, ao qual é proibido fumar em ambientes de uso coletivo, total ou parcialmente fechados, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, que produza fumaça e o uso de cigarro eletrônicos.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará ao público que se faz presente nestes ambientes esportivos, além de sensibilizar através do esporte uma maior qualidade da saúde física.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

DORIVALDO KIST (NECO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 403/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da secretaria de Esporte e Lazer, realize uma nova e mais duradoura pintura na quadra do Ginásio de Esportes do CAF, além de proteções com telas nas laterais para evitar a entrada de pássaros, também reitera as sugestões da Indicação nº 229/2022.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realize uma nova e mais duradoura pintura na quadra do Ginásio de Esportes do CAF, além de proteções com telas nas laterais para evitar a entrada de pássaros, também reitera as sugestões da indicação 229/2022.

Reconhecendo que o basquetebol especialmente através da associação Crescendo com o Basquete, tem realizado um trabalho de destaque em nosso município e para o nosso município, ao acompanhar algumas das suas últimas competições neste local, pude perceber que algumas melhorias precisam ser realizadas para proporcionar ainda mais qualidade aos alunos, atletas e até mesmo para a equipe técnica que desempenha suas atividades neste local.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a toda comunidade esportiva do basquetebol ligadas a este belíssimo projeto de nossa cidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 404/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que realize estudos e implemente medidas urgentes visando promover melhorias que garantam mais segurança no trevo do Anel Viário (Contorno Sul) que dá acesso à Rodovia Antônio Krenchinski, ligando a sede municipal ao Distrito de Margarida.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, realize estudos e implemente medidas urgentes visando promover melhorias que garantam mais segurança no trevo do Anel Viário (Contorno Sul) que dá acesso à Rodovia Antônio Krenchinski, ligando a sede municipal ao Distrito de Margarida.

A presente sugestão se faz necessária tendo em vista o manifesto perigo que o local proporciona, sendo bastante frequente a ocorrência de graves acidentes no referido trevo, a exemplo daquele ocorrido na última semana, onde um bebê foi ejetado do veículo. Assim, não restam dúvidas de que medidas são necessárias para diminuir a periculosidade do local. Muito embora algumas já tenham sido tomadas, com melhorias na sinalização, resta evidenciado que medidas mais enérgicas são imprescindíveis e, por tal motivo, através da presente solicitação indica-se ao Poder Executivo que realize estudos técnicos visando obter uma solução para melhorar o tráfego naquela localidade, reduzindo a velocidade dos veículos que trafegam pelo Anel Viário e melhorando a sinalização do cruzamento existente.

Apenas a título de exemplo – visto que tais medidas dependem de estudo técnico aprofundado por profissionais da área – a instalação de redutores de velocidade ou, preferencialmente, de radares eletrônicos, poderia importar em uma solução eficiente para atingir o objetivo almejado. Ou, num cenário ainda mais ideal, a construção de um viaduto tornaria o local seguro e livre de acidentes como aqueles que já verificamos ocorrer.

Pelo exposto, independentemente da solução a ser adotada, dúvidas não restam de que providências precisam ser tomadas, servindo esta Indicação como meio de sugerir ao Poder Executivo que busque implementá-las com urgência, evitando assim que novos acidentes ocorram no local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 405/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, que faça a readequação, cascalhamento e compactação da estrada que liga a Linha Marrecos até a localidade da Linha Vorá, no trecho que ainda não recebeu a melhoria com aproximadamente dois quilômetros, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, sugerindo que seja autorizada a readequação, com posterior cascalhamento e compactação da estrada rural que liga a Linha Marrecos até a localidade da Linha Vorá, no trecho que ainda não recebeu a melhoria, conforme mapa em anexo.

A extensão mencionada faz a ligação entre as localidades de Marrecos e Vorá e possui muitos produtores, sendo um caminho para escoamento da produção agropecuária entre duas importantes regiões, com aproximadamente dois quilômetros de extenção.

E na opinião deste Vereador, referida estrada rural necessita de uma adequação geral, pois está há muito tempo sem manutenção, precisando inclusive de uma mudança no traçado para melhorar a trafegabilidade.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 406/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, execute melhorias com uma operação emergencial “tapa buracos” em alguns pontos das rodovias municipais Antônio Krenchinski e Germino Bresolin, até que possa ser feito o recape asfáltico profundo, considerando que estamos no início da safrinha e o risco de acidentes nas rodovias mencionadas é bastante grande.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, em especial a Secretaria de Infraestrutura, sugerindo que a mesma execute melhorias com uma operação emergencial “tapa buracos” em alguns pontos das rodovias municipais Antônio Krenchinski (sede até os distritos de Margarida e São Roque) e Germino Bresolin (Margarida até divisa com o município de Pato Bragado), até que possa ser feito o recape asfáltico profundo. A medida é necessária, considerando que estamos no início da colheita do milho safrinha, sendo que o risco de acidentes nas rodovias mencionadas é bastante grande.

Cumpre ressaltar que referidas rodovias municipais, em alguns casos, por serem obras antigas, não possuem uma estrutura de base condizente com o atual fluxo e peso dos veículos, motivo pelo qual em alguns pontos ocorrem afundamentos da pista, necessitando com urgência de um paliativo por conta da safrinha que está iniciando.

Para ilustrar o problema, seguem em anexo algumas que demonstram a necessidade de intervenção do poder público local.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 407/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Planejamento e de Esporte e Lazer, inicie os trâmites internos visando a instalação de uma academia ao ar livre e de um parquinho infantil no Bairro Jardim Marechal, podendo para isso utilizar um terreno pertencente à Municipalidade e que fica localizado na esquina da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres) com a Rua da Consolação.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Planejamento e de Esporte e Lazer, inicie os trâmites internos visando a instalação de dois importantes equipamentos públicos no Bairro Marechal.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade instale uma academia ao ar livre e de um parquinho infantil no referido Bairro, podendo para isso utilizar um terreno público que fica localizado na esquina da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres) com a Rua da Consolação.

Tanto a academia ao ar livre quanto o parquinho infantil devem garantir melhor qualidade de vida para centenas de munícipes rondonenses que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação, o que muito alegrará a comunidade que reside naquela região da cidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 408/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, preencha com terra e faça na sequência o ajardinamento do canteiro central da Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres), especificamente na extensão compreendida entre as ruas Graça e da Glória, no Bairro Jardim Marechal.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade execute uma importante melhoria na Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres).

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade preencha com terra e faça na sequência o ajardinamento do canteiro central existente na referida avenida, em especial na extensão compreendida entre as ruas Garcia e da Glória, no Bairro Jardim Marechal.

A ideia é concluir este trabalho com brevidade para oferecer um melhor embelezamento do local, revertendo em maior qualidade de vida para dezenas de munícipes que residem nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação, permitindo que referida iniciativa seja executada já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 409/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, viabilize a instalação de ao menos mais duas lixeiras na Rua Tiradentes, sendo uma em cada lado da via na extensão compreendida entre as ruas Santa Catarina e Paraná, anexo aos números 660 e 645.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente desta Municipalidade viabilize a instalação de ao menos mais duas lixeiras na Rua Tiradentes.

Considerando a grande circulação de pedestres que todos os dias passam pela referida via pública, este Vereador sugere que a Municipalidade instale mais lixeiras na extensão compreendia entre as ruas Santa Catarina e Paraná, anexo aos números 660 e 645.

O objetivo é disponibilizar mais um local para depósito de lixo, colaborando diretamente para manter a cidade limpa, ainda mais na região central, onde há grande circulação diária de pessoas.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento da presente Indicação, permitindo que referida iniciativa seja executada já nos próximos dias.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 410/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com patrolamento e colocação de solo-brita ou cascalho na estrada rural da Linha 3 Voltas, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma melhoria envolvendo a conservação de estrada no interior de Marechal Cândido Rondon.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade efetue o patrolamento, com posterior colocação de solo-brita ou cascalho na estrada da Linha 3 Voltas, numa extensão aproximada de 2,4 quilômetros, conforme mapa em anexo.

O objetivo é garantir ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, até porque os produtores rurais que residem nas proximidades carecem de uma boa estrada tanto para o recebimento diário de insumos quanto para o escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 411/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, execute uma simples, mas ao mesmo tempo importante melhoria no final da Rua Aratiba, no Bairro Barcelona, especificamente no ponto de acesso para a Linha Esquina Guaíra, já que a falta de drenagem e o acúmulo de águas pluviais tem gerado inúmeros transtornos aos munícipes que residem nas proximidades.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a executar uma simples, mas ao tempo importante melhoria no final da Rua Aratiba, no ponto que dá acesso para a Linha Esquina Guaíra, no Bairro Barcelona.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a falta de drenagem e o acúmulo de águas pluviais tem gerado inúmeros transtornos, especialmente aos munícipes que residem nas proximidades.

O ideal seria elevar um pouco o nível da via, o que por si só facilitaria o escoamento das águas pluviais, já que naquele ponto não há galerias de águas pluviais, e nem pavimento (asfáltico ou poliédrico).

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 412/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realize melhorias com patrolamento e colocação de solo-brita ou cascalho em aproximadamente 100 metros da estrada rural da Linha Concórdia, em especial nas proximidades da propriedade do agricultor Narciso Zimmermann.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar mais uma melhoria envolvendo a conservação de estrada no interior de Marechal Cândido Rondon.

Neste momento, e visando atender ao anseio de alguns produtores rurais, este Vereador apresenta o pedido para que a Municipalidade efetue o patrolamento, com posterior colocação de solo-brita ou cascalho na estrada rural da Linha Concórdia, em especial numa extensão de aproximadamente 100 metros localizada nas proximidades da propriedade do agricultor Narciso Zimmermann.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação é precária e vem gerando transtornos para todos aqueles que passam pelo referido ponto do interior rondonense.

E o objetivo é garantir ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, até porque os produtores rurais que residem nas proximidades carecem de uma boa estrada tanto para o recebimento diário de insumos quanto para o escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento desta Indicação por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 413/2022
Data: 24 de junho de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a necessidade de manutenção em três galerias pluviais do Bairro Jardim Ecológico, mais precisamente na Rua Graciliano Ramos (entre as ruas Rio de Janeiro e Espirito Santo), e nas ruas Espirito Santo e Rio de Janeiro estando uma obstruída, uma com a tampa quebrada e outra necessitando grande de proteção, devido risco de acidentes com crianças.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento desta sugestão.

A presente matéria trata da realização de manutenção em três galerias pluviais no Bairro Jardim Ecológico, mais precisamente na Rua Graciliano Ramos (entre as ruas Rio de Janeiro e Espirito Santo), e nas ruas Espirito Santo e Rio de Janeiro, estando uma obstruída, uma com a tampa quebrada e outra necessitando grande de proteção. A intervenção é necessária devido ao risco de acidentes com crianças, conforme fotos em anexo.

Cumpre ressaltar que esta Indicação considera o anseio da comunidade e os riscos associados, evitando alagamentos e acidentes com perdas físicas, materiais e de saúde.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população Rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 24 de junho de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 414/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que providencie o recape asfáltico da Rua Olindo Artmann, no bairro São Lucas, em razão da precariedade do pavimento encontrado atualmente no local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie o recape asfáltico da Rua Olindo Artmann, no bairro São Lucas, em razão da precariedade do asfalto no local.

A presente sugestão se faz necessária tendo em vista que a mencionada rua se encontra bastante deteriorada, muito embora seja uma importante via pública residencial e comercial do bairro em questão, onde habitam dezenas de famílias, o que tem causado prejuízos para condutores de veículos e motocicletas e, especialmente, para ciclistas, já havendo até mesmo notícias de acidentes e quedas de ciclistas e motociclistas em razão dos desníveis, desgastes e buracos, que comprometem o pavimento regular e acumulam pedras soltas, trazendo perigos para quem por lá trafega.

Desta feita, indica-se o atendimento do presente pedido, o que trará benefícios para os cidadãos rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 415/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que implemente melhorias na estrada rural que liga Novo Três Passos à Planalto do Oeste, na Linha Bandeirantes, nas proximidades da PCH Moinho (Cercar), em razão das condições precárias da via, que dificultam a movimentação de moradores e produtores no local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, implemente melhorias na estrada rural que liga Novo Três Passos à Planalto do Oeste, na Linha Bandeirantes, nas proximidades da PCH Moinho (Cercar).

A presente sugestão se faz necessária tendo em vista a situação bastante precária do local. Além das irregularidades no próprio pavimento da estrada em geral, que demandaria a implementação de melhorias mais amplas e eficientes – como, por exemplo, a pavimentação poliédrica de todo o trajeto –, nas proximidades da mencionada central hidrelétrica existe atualmente uma valeta de considerável tamanho que tem trazido prejuízos para os moradores e produtores da região, que encontram dificuldade no trânsito, a qual merece ser reparada com urgência.

Pelo exposto, indica-se ao Executivo Municipal que, com brevidade, implemente melhorias na referida estrada, visando corrigir o pavimento de forma a permitir um tráfego seguro e confortável. Ao mesmo tempo, sugere-se que, a longo prazo, sejam realizados estudos e viabilizados recursos para a integral pavimentação da mesma, o que muito contribuirá com o desenvolvimento do nosso Município.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 416/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, que providencie com brevidade a aquisição e entrega dos cadernos de planejamento de aulas para os professores da rede municipal.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Educação, providencie com brevidade a aquisição e entrega dos cadernos de planejamento de aulas para os professores da rede municipal.

Referida sugestão vem de encontro ao pedido de educadores dos educandários públicos de Marechal Cândido Rondon, os quais reclamam da ausência de entrega aos mesmos, até a presente data, dos cadernos prometidos pela administração visando permitir o planejamento das aulas.

Destaca-se que tal item é demasiadamente importante para os professores, que conseguem melhor planejar seu calendário letivo e organizar os temas a serem abordados em cada aula. Com sua ausência, muitos professores estão buscando alternativas para isso, não sendo o meio mais adequado, haja vista que existente uma ferramenta para auxiliá-los, a qual, conforme dito, foi prometida aos nossos educadores e até o momento não entregue.

Desta forma, indica-se ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, o atendimento deste pedido, que muito contribuirá para o trabalho dos nossos professores e, consequentemente, para a educação das nossas crianças.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2022.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 417/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a manutenção de lâmpadas queimadas na pista de caminhada do Parque Ecológico Rodolfo Rieger (lago municipal).

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para a manutenção de lâmpadas queimadas na pista de caminhada do Parque Ecológico Rodolfo Rieger (lago municipal).

Apresentamos esta Indicação atendendo ao pedido de frequentadores do Parque Ecológico Rodolfo Rieger, que o utilizam para prática regular de atividade física e estão sentido a falta da iluminação em alguns pontos do lago municipal.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 27 de junho de 2022

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 418/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize uma operação “tapa-buracos” na Rua 31 de Março, melhorando emergencialmente as condições de trafegabilidade até que seja executado o recape asfáltico.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão destes Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento deste pedido.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação do pavimento asfáltico na Rua 31 de Março é bastante precário na região central da cidade rondonense, causando transtornos tanto aos munícipes que residem nas proximidades quanto para todos aqueles que trafegam pela via pública.

Desta forma, até que seja executado o recape asfáltico, é apresentado o pedido para que a Municipalidade realize uma operação “tapa-buracos”, corrigindo assim as imperfeições e melhorando, consequentemente, as condições de trafegabilidade.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, estes Vereadores aguardam deferimento.

ESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2021.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 419/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal, a realização de roçada no passeio público do terreno localizado na esquina das ruas Marechal Deodoro com Paraná, em frente à Igreja Cristã Maranata.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para a realização de roçada no passeio público do terreno localizado na esquina das ruas Marechal Deodoro com Paraná, em frente à Igreja Cristã Maranata.

Apresentamos esta Indicação atendendo a pedidos dos moradores do entorno, que se dizem insatisfeitos com a condição do local, inclusive apresentando dificuldades com relação a visibilidade do trânsito, sendo necessário invadir a preferencial para conseguir enxergar o trânsito nesta esquina.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 27 de junho de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 420/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize uma operação “tapa-buracos” na Rua São Luiz, mais precisamente na esquina com Rua Mem de Sá, no Bairro Recanto Feliz.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão destes Vereadores que abaixo subscrevem para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento deste pedido.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação do pavimento asfáltico na Rua São Luiz, mais precisamente na esquina com a Rua Mem de Sá, no Bairro Recanto Feliz, encontra-se em precário estado de conservação, causando transtornos tanto aos munícipes que residem nas proximidades quanto para todos aqueles que trafegam pela via pública.

Desta forma, até que seja executado o recape asfáltico, é apresentado o pedido para que a Municipalidade realize uma operação “tapa-buracos”, corrigindo assim as imperfeições e melhorando, consequentemente, as condições de trafegabilidade.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, estes Vereadores aguardam deferimento.

ESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2021.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

CARLINHOS SILVA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 421/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam um completo recape asfáltico nas vias públicas do Loteamento Jussara.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente, em especial a Secretaria de Planejamento, a elaborar projeto e liberar recursos que permitam a realização de um completo recapeamento asfáltico nas vias públicas do Loteamento Jussara.

Na opinião deste Vereador, a medida é necessária tanto para corrigir imperfeições quanto para evitar o deterioramento, o que encareceria ainda mais os custos desta melhoria.

Desta forma, é preciso que o poder público local tome as providências devidas visando corrigir as imperfeições com um completo recapeamento asfáltico nas vias públicas do Loteamento Jussara.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

ESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2021.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 422/2022
Data: 27 de junho de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação asfáltica num trecho de aproximadamente 20 metros na Rua Rio Branco, no Bairro Jardim Primavera.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a realizar os trabalhos necessários para o atendimento deste pedido.

Conforme revela a foto em anexo, é necessária a intervenção do poder público local no sentido de pavimentar um trecho de aproximadamente 20 metros da Rua Rio Branco, no Bairro Jardim Primavera.

Cumpre ressaltar que a falta de pavimento tem gerado inúmeros transtornos tanto para aqueles que residem na referida via pública quanto demais veículos que trafegam por aquele local da cidade rondonense.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

ESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 27 de junho de 2021.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador